Lifehacker: “Como e por que o Chrome está superando o Firefox entre usuários experientes”
Gosto de ambos os browsers e, embora por aqui eu não disponha de estatísticas de preferência, as estatísticas de acesso continuam favorecendo o Firefox, com 52,66% dos acessos. Mas o Chrome já ocupa o segundo lugar, com 21,28%.
Segue trecho da tradução do artigo do Lifehacker publicada pelo Gizmodo:
O Firefox tem sido há muito tempo o navegador preferido pelos usuários experientes, por seu conjunto impressionante de funções, extensibilidade e abertura. Mas o Chrome – navegador ágil, leve, também extensível e aberto – conquistou a base de usuários central do Firefox.
Eis o porquê:Na segunda-feira, o Lifehacker pediu a seus leitores que votassem em seu navegador preferido, e os resultados foram surpreendentes. Nós esperávamos ver um salto na utilização do Chrome desde a última enquete (onde o Firefox estava em 57% e o Chrome, em 21%), mas não esperávamos ver o Chrome ultrapassar o Firefox em preferência em quase 10 pontos percentuais.
Mais especificamente, das 40.000 respostas, 42% dizem preferir o Chrome; 33% escolhem o Firefox. (via gizmodo.com.br)
Eu resisto, firme e forte, no Firefox. Até gosto do Chrome, mas ainda prefiro o FF.
A única coisa bem boa do Chrome, [na minha opinião, que fique claro] é o tempo minúsculo de inicialização, mesmo numa “partida à frio”.
Como eu fico com o browser aberto o dia todo, não faz a menor diferença para mim.
No dia em que eu passar a enxergar mais benefícios, quem sabe eu migre. Com muita dor no coração, com certeza.
Embora o Chrome seja mais rápido que o firefox e nunca dê umas “travadas”, ele perde feio para o firefox em relação às abas. No meu caso em que navego com pelo menos umas 8 a 10 abas abertas além de usar as abas como bookmark, o firefox e o seu gerenciador de abas me impedem de migrar de browsers, porque já perdi sessão de abas com mais de 30 janelas abertas, algumas a mais de 1 semana e mesmo com o gerenciador de sessão do Chrome tiver que procurar no histórico. Além de ter que procurar extensões semelhantes à do firefox, o que dá trabalho.
O ruim do chrome é que a google ja vigia os nossos passos em vários setores, quando usa o chrome então é pedir para ser espionado.
@Ronaldo, use Chromium ora(tá talvez não tenha diferença). Eu estou no Chrome, quando vou programar para Web uso o seamoney, a interface do Chrome embora limpa deixa a dejesar em alguns aspectos quando comparada a do firefox, não há como reabrir abas de formas rápidas, uma lista dos últimos sites acessados? só abrindo o histórico(um numero maior de cliques), deviam se ligar nisso.
Chrome: Velocidade + Otimas Extensões + Atualizações constantes + Google = O Melhor!
O FF3 virou há uns dois anos tão lento quanto o IE, Opera e Safari, deviam tomar tambem o espaço do Firefox e IE, os dois em suas versões atuais dão um banho no Firefox 3!!
Vamos ver o que o FF4 promete!!
Danilo,
O chrome tem essa lista mas ao contrario do Firefox que lista cada uma, o chrome deixa escrito ’9 tab’ no recent closed!!
Eu também uso o seamonkey,para mim faltam coisas pra configuar no chrome fora a seta para baixo na barra de endereços para mostar os endereços visitados uso o chrome para tirar foto de páginas pluguin que não encontrei no seamonkey ou firefox,vjamos se com o tempo o chrome fica mais configurável.
Uso Firefox Ainda não vi nada interessante para mudar de navegador, já testei o chrome voltei para o FF
Continuo sempre com o firefox e ele é muito rápido,desenvolvido por uma comunidade ,não apoia software proprietário e não segue tendencias exclusivamente de uma corporação.
O pessoal gosta de ver muito o aspecto técnico ,recursos e tudo mais ,mas esquece os outros valores também. Como os valores éticos.
Alexandre Bars
Que exagero hein! Acho que está sendo muito relativo.
O único motivo pelo qual estou usando o Chrome: a tela do notebook é pequena e o Firefox ocupa muito espaço.
Eu demorei um pouco para me acostumar com o chrome, mas agora não troco ele por nada, a interface, as extenções e a velocidade são imbatíveis. Pelo que ando vendo nem mesmo o firefox 4 vai superar o chrome.
@Daniel, aqui meu firefox ocupa menos espaço no topo do que o chrome! :-)
É claro que eu fiz algumas “gambis”, como colocar a barra de titulos na lateral da janela, remover aquele monte de barras do firefox, dentre outros.
