Linux Foundation lança programa para facilitar o cumprimento corporativo das licenças livres
Empresas distribuindo software livre sem cumprir seus termos de licenciamento tem se tornado uma ocorrência mais comum. Enquanto algumas iniciativas surgem para buscar obrigar as infratoras ao cumprimento (ou penalizá-las quando isso não ocorre), a Linux Foundation resolveu trilhar outro caminho, e anunciou o Open Compliance Program, uma forma de facilitar e incentivar que as empresas que distribuem (muitas vezes como parte dos equipamentos que vendem) softwares saibam identificar a presença de softwares livres e compreendam o que é necessário fazer para cumprir os termos de licenciamento deles.
Atuando simultaneamente no âmbito das ferramentas, da capacitação e dos meios de avaliação, o novo programa busca inclusive a criação de um formato padronizado para o registro de informações de licenciamento, na intenção de dar aos distribuidores melhores condições de identificar os requisitos que precisam cumprir.
A iniciativa teve o apoio do SFLC, OSI, gpl-violations.org, fundação codeplex, e de empresas como Black Duck, Palamida, Open Logic, Adobe, AMD, ARM, Cisco, Google, HP, IBM, Intel, Motorola, NEC, Nokia, Novell, Samsung e Sony. (via h-online.com)