Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Kernel Linux também vai ter versões LTS

Greg Kroah-Hartman anunciou o plano de voltar a concentrar os recursos dos desenvolvedores do Linux só nas versões mais atuais, interrompendo a tendência de manter por longo prazo a manutenção em versões anteriores que vem se popularizando recentemente – mas para que isso possa ocorrer sem prejuízo para os usuários, determinadas versões anteriores serão escolhidas como LTS (“long term support” ou suporte de longo prazo), e continuarão recebendo atenção dos desenvolvedores com manutenção e atualização por prazos maiores.

As distribuições e mantenedores de projetos de grande porte têm demanda por kernels que sejam suportados por prazos mais longos, e agora aparentemente se darão melhor se escolherem alguns dos kernels selecionados para receber manutenção por prazo maior.

Felizmente para elas, várias delas são empregadoras de desenvolvedores do kernel, e assim podem influenciar essa escolha. Assim o próprio Kroah-Hartman (SUSE/Gentoo) se propôs a manter a versão 2.6.32; Andi Kleen (intel) vai manter o 2.6.35 (usado no Meego 1.1), e Paul Gortmaker (Wind River) vai manter o 2.6.34. (via h-online.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 10:22 am

    Uma ótima idéia que já começou despadronizada.

    Junin (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 11:01 am

    A idéia não é nova já existi no Arch acredito que já faz um tempo, mas achava que era padrão, não que cada um escolhe o seu para se LTS.

    Junin, as distribuições mantêm seus kernels ao longo de todo o ciclo de vida de cada uma de suas versões, isso não é novidade. A novidade é que agora os desenvolvedores do kernel em si vão fazer a manutenção neste estilo para algumas versões selecionadas, no âmbito do projeto Linux, e não do projeto de cada distribuição.

    Junin (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 11:24 am

    @Augusto eu achava que era dessa forma que você citou, mas me expressei mal no comentário.

    Marcelo (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 12:21 pm

    Isso é ótimo, acredito que dentro de um ou dois anos as empresas devam convergir para o mesmo kernel, e a partir daí estabelecer um ciclo em comum.

    Piero Ferraz (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 12:32 pm

    Creio que a Red Hat vai querer também manter o kernel 2.6.32 para seu novo SO.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 1:31 pm

    Se a versão 2.6.32 for LTS, vai ser ótimo para o Debian, Ubuntu 10.04 LTS, RedHat eoutras que não me lembro que usam essa versão ainda como atual.
    O inconveniente é que entre uma mudança de 2.6.36 para 2.6.37 pode haver grandes mudanças. O esquema de versões muda minimamente, mas o de recursos nem sempre, e isso deve estar ligado ao suporte de novos tipos de hardware ou modelos de já existentes.

    Marcelo (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 3:26 pm

    Seria interessante poder prever quais serão as versões LTS, para as distribuições poderem se sincronizar.
    Por exemplo, uma versão a cada 2 anos, mais ou menos a cada 8 releases.

    bill (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 4:30 pm

    padornização kernel-distros?
    esquecam.. isso vai virar uma salada.

    Os desenvolvedores a muito não se entendem.. que diga o mark que ja tentou isso varias vezes

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 5:30 pm

    >>> Uma ótima idéia que já começou despadronizada.

    Concordo

    >>> esquecam.. isso vai virar uma salada.

    Concordo.
    A idéia é boa, mas ainda acho que este “suporte LTS” para kernel, deve vir por parte da empresa/comunidade que disponibiliza aquele kernel como melhor opção para distro, tendo seus próprios mirrors/mantenedores/empacotadores/patcheadores… . Na MINHA OPINIÃO, vai só gerar mais trabalho…

    Ednei P. de Melo (usuário não registrado) em 7/12/2010 às 10:51 pm

    Acredito que deveria continuar do jeito que está, mantendo uma média de a cada 3 meses entre um release e outro. Assim, cria-se um calendário, facilitando bastante a programação das atividades. &;-D

    Sou favorável. E é uma ótima oportunidade pras distribuições tiverem previsão quanto a atualizações. E ajuda a melhorar a compatibilidade de distribuições, pelo menos no suporte ao kernel, facilitando a vida dos desenvolvedores.

    João Vitor (usuário não registrado) em 8/12/2010 às 2:25 pm

    Interresante…

Este post é antigo (2010-12-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.