Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


kMyFirewall, um configurador de firewall para o KDE

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):

“No Linux muita gente se desespera quando o assunto é firewall, afinal, configurar o IPTables na raça é realmente uma tarefa árdua até mesmo para aqueles com um conhecimento mediano em linhas de comando e arquivos de configuração. Algumas poucas soluções fáceis e gráficas para o pinguim se destacam atualmente, incluindo o nosso velho e conhecido Firestarter. E procurando alternativas na Internet, achei uma boa solução: o kMyFirewall, uma interface gráfica que usa o IPTables por debaixo dos panos, fácil e flexível de se usar.”” [referência: guiadohardware.net]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    tobias (usuário não registrado) em 16/03/2010 às 5:01 pm

    9 de 10 vezes as dificuldades de se configurar o iptables estão no nível conceitual, o cara não sabe o que é um protocolo, não sabe em que camada está trabalhando e quer montar firewall. Às vezes nem sabem a diferença de filtro de conteúdo pra firewall. Nesse caso nem todas as GUIs do mundo vão ajudar.

    Fellype (usuário não registrado) em 16/03/2010 às 5:31 pm

    Boa dica! Mas numa tentativa rápida de compilar o kMyFirewall vi que vou ter (ou teria) que fazer um malabaris pra poder rodá-lo no KDE4 (a versão 1.1.1, última estável, é de agosto de 2008). Esta é a desvantagem de fazer um programa para uma determinada interface gráfica usando algumas bibliotecas que são exclusivas da mesma.

    elias (usuário não registrado) em 16/03/2010 às 6:12 pm

    tobias, entao quem constroi GUIs intuitivas precisa trabalhar pra tornar os conceitos mais simples, ‘abstrair’ padrões comuns, e construir regras de firewall a partir de lógica de alto-nivel. que nem um compilador, digamos.

    explico: a maioria das pessoas que configuram uma rede domestica, ligando impressora, computador, notebook, modem, etc. não sabem como o dhcp funciona, não sabem o que é camada de enlace, MTU.. e nem precisam, o.o

    o pppoeconf aqui me faz perguntas sobre MTU e MSS. mas nenhum sistema operacional voltado ‘ao usuario final’ precisa realmente perguntar isso ao configurar adsl. podem simplesmente escolher um padrão razoável e deixa configurável aos geeks, que querem maior performance, estão preocupados com a questão latência vs. banda, etc. é isso que permite pessoas nao-tecnicas terem um computador pessoal. e por causa disso muitas pessoas (que possuem la sua profissão, médico, engenheiro civil, policial..) nunca vão precisar aprender sobre tamanho e fragmentação de pacotes, MTU, ethernet… etc para configurar sua conexão adsl.

    (eu acho que o ubuntu já substitui o pppoeconf, e colocou ao invés dele um configurador gráfico. que não pergunta sobre MTU)

    Trx64 (usuário não registrado) em 16/03/2010 às 8:32 pm

    @Elias

    Sim, o Ubuntu faz isso pelo Network Manager. O Mandriva também, via Centro de Controle. Quanto ao nível de conhecimento para configurar o firewall, isso é bobagem. O Firestarter, por exemplo, só faz uma pergunta, que é “Qual a placa de rede ligada à internet?”. Acho que é bem razoável :D

    Lauro César (usuário não registrado) em 16/03/2010 às 8:37 pm

    Um software relativamente simples para se configurar um firewall é o system-config-firewall do Fedora/Centos/Redhat. É simples até para um usuário leigo pois tem filtros prontos para compartilhamento de arquivos (samba), impressão em rede (ipp), ssh etc. Pena várias outras distros (Ubuntu por exemplo) não usá-lo, preferindo às vezes reinventar a roda.

    elias (usuário não registrado) em 16/03/2010 às 11:34 pm

    ^^

    agora, *sysadmin* tem que manjar de rede. (relendo, eu acho que o tobias quis dizer isso)

    cristiano (usuário não registrado) em 17/03/2010 às 7:38 am

    Bom trabalho com firewall a 9 anos e ja usei esse software tentando facilitar para usuario domestico e digo ainda nao esta preparado. Pode ser que um dia ele esteja pronto para uma configuracao mais robusta mas por enquanto serve somente para o bem basico.

    Fernando (usuário não registrado) em 17/03/2010 às 8:47 am

    apt-get kmyfirewall? :)

    Julio Cesar Bessa Monqueiro (usuário não registrado) em 17/03/2010 às 9:07 am

    Fernando,

    Corrigido, obrigado.

    Abraço!

Este post é antigo (2010-03-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.