LiMobile: desenvolvimento de aplicativos para o iPhone no Linux (sem Xcode nem Mac OS X)
Enviado por Alessandro de Oliveira Faria (CABELO) (alessandrofariaΘnetitec·com·br):
Acredito ser a primeira imagem (appliance) GNU/Linux baseada no openSUSE criada com o SuseStudio desenvolvida exclusivamente para proporcionar liberdade de desenvolvimento de aplicativos para os dispositivos da Apple (IPhone, iPad desbloqueados) sem a necessidade de obter um Macbook, Mac OS X e Xcode. Agradecimento especial ao Erisvaldo Gadelha Saraiva Júnior por encurtar o meu aprendizado. Mais informações sobre o LiMobile aqui.
O LiMobile disponibiliza imagens KVM, Virtual Box, VMWare, Live CD, USB e outros. Mas se você preferir instalar todo o ambiente de desenvolvimento na sua distribuição favorita, basta acessar o artigo publicado no Viva O Linux onde menciono as dependências e todos os passos necessarios para obter o ambiente sem mistério. Embora só montei o lego, acredito que este projeto ajude muito desenvolvedor que não tem recurso financeiro para comprar um MacBook a desenvolver software para o seu iPhone.” [referência: vivaolinux.com.br]
Excelente iniciativa.
Ótimo pra quem quer criar aplicações para uso próprio (não dá pra ganhar dinheiro até onde eu sei, benditas restrições da loja de aplicativos, mas pra quem gosta de se “divertir” uma ótima noticia)
Ótima alternativa, ainda mais no meu OpenSUSE….obrigado.
Mac é para ricos e preguiçosos(sem ofensas), compra esse ano e ano que vem não roda jogos,programas expensivos e novas versoes do Leopard decentemente, Mac, PC estão nesse ambiente!
Prefiro comprar um PC customizavel medio/barato e ano que vem somente trocar algumas peças que se tornaram compatíveis com o Kernel!!
Sensacional !!!
Cabelo como sempre mandando muito bem!
Só uma dica, para facilitar poderia usar então o BuildService para criar um pacote que instale os pacotes/configs necessarias em um openSUSE tradicional.
O Security summary do SUSE Studio reporta que você fez o upload de executaveis, poderia envia-los para o BuildService (o seu mesmo) e adiciona-lo como repositório do LiMobile, assim facilita sua vida na hora de atualizar a distro, e ainda possibilita instalar o serviço via 1-click-install.
Bixo, eu não sei o que se passa na cabeça desse tipo de cara. O cara não tem um cérebro, tem um megacomputador trabalhando em sintonia alienígena.
Putz, como ele consegue descobrir uns trens desses. Eu seria capaz de passar toda a minha vida tentando e não conseguindo.
Quando ele morrer, o cérebro dele tem que ser guardado como patrimônio da humanidade.
Muito bom. Muito bom mesmo.
Fantástica iniciativa, realmente um projeto de grande valor !
Wallacy
Boa… Já esta em andamento um rpm como você mencionou…
Quero aproveitar e mencionar neste post para enviarem críticas e sugestoes no e-mail cabelo@opensuse.org
Cabelo, mais uma vez, obrigado por compartilhar suas aventuras conosco :-)
Só para complementar, essas ferramentas não são só para uso pessoal, não. É possível desenvolver e vender aplicativos que não usam o XCode na Apple Store também.