Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Lançado: aBíblia Software 2.1 – A Bíblia Sagrada Open Source

Enviado por Luis Vasquez (luisΘcomunidadeabiblia·net):

“A aBíblia Software 2.1 acaba de ser lançada com melhorias para mais conforto para o usuário. A apresentação dos textos bíblicos foi remodelada para facilitar a leitura. Os resultados das pesquisas agora trazem os termos encontrados com o fundo em cor azul. A própria pesquisa foi melhorada passando é permitir consultas por livros.

A aBíblia Software ganhou o texto bíblico em inglês King James Version, um verdadeiro clássico entre as versões bíblicas. O software também está pronto para receber novos textos bíblicos sem a necessidade de recompilá-lo, agora estamos tentando conseguir novas versões para após disponibilizar ao usuários.

O gerenciador de estudos bíblicos também ganhou atualização e agora é capaz de listar as referências bíblicas contidas nos estudos e exibí-las em um painel lateral onde, ao simples clique sobre uma dessas referências, abre uma caixa de texto lateral com o conteúdo da referência.

Para quem precisa criar esboços bíblicos, sermões e similares, aBíblia Software disponibiliza mais uma facilidade: a possibilidade de anexar o conteúdo de todas as referências bíblicas ao final do estudo bíblico. Dessa forma, ao imprimir o estudo, o usuário terá todo o conteúdo das referências citadas.

Além das novidades implementadas, a aBíblia Software ganha uma wiki [http://wiki.comunidadeabiblia.net/] destinada a documentação do software, que possui informações sobre como instalar, usar e onde adquirir sua aBíblia Software gratuitamente.” [referência: comunidadeabiblia.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    LUK (usuário não registrado) em 29/05/2010 às 4:50 pm

    Estou terminando uma biblia também, mas a de Satã.
    Acho que nós, os satanistas também merecem uma.

    Só espero ter o espaço de divulgação que esta tem.

    até em notícias como esta tem troll

    Welington R. Braga (usuário não registrado) em 29/05/2010 às 7:22 pm

    @LUK,

    Embora seja evangélico e discorde do satanismo, sou a favor que você faça a bíblia da sua religião, afinal de contas estamos aqui para discutirmos assuntos relacionados a TI e não religião.

    Mas se quer uma dica porque não pega o código fonte da aBíblia e apenas altera tema, firulas e base de dados? certamente será mais produtivo.

    Livre1 (usuário não registrado) em 29/05/2010 às 7:49 pm

    LUK faz uma biblia para a Nova Ordem Mundial e para os Illuminatis?

    Esses trolls…

    devnull (usuário não registrado) em 29/05/2010 às 7:49 pm

    > Mas se quer uma dica porque não pega o código fonte da aBíblia e apenas altera tema, firulas e base de dados? certamente será mais produtivo.

    Sempre achei que remasterização fosse coisa do demônio mesmo.

    E esse software deveria ter uma versão usando daemons.

    Renato Peçanha (usuário não registrado) em 29/05/2010 às 8:07 pm

    Seria interessante se o aBiblia suportasse a biblioteca libsword do projeto CrossWire e pudesse ler os arquivos de traduções da Bíblia, comentários, etc. publicados no formato deles. O pessoal do projeto tem interesse nisso? Não sou muito bom em programação mas poderia tentar encontrar alguém para ajudar nisso.

    Livre1 (usuário não registrado) em 29/05/2010 às 8:11 pm

    Renato Peçanha eu não conheço como funciona o desenvolvimento da abiblia e nem sei programação uso ela no Ubuntu a cerca de 2 meses.

    Me parece que a abiblia ainda e nova e não tem muitos voluntarios ainda, e dinheiro por exemplo.

    No futuro ela deve melhorar ainda mais se for usada intercionalmente!

    Renato Peçanha (usuário não registrado) em 29/05/2010 às 8:24 pm

    Então Livre1, tem muito material interessante que poderia ser usado se o formato da libsword fosse suportado, dê uma olhada no menu da esquerda desse site: http://www.crosswire.org/sword/modules/

    Infelizmente não tem traduções em Português porque o CrossWire parece que exige que os textos estejam em Domínio Público (100% livres de copyright) ou sob licença compatível com a GPL para publicar, para evitar possíveis problemas de copyright. Antigamente tinha a tradução de Almeida mas eles descobriram que o copyright dela ainda vigora.

    Mas isso não é problema, existem diversas ferramentas para trabalhar e converter textos para o formato deles. Só precisa verificar a licença de cada tradução que for colocada, Almeida, NVI, etc. para ver se é necessário pedir alguma autorização adicional para uso no software.

    A Bíblia é o livro dos livros. Entretanto gostaria do retorno de alguém que usa Mandriva e instalou o pacote rpm Tempos atrás tentei instalar este software para conhecêlo e simplesmente não consegui mais iniciar o computador.Tive que reinstalar novamente o sistema operacional.

