Lifehacker: O que há de novo no Firefox 4 beta
Texto do Lifehacker traduzido pelo Gizmodo Brasil. A lista de novidades ilustradas é grande, então reproduzi só 3 delas, e recomendo que você visite o link ao final para saber o restante:
A Mozilla lançou o primeiro beta do Firefox 4, com um novo visual, novas funções, e suporte a mais especificações HTML5. Este é um pequeno tour via screenshots pra mostrar como ele está agora.
As grandes mudanças vêm na forma de melhoras na interface e suporte atualizado a funções HTML5. Nesta versão, o novo design do Firefox está completo apenas no Windows, então quem usa Mac e Linux vai ter que esperar um pouco. Os destaques das notas de versão com imagens estão a seguir, com nossas notas em itálico:
O que há de novo no Firefox 4 beta | Gizmodo Brasil (http://www.gizmodo.com.br/conteudo/lifehacker o que ha de novo no firefox 4 beta) ” src=”http://img.efetividade.net/img/xtra/tabs-on-top_0.jpg”] - As abas agora estão no topo por padrão apenas no Windows – o OS X e Linux vão mudar quando o tema for modificado para suportar a mudança. (…)
- A barra de favoritos foi substituída por um botão de favoritos por padrão (você pode mudar de volta se quiser). (…)
- – Suporte nativo ao formato de vídeo para HTML5 e em alta definição WebM. (…) (via gizmodo.com.br)
Como sempre, quem tem Linux, que espere até chegar todos os recursos, e olha que a maioria das distros o usa como padrão. Go chrome, Go!
Tails, pior que é verdade. O Windows é o principal alvo do pessoal da mozilla. Não os culpo. A maioria esmagadora dos downloads do firefox são para Windows.
Em segundo lugar vem o Mac, já que é o navegador que a maioria dos desenvolvedores do FF usam.
Em último lugar vem o Linux, que a mozilla desenvolve só pra não falar que é má.
A maioria dos novos recursos, como renderização por aceleração gráfica sairá primeiro no Windows, via Direct2D.
Tá mais bonito e funcional, mas será que está mais rápido?
Eu não gosto da interface do chrome.
Mas é mais rapido para navegar que os outros.
A impressão que tenho é que o FF4 esta ainda mais rapido.
Muito mais rapido.
Estou utilizando o FF4 no trabalho (Windows) e a impressão é que realmente está mais rápido, mas ainda não está separando as abas em processos dedicados. Ou seja, ainda estão ocorrendo aqueles travamentos do navegador inteiro por causa de uma aba.
@Tails Miles, você falando assim nem parece que o Google desenvolveu o Chrome no Windows durante mais de 2 anos até *começar* a portá-lo para Linux. ;)
@tenchi O Firefox no Mac é muito mais lento que no Linux, tanto pra iniciar como na abertura de páginas.
Acho que essas releases constantes talvez sejam uma estratégia pois o internet explorer com suas novas features e aceleração de directx podem puxar mais a sardinha para o IE.Já que as pessoas se importam demais com o desempenho das páginas.O chrome tem lançado várias versões rapidamente também.
@Tenchi, talvez não seja a maneira correta de dizer, melhor dizer que existem mais usuários Windows do Firefox.
Do jeito que vc disse não seria correto pois, na maioria das distros que conheço, o Firefox já instalado por default, ou no mínimo está nos repositórios oficiais.
Ou seja, o download a partir do site da Mozilla não é um bom parâmetro para avaliar as instalações de Firefox sob o controle de SOs GNU/Linux.
Para contrabalançar, aqui na minha empresa (uma grande empresa) o FF é padrão no Windows e foi instalado nas máquinas pelo método local de distribuir software nas máquinas.
Tomara q melhorem mta coisa no FF, pois está precisando.
Uso no MacOsX.
Rápido.
Bom.
Mas não tem suporte a flash.
Isso é irritante.
Navegadores serão rápidos, quando deixarem de criar sites cheios de flash, .net java e outras frescuras que só entopem a memória da máquina e consomem processamento desnecessário.
@Tabela2, mesmo descontando as distribuições pré instaladas, ainda assim é gritante a diferença de usuários. Veja o NetApplications, onde o Linux tem 1% e desses ainda dá pra tirar alguns que usam outros navegadores.
Faltou dizer que o FF4 terá versão 64 bits para Windows.
Tenchi, Marcos Alexandre,
é verdade, mas tb o Firefox é muito mais importante pros usuários Linux que os do Windows, e isso é algo que eles não levam em conta, pelo visto.
até ontem, no Linux dependíamos 100% do Firefox. Hoje há escolha.
firefox anda lento, o chrome é do google que pretende dominar o mundo. o opera é bão.
@alberto
Eles podem até ter levado 2 anos para começar a distribuir o Chromium no Linux, mas em menos de 1 ano eles já conseguiram deixar o Chromium com a mesma versão que o Chrome.
Adoraria que dois recursos da interface “minimalista” do Chrome pudessem ser incluídos no Firefox 4.
Vejo que só vou conseguir na base na pressão com a comunidade…
1- Fundir Barra de abas com a barra de título quando maximiza.
http://getsatisfaction.com/mozilla/topics/to_fuse_the_tab_bar_with_the_title_bar_header_when_maximizing_like_google_chrome_does
2- Barra de status encurtada, que nem no Chrome (se não tem dado em movimento, não tem porque aparecer a barra certo…)
http://getsatisfaction.com/mozilla/topics/simple_status_bar_with_only_words_like_google_chrome_does
Pessoal, os links que coloquei, referem-se ao site de sugestões da mozilla.
Favor marquem “I Like this idea!”