Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


LibreOffice divulga os números de sua primeira semana

A Document Foundation divulgou números que detalham sua primeira semana de operação pública.

Alguns destaques: 80.000 downloads da versão beta, 45 espelhos em 25 países, 80 contribuições de código (patches e commits) aceitas. (via osnews.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    revol (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 3:40 pm

    É, desde que vi a notícia passada sobre o LibreOffice aqui, eu estou rondando o site deles, observando o que tem e o que não tem disponível. Comparando essa iniciativa com a do OpenInidiana, por exemplo, eles estão bem ativos. O que eu mais gostei foi a página de coisas a fazer para quem quiser contribuir, bem detalhada, com coisas simples e outras não tão simples.

    Está claro que eles querem limpar o código para prosseguir com a investida, é um bom passo.

    Agora basta ver como as coisas vão prosseguir.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 3:51 pm

    Pois é, com essa notícia e o comentário do Revol, parece que me calaram a boca rapidinho, em relação ao meu comentário da notícia anterior sobre o LibreOffice.

    E que bom que é assim :). Que prospere, uma coisa muito boa seria melhorar, além do código, a documentação para desenvolvedores. Sempre foi uma bagunça no antigo domínio.

    Muita informação desatualizada.

    Condector (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 4:01 pm

    E por incrível que pareça, teste o libreoffice e ele é mais rápido que o OpenOffice, sei lá porque… mas foi muito rápido… até assustei…

    robson (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 4:42 pm

    To testando aqui já.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 4:44 pm

    E por incrível que pareça, teste o libreoffice e ele é mais rápido que o OpenOffice, sei lá porque… mas foi muito rápido… até assustei…

    Isso é um bom sinal. Quem sabe agora, não mais fiquem falando que o BrOffice é pesado (isto se o BrOffice passar a ser baseado no LibreOffice).

    Para mim, o BrOffice.org nunca foi pesado, mesmo no meu antigo PC que tem 6 anos e meio de uso. Creio que o LibreOffice irá voar nos meus dois computadores (o velho e meu notebook), caso um dia eu o instale neles.

    Fernando Guedes (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 5:32 pm

    Pra quem não sabe o projeto BrOffice.org já apóia o Libre Office!

    http://www.broffice.org/the_document_foundation

    robson (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 6:23 pm

    Alguem falou sobre uma previsao para lancarem o broffice baseado no libre?

    Guilherme7tw (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 7:33 pm

    Provavelmente o LibreOffice já vem com o Java desabilitado.

    O salto de perfomance ao desabilitar o Java no OpenOffice já é bem notável.

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 7:44 am

    Já tirando a Java do código do Office já irá melhorar e muito a performance do mesmo. Java é boa para outros coisas que não precise de rapidez no processo.
    Por isso jamais usaria um sistema operacional baseado na Java, neste caso é a C ou a C++ (Ok até a ObjectiveC eu aceito).

    @Covarde Anonimo, o problema do OpenOffice é engenharia, e não a linguagem de programação/plataforma.

    O OpenOffice usa java só para “addons”, filtros de exportação, coisas pra comunicar com banco de dados, etc..

    Mesmo removendo o java ele fica pesadão.

    Ao meu ver o problema do peso OpenOffice é igual à carga tributária brasileira: é um valor realmente alto mas que não é investido de forma correta, e boa parte ninguém sabe para onde vai.

    Uma das propostas “malucas” do LibreOffice é usar alguma toolkit mais moderna para a parte visual, tal como Qt, mas eles temem com isso ficar na mão de uma só corporação (neste caso, Nokia). Creio que há outras opções menos “corporativas”, tais como o Gtk, ou algo mais exótico, como o elementary/efl. Sei lá, não sei como isso se encaixaria no projeto em questão, mas creio que no caso do OO, reinventar toda a camada visual (como já faz atualmente) é um esforço duplicado.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 9:59 am

    “Uma das propostas “malucas” do LibreOffice é usar alguma toolkit mais moderna para a parte visual, tal como Qt, mas eles temem com isso ficar na mão de uma só corporação (neste caso, Nokia).”

    A QT ganhou em liberdade quando adquirida pela Nokia. Além de ter a licença modificada para LGPL, a nokia passou a permitir contribuição direta de desenvolvedores externos. Bem diferente do que a Sun fazia com OpenOffice.

    Adriano ML (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 12:33 pm

    @tenchi
    “mas eles temem com isso ficar na mão de uma só corporação (neste caso, Nokia). Creio que há outras opções menos corporativas”

    Cara, o que a Nokia teria com tudo isso? Como o Weber já apontou, o QT é livre e de desenvolvimento aberto. A nokia não tem poder nenhum sobre o código que você escrever. A unica coisa que pode acontecer é eles se filiarem a Document Foundation, Assim como o Google e outras já fizeram.

    Há, e são essas grandes corporações que financiam muitos projetos de Software livre. Por exemplo, a maioria das pessoas trabalhando no Kernel são remuneradas por elas.

    Evandro Guglielmeli (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 1:01 pm

    @tenchi, eu não aposto na santidade de nenhuma empresa, logo não o faço pela Nokia; mas além do detalhe da licença do Qt, tem o foco da Nokia em hardware. Com o Qt, a Nokia tem um “setor de desenvolvimento” do tamanho do mundo pelo custo de uma “micro empresa”.
    Acho que conheço umas 5 ou 6 pessoas que tem um investimento parecido para trabalhar como autônomo.
    E, para completar, o Qt Creator vai fazer a “equipe” da Nokia aumentar muito.

    pimentel (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 9:09 pm

    Será que a Oracle não irá liberar mesmo o nome “open Office”? Não vai servir pra nada para ela mesmo!!!Será que vai ficar como LibreOffice em definitivo???

    tenchi (usuário não registrado) em 7/10/2010 às 10:19 pm

    Caros, não fui eu que afirmei isso. Foram os próprios desenvolvedores:
    http://www.freedesktop.org/wiki/Software/LibreOffice/CrazyIdeas

    Replace all interface code with an interface using the Qt widgets

    Idea: Rework LibreOffice to use the Qt widgets for its GUI, instead of the current approaches to get native appearance. Would almost certainly involve massive reworking of all the interface code – around 1 million lines. It would also make LibreOffice depend on another huge piece of code owned by a single corporation with (C) assignment: unclear that this is a positive move though the GUI would look better.

    Viram? :-)

Este post é antigo (2010-10-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.