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 29/05/2010 às 10:18 pm

    @baza

    Já tive um problema igual ao seu, na época usava o mandriva RC1, e achava que isso era problema da versão rc do mandriva.

    Daí fiz o teste no opensuse, o mesmo ocorreu. Então eu desconfiei que fosse do pacote rpm, e acabei descobrindo que ele zoava os módulos pam, daí eu só conseguia logar como root, via terminal.

    Indo no site do abiblia, li uma declaração do desenvolvedor dizendo que ele não entendia de pacotes rpms, e o rpm do software era gerado simplesmente usando o alien, sem sequer ser testado posteriormente.

    Na época ele disse isso para explicar porque o pacote rpm estava sendo descontinuado e queria saber se alguém estava disposto a manter o pacote.

    Atualmente, não sei como estão as coisas.

    Abs!

    Conan (usuário não registrado) em 29/05/2010 às 10:56 pm

    deus e diabo são tudo farinha do mesmo saco. quem viu um viu todos.

    Além disso eu não estou mais na idade de ter amigos imaginários.

    Alexandre Sebrão (usuário não registrado) em 29/05/2010 às 11:38 pm

    @Conan

    Concordo contigo, essas porcarias vivem perdendo tempo desenvolvendo software biblico tem q rir.

    Pq num salva logo em PDF. RSSS

    Wilfredo (usuário não registrado) em 29/05/2010 às 11:40 pm

    Existe versão para FreeBSD?

    CanDo (usuário não registrado) em 30/05/2010 às 2:21 am

    Não entendi porque moderaram nagativamente o LUK, o que ele disse é pertinente.

    @Welington R. Braga
    É raro vê um evângelico não-fanático como você.

    Lindrix (usuário não registrado) em 30/05/2010 às 3:00 am

    Até nos assuntos sérios tem os palhaços? Fora com os trolls!
    Abiblia é uma grande iniciativa. Que continue sempre!

    Livre1 (usuário não registrado) em 30/05/2010 às 8:34 am

    Renato Peçanha então os textos que abiblia usa não estão em dominio publico?

    Ela foi traduzida por João Ferreira de almeida senão me engano.

    E nos textos está escrito que e dominio publico.

    Conan (usuário não registrado) em 30/05/2010 às 8:34 am

    Porque não fazem uma versão do aB(osta)iblia que apaga tudo que tem no computador que seja considerado heresia?

    Assim fica mais condizente com a conduta cristã.

    devnull (usuário não registrado) em 30/05/2010 às 9:39 am

    > Pq num salva logo em PDF.

    Eu tava pensando a mesma coisa.

    Ou será que o PDF é coisa do “mundo”?

    André Machado (usuário não registrado) em 30/05/2010 às 10:36 am

    “> Pq num salva logo em PDF.”

    Deve ser porque eles querem um jeito melhor de pesquisar os documentos do que a forma padrão dos leitores de PDF. Além do mais, um livro com mas de 2 mil páginas deve ser um arquivo enorme em PDF.

    “Estou terminando uma biblia também, mas a de Satã.
    Acho que nós, os satanistas também merecem uma. ”

    Concordo, mas eu acho que você não está terminando nada e isso foi só trollagem.

    Mas eu acharia interessante se o ABiblia pudesse ser transformado em um sistema de pesquisa de *qualquer* livro sagrado, tipo um framework ou uma lib, onde pessoas poderiam, a partir de seu código-fonte, desenvolver versões para o Al-Corão e os Vedas, por exemplo.

    E eu já disse que vocês deveriam mudar o nome do programa, pois A é um prefixo grego de negação. ABíblia dá a impressão de que vocês estão negando o que está escrito neste livro.

    Giga (usuário não registrado) em 30/05/2010 às 10:42 am

    O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
    Oséias 4:6

    A bíblia em PDF existe. O problema é ler, pesquisar ou anotar em um arquivo PDF!!!

    Por isto que o trabalho do aBíblia tem o seu valor…

    Só fala uma besteira destas quem não tem a menor noção do que se trata, ou seja, IGNORA o assunto…

    Valdomiro Filho (usuário não registrado) em 30/05/2010 às 1:36 pm

    O ABiblia é bom e tem muito a crescer. Mas, quem quiser um software bem completo e com várias versões: Grego, Hebraico, Português, Inglês, comentários, de Strong inclusive, e vários outros módulos, pode baixar no http://www.theword.gr/ e instalar via Wine.
    Existe outra boa também, com versão nativa para linux, mas é paga ($49 USD) http://www.bible-discovery.com/bible-screens.php, porém eu acho a The Word melhor. Mais Screen dela pode ser visto em http://www.theword.gr/index.php?screenshots&l=english

    devnull (usuário não registrado) em 30/05/2010 às 2:27 pm

    > A bíblia em PDF existe. O problema é ler, pesquisar ou anotar em um arquivo PDF!!!

    Você sabia que o PDF suporta marcadores, comentários, anexos, índices e vários outros recursos? Se você pode usar ou não depende apenas do software que você está usando, o formato é bem genérico e rico.

