KDE SC 4.4
Enviado por Sandro Santos Andrade (sandroandradeΘkde·org):
“9 de fevereiro de 2010. Hoje a comunidade KDE anuncia a disponibilidade imediata do KDE SC 4.4, “Caikaku”, trazendo uma coleção inovadora de aplicações para os usuários de Software Livre. Novas tecnológicas foram introduzidas, incluindo redes sociais e ferramentas de colaboração online, uma nova interface orientada a netbooks e inovações infra-estruturais como o framework de autenticação KAuth. De acordo com o sistema de bugs do KDE, 7293 bugs foram corrigidos e 1433 novas requisições de ferramentas foram implementadas. A comunidade KDE gostaria de agradecer a todos que tornaram o lançamento dessa versão possível.
Veja o anúncio oficial: http://www.kde.org/announcements/4.4/index-pt_BR.php” [referência: kde.org]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-02-10
[chato-mode]“Caikaku”!?? Num tinha um nome mais simpático? :)[/chato-mode]
Falando sério, parabéns ao pessoal do KDE. Belo trabalho!
Para que quiser instalar no Slackware (-current): http://alien.slackbook.org/blog/its-been-released-kde-sc-4-4-0/
Muito bom mesmo, gostei muito, parabéns a toda a equipe do KDE!
Eu quero fazer uns testes é no Plasma Netbook, esse workspace “minimalista” para netbooks, e que parece já vir com o KSC 4.4
Nossa, o KDE mudou de nome, e não ficou um nome muito legal ao meu ver. KDE SC. Tipo, será a comunidade de usuários KDE de Santa Catarina? :-) (ok, software compilation, eu sei).
Mas testarei o quanto antes. Até o site do KDE mudou. Pena que parece (pelo andar da carruagem) que alguns softwares como Koffice só estarão disponíveis num provável KDE5 :-(
O RC3 está fantástico, estou aguardando o estável pra formatar esta partição e reinstalar o Kubuntu e fazer uma instalação limpa
Estranho… Lá nos links para instalação, no próprio site do KDE, no one click install ainda connta a versão 4.3.98 e não a 4.4.
Essa versão está muito boa, mas como é difícil fazer o akonadi nepomuk funcionar! Na realidade não consegui ainda. Sempre dá erro. Fazer o kaddressbook ler os contatos do gmail, o calendário etc. Nada disso eu consegui ainda. E venho tentando desde o RC2.
Mas enfim. Fora esses detalhes que sei que serão resolvidos, a versão está muito boa.
Com relação ao KOffice, não entendi o que tenchi disse. Ele já está pronto, lógico que ainda tem algumas implementações a serem feitas, mas a versão 2.x já está aí. Enquanto não puder abrir e editar documento doc, xls, continuo com o OpenOffice.
O KDE está cada vez melhor e recuperando o terreno perdido, mais algumas versoes e teremos um ambiente 100% como era antes.
e o Gnome por onde anda ? kade? o gnome 3.0 ?
@Bruno Gama, o KDE4 já tem alguns anos de idade, mas há coisas nele que ainda estão menos maduras que as versões correspondentes ao KDE3, como o Koffice, que ainda não é um “ponto zero”, softwares dentro do Koffice, como o Kivio,
Tem o fabuloso Quanta Plus, que ainda uso a versão do KDE3, mas que merecia um port para o KDE4. Tem o Kommander, aquela IDE que permite criar interfaces gráficas para linguagens de script como shell-script, etc.
Não estou reclamando. Estas ferramentas ainda podem ser instaladas normalmente junto ao KDE4, mas parecem não estar recebendo o invstimento que precisam.
Por exemplo, o componente de editor de textos do KDE4 (katepart, se não me engano) é muito melhor que o componente do KDE3. Adoraria ver uma versão do Quanta Plus que o utilizasse, e fizesse o Quanta voltar a ser a melhor IDE para desenvolvimento Web para Linux.
Hoje IDEs como o Aptana tem muito mais recursos que o Quanta, isso pq o quanta já foi muito bom, mas seu desenvolvimento está parado já faz 4 anos.
Quatro anos é muito tempo.
Pelo visto o KDE4 so vai faicar pronto na versão 5.0
Ele já ta na versão 4.4 e tão dizendo que ainda não ta pronto.
Deve estar fantastico pois a versão 4.3 ja impressiona imagine a 4.4
Eu concordo um pouco com o luiz.