Só não consegui tirar a barra de rodapé do firefox de maneira usável. O chrome teve uma ótima ideia ao tirar a barra de status lá de baixo.
Ah sim, o chrome não é software livre. O chromium, que faz tudo que o chrome faz, é. Mas o chrome, esse não.
No dia 22 saiu no blog da empresa aqui a notícia sobre a migração em massa do Firefox para o Chromium em todos os desktops nossos:
http://bsrsoft.wordpress.com/2010/09/22/migracao-na-bsrsoft-sai-o-firefox-e-entra-o-chromium/
O Firefox está perdendo espaço, já que não está conseguindo exibir inovação na mesma velocidade do Chromium/Chrome. Fora velocidade, facilidades e em nosso caso, o Firefox passou a ser “menos respeitoso” com o Linux.
Eu tenho o Chromium instalado aqui. Uso de vez em quando, mas não vi nada de mais nele. A única coisa que me chamou a atenção foi o menu que se abre ao clicar com o botão direito do mouse em um link: no Chromium a entrada ‘abrir em nova aba’ aparece antes da entrada ‘abrir em nova janela’, mais prático que no Firefox, que é o inverso.
O Bão mesmo é o IE 4.0. Esse sim!
@tenchi, eu uso a estensão FISSION no FF que coloca a visualização do endereço de links e a barra de progresso na barra de endereços, o que me permite tirar a barra de status.
Com isso e removendo a barra de títulos (extensão Hide Caption Titlebar Plus), mesclando a barra de endereço com a de menus (uso o TinyMenu pra colocar todos em um só) e removendo a barra de pesquisa (pesquisas podem ser feitas direto da barra de endereços, como no Chrome), dá pra economizar um espação e o navegador continua bonito e funcional.
Gosto muito do Chrome, mas tem duas coisas que me fazem muita falta nele, em relação ao Firefox:
1. Um substituto para o Tab mix plus: por padrão, gosto de abrir tudo em outra aba;
2. Falta a opção “abrir” (salvando em uma pasta temporária)além da “salvar” quando clico em um link de anexo;
Falta a opção “abrir” (salvando em uma pasta temporária)além da “salvar” quando clico em um link de anexo; [2]
Única coisa que sinto falta no Chrome.
Sempre usei o FF e foi uma novela me convencer a instalar e testar o Opera.
Chrome? Não dá, a preguiça não me deixa instalar mais um browser.
Eu uso o chrome pq ele é o melhor, as vezes eu uso o firefox pq ele é o segundo melhor. As vezes tenho que usar o IE pra fazer testes de compatibilidde. hahahahahah Quero testar o konqueror com o motor novo. Ah o opera é legal tb :)
Firefox + vimperator, tá demorando pra eu querer trocar por outra coisa
Vocês podem rir de mim, mas ainda uso o LYNX para navegar, às vezes. Nada de Javascript, nada de Flash, nada de supérfluo. Até porque às vezes eu preciso apenas ler textos, e a maioria dos sites por aí são no estilo Google: fundo branco e letras pretas (o que não me agrada muito).
Prefiro o Opera..e Fatfox para o resto.
Opera em terceiro na pesquisa, só completando a informação. Não temos só Firefox e Chrome.
André Luis Pereira
Não é verdade o que o firefox está faltando em inovação .Eles sempre lançam versões rapidamente , com inovações a cada versão.
Se continuarem valorizando os aspectos técnicos acima dos éticos , somente os navegadores proprietários tem a ganhar.
Infelizmente você olha tudo como uma “falha” os navegadores que não tenham o mesmo padrão do chrome .Como que se não tem o padrão Google ,então o navegador é falho e defeituoso.E na verdade é a falta de um recurso superfluo.
É incomparável a capacidade de uma comunidade produzir inovação e de uma corporaçção bilionária . Com certeza a segunda tem mais facilidades de produzir inovação.
E porque tanta procura pela inovação?
O firefox está perdendo espaço porque foi ameaçado com um outro navegador que para desbancar teve que promover argumentos técnicos de superioridade.
Quem está feliz com esta guerra ? O internet explorer e o Opera. Navegadores proprietários e um deles é desgraçado pois não respeita a sociedade.
Eu descartei o Chrome da minha lista por um detalhe. A instalação. Aonde estudo os computadores que usamos são “resetados” toda vez que a maquina reinicia então para instalar o Chrome presciso abrir o IE.
Já o firefox eu sempre deixo o instalador dele numa pasta de arquivos seguros.
Uma coisa que gosto do Chrome é o “modo privativo” que é muito mais fácil de ser ligado e como ele muda a cor e coloca um icone então voce sabe que aquela janela é segura.
Em casa eu não me importo muito uso só o firefox, ele é bom suficiente para mim.