    > Só fala uma besteira destas quem não tem a menor noção do que se trata, ou seja, IGNORA o assunto…

    Parece que você é um auto-exemplo.

    > Mas eu acharia interessante se o ABiblia pudesse ser transformado em um sistema de pesquisa de *qualquer* livro sagrado

    Essa já é uma idéia melhor, o que não entendo é: se o software é assim tão maravilhoso, então porque não estender a idéia para QUALQUER livro, colocando rotinas de importação para diversos formatos?

    Não vejo porque tanta implicância com o LUK. O cara tem o direito de dizer que segue a religião que quiser (inclusive não ter nenhuma, essa liberdade preciosa é garantida por lei no Brasil). Se isso é trollagem ou não, tanto faz, ele pode.

    @devnull, o @LUK estava trolando, queria atingir os seguidores da religião cristã, que visitariam esse tópico.

    Vamos admitir, por um instante, que ele estava falando sério. Baseando-se nos filmes de satânismo, com imolação de crianças, virgens, etc. Acho que a prática seria ilegal aqui e na maioria dos países, ou seja, ele não têm direito algum de professar ou difundir um tipo de fé nestes moldes, a lei estaria contra ele.

    Talvez não tenha na lei algo específico contra satanismo, como têm na lei Alemã contra o Nazismo (onde é crime inafiançável), mas o comportamento esperado de um seguidor de satã, ou a simples difusão de seus ideais (!?!?), já feriria diversas leis ou no mínimo seria incitação a feri-las, o que tb é crime.

    NaN (usuário não registrado) em 31/05/2010 às 11:59 am

    Cuidado EmanuelSan!

    Se seguirmos sua linha de raciocínio teremos que proibir a bíblia também!

    BSD_User (usuário não registrado) em 31/05/2010 às 12:58 pm

    Pessoal, já portei o Abiblia para o ports do FreeBSD,

    /usr/ports/religion/abiblia/

    EmanuelSan (usuário não registrado) em 31/05/2010 às 5:49 pm

    @NaN, não quero entrar em flames OFF-TOPIC, principalmente, mas gostaria de dizer que a Bíblia contém diversas histórias e vc não deixou claro quais seriam as que incitariam agir contra lei. Lembre-se de que descrever como um personagem agiu em certa situação não é incitamento a nada.

    Lembre-se também, que leis humanas são restritas a limites geográficos e políticos, além de ter validade temporal (alguém não pode ser condenado por um ato, que foi definido como crime, por uma lei que só passou a vigorar posteriormente).

    Um exemplo clássico de limitação geográfica (não estou por dentro de como está atualmente o tratado de extradição) explorado em filmes americanos, é o caso de bandidos que resolvem fugir para o Brasil (nos clássicos do velho oeste eles preferiam o México), para escapar da justiça dos EEUU, pois a lei brasileira (ou de qq outra nação) não definiria como crime um ato cometido por um estrangeiro fora do seu território e contra outros estrangeiros. É claro que tratados e convenções internacionais tendem a mudar esse panorama, mas, ainda assim, não há uma lei humana universal.

    Ricardo Moemio (usuário não registrado) em 31/05/2010 às 7:00 pm

    Ae LUK, também sou fiel a Satanás. Tem a bíblia satânica em pdf, se quiser posso passa-la por email pra ti, modricardo2008@hotmail.com

    Cada um tem sua religião ou seus pensamentos, vamos respeitar a fé alheia galera.

    André Machado (usuário não registrado) em 31/05/2010 às 9:22 pm

    @BSD_User

    Acho que a menção ao FreeBSD era um sarcasmo pelo fato de o mascote deste sistema ser uma figura satânica.

    Lindrix (usuário não registrado) em 31/05/2010 às 9:24 pm

    Quem vive pela espada, morrerá pela espada. Quem segue o mau, morrerá pelo mau.

    debian user (usuário não registrado) em 1/06/2010 às 2:12 am

    Na realidade o formato pdf não tem todas as suas funçoes suportadas por programas de codigo aberto razão pela qual a implementação desse programa para o uso com varios formatos torna se atrativa (talvez até suporte para todas as funçoes do pdf)
    bem resta esperar

    devnull (usuário não registrado) em 1/06/2010 às 9:20 am

    > Na realidade o formato pdf não tem todas as suas funçoes suportadas por programas de codigo aberto razão pela qual a implementação desse programa para o uso com varios formatos torna se atrativa

    Então não seria melhor contribuir para um software que já existe para que suporte as funções e mais pessoas (e mais livros) possam se beneficiar de tais recursos?

    NaN (usuário não registrado) em 1/06/2010 às 11:39 am

    @EmanuelSan

    Eu não estou disposto dissertar sobre a bíblia aqui justamente por ser um thread OFF-TOPIC. Além disso, pelas suas justificativas, você deve conhecê-la melhor que eu.

Este post é antigo (2010-05-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.