Apenas por curiosidade – dados de um grande site brasileiro (para todos os públicos)
UV 2.347.862 (30 dias)
1. Internet Explorer – 62.98%
2. Firefox – 23.72%
3. Chrome – 11.42%
4. Safari – 1.29%
5. Opera – 0.27%
self_liar, relaxa cara, não existe nenhuma conspiração diabólica, os aliens não virão e você não está na matrix. Não sou contra ética(embora não transcenda tal conceito, como você parece fazer) nem nada, nem contra ideais perfeitos, mas valorize a realidade cara”. até porque para você “mudar o mundo” e fazer valer aquilo que você acha certo é necessário ser moldado um pouco pela realidade e interagir continuamente com ela. Sim, eu sei, o assunto aqui é navegador, mas algumas declarações alienadas me irritam um pouco.
Opss cortou o post ,,
Há um ano, e hoje (mesmo período de 30 dias) – base de 2.300.000 UV
Primeiro valor : 24/08/2009 – 23/09/2009
Segundo valor : 24/08/2010 – 23/09/2010
1. Internet Explorer – 75.43% -> 62.98%
2. Firefox – 20.36% -> 23.72%
3. Chrome – 3.05% -> 11.42%
4. Safari – 0.65% -> 1.29%
5. Opera – 0.31% -> 0.27%
:-)
Flavio Moreira
Sendo o IE9 esta tudo bom(apenas, antes que seja IE6), para mim e desenvolvedore web!!
Alexandre Bars
Continua sendo proprietário e possibilita que a Microsoft domine a web… de novo.
Danilo
Que comentário mais preconceituoso .Nem estou falando destas coisas.VocÊ ainda vai mais longe fazendo piada com todo o assunto.
Essa conversa de realidade já foi repetida algumas vezes .Não sei onde vocês conseguem repetir tanto a mesma coisa .Estamos discutindo os aspectos dos navegadores. E que o firefox tem vantagens de não seguir somente tendencias de uma corporação.
E as pessoas tem que olhar que tendencias seguirão .
@Alexandre Bars
… Já que você perguntou :
Versões do Internet Explorer
24/08/2009 – 23/09/2009
1. 7.0 40.13%
2. 8.030.88%
3. 6.0 28.95%
24/08/2010 – 23/09/2010
1. 8.0 67.98%
2. 7.0 21.60%
3. 6.0 10.36%
4. 9.0 0.04%
(ainda tem gente que usa IE6 :-/ )
certo self, talvez meu comentário tenha sido descabido, repetido e preconceituoso, mas de qualquer forma, não muda o que eu disse( e como você diz, repito)..
@Flavio moreira, é, essa praga(o IE6) é pior que o highlander, não que as outras versões sejam boas, mas o IE8 “dá no couro”(já usei no note de uns amigos), não há razões para seguir usando o IE6, um browser obsoleto, lento, que transgride todos padrões e até a própria microsoft incentiva a atualização, vamos juntar 1 milião de assinaturas e propor uma lei que torna crime o uso do IE6(obvio que estou brincando).
off-topic on
@Danilo, como vc sabe se o alienado não é vc? Que provas vc têm que não estamos numa matrix? E sobre as conspirações, como saber se vc não foi induzido a acreditar que não há nenhuma rolando por aí? Ou simplesmente vc está por fora?!? E nem precisa ser uma conspiração diabólica. :)
E realidade, o que vc entende disso? Eu olho e vejo um monte de coisa sólida aqui na minha frente, mas sei que são um monte de átomos separados e com a maior parte do espaço entre eles… vazia! :) Claramente temos, nesse exemplo, duas realidades, as do que olham e veem sólidos e dos que sabem que não é tão “sólido” assim. Sei que para fins práticos é sólido, mas imagine que existam diversos outros casos onde os que sabem/veem a realidade diferente podem tirar proveito desses conhecimentos para manipular a outra parte que não vê ou duvida que exista(m) outra(s) realidade(s).
Apesar do tema, eu não estou falando só de coisas “etéreas”. Vamos a um caso “concreto”: vc têm uma empresa como a Apple (ou Microsft) vendendo seus iQualquerCoisa (MS qqCoisa) e pessoas que desejam comprar e que não sabem que a situação é como uma teia de aranha e a pessoa é o inseto, onde se for apanhado, ficará com as finanças sendo sugadas e será difícil se desprender da teia. :)
off-topic off
Voltando ao assunto… o bom seria que o IE continuasse caindo, para que a internet ficasse livre da Microsoft e dos seus desmandos, incompatibilidades propositais e inseguranças inerentes. E os outros: que fiquem competindo, mas que sigam o padrão.
Mesmo com suas versões para Linux “nas cochas” em relação a versão para Windows, ainda prefiro o Firefox