Eu sempre defendi o KDE. Gosto muito desta suíte e acho que nenhuma chega perto em nenhum quesito. Mas a cada versão a gente sempre ouve um “nossa, está quase bom, na próxima será quase perfeita” e quando vem a próxima, ainda está cheia de bug. Parece que o tempo de 6 meses entre uma e outra não é suficiente para se corrigir os bugs. Não adianta adicionar novas funcionalidades se as inseridas anteriormente não estão maduras, não foram trabalhadas o suficiente e estão bugadas.
Mesmo assim, não troco o KDE por nada.
há coisas nele que ainda estão menos maduras que as versões correspondentes ao KDE3, como o Koffice, que ainda não é um “ponto zero”, softwares dentro do Koffice, como o Kivio,
O Koffice está “bem” por si. Em abril ou maio sai a versão 2.2 que vai incorporar os filtros de importação patrocinados pela Nokia que vai permitir trabalhar com .doc, .xls e os .***x da vida. E sim, há uma diferença brutal entre alguns aplicativos (krita, kexi kwird) bem desenvolvidos e outros como o kivio que parecem vazios.
Tem o fabuloso Quanta Plus, que ainda uso a versão do KDE3, mas que merecia um port para o KDE4. Tem o Kommander, aquela IDE que permite criar interfaces gráficas para linguagens de script como shell-script, etc.
O Quanta está atrasado por uma questão de tecnologia… Os desenvolvedores preferiram usar a mesma base tecnológica do Kdevelop, o que exige que este esteja “pronto” para que ele comece a ser seriamente desenvolvido. No entanto algumas coisas já estão praticamnte prontas. O suporte a PHP foi adicionado ao kdevelop e como o quanta usará a mesma infraestrutura já está proto para ele também.
Quanto ao kommander, não sei porque não me interesso muto por esse aplicativo. Não procurei notícias sobe seu desenvolvimento.
@luis Acho que todos que dizem que o KDE SC ainda não está pronto, não usam há mais de ano.
Todo o resto que ouvi, falam de aplicações que não fazem parte do KDE SC, mas são aplicações da comunidade KDE.
Parabéns a todo o time de desenvolvimento do KDE.
Já uso faz alguns anos e fico surpreso a cada nova versão.
Viva ao kde, um ambiente fantastico e sem contar todas as pessoas envolvidas sao 10!!!! Na minha opiniao um ambiente muito mais estavel que o gnome
Falar mal do KDE 4 por causa do koffice não estar 100% pronto é injusto. Afinal, qual é o “Office” oficial do Gnome ? O openoffice ? O abiword ?
Se for o abiword ele está bem ruinzinho também e o openoffice não tem nada a ver com o gnome; é standalone e pode ser executado no KDE sem problemas.
“Novas tecnológicas”, “interface orientada a netbooks”, “inovações infra-estruturais”
Para um anúncio de release, faltou um bom revisor ortográfico.
O KDE 4.4 esta perfeito, finalmente acertaram, esta muito estável e bonito.
Para quem pretende usar o Mandriva 2010.1 (esta em alpha 2 ainda) deixo o aviso, após a atualização, o driver open source nouveau (para Nvidia) pode dar problemas na hora de inicializar o ambiente grafico, neste caso, se não partir, é só trocar o noveau pelo antigo”nv” que o problema é resolvido.
Depois, se preferir, pode instalar o driver proprietário da Nvidia que funciona.
O opensuse já tem pacotes Kde 4.4 compilados no repositório “FACTORY” do Kde 4 (foi colocado hoje).
Obs.: Quando digo trocar, não é instalar nada não, é só editar o xorg.conf e tirar o “nouveau” e colocar “nv” no lugar.
Estou usando aqui no meu OpenSuSE 11.2 e está bem mais rapido e estavel do que o anterior. Só achei chato o fato dos icones do painel permanecerem com um tamanho muito pequeno, mesmo aumentando a altura do painel.
Como eu uso o painel “gigante” a ponto dos icones do tray ficarem um sobre o outro ficou bem desentoado, pra não dizer feio, mas de resto ficou muito bom.
Agora o KDE ficou definitivamente muito melhor do que o Gnome, da um choque sair do Kde 4.4 e olhar o velho Gnome sem graça, com o mesmo visual windows 95 de sempre.
Adoro o Ubuntu, mas com Gnome não dá, e já que o Kde do Ubuntu é um penduricalho, vou mudar de distro até que o Kde ganhe o seu devido reconhecimento e mude as tendências atuais.
Hehehehehe
Se quiser uma dica, vai de OpenSuSE ;)
Eita nome infeliz. Concordo com um amigo que comentou outro dia aqui.
Eles precisavam contratar um revisor pra ver se esses nomes não sejam desagradáveis em certas línguas.
A maioria desses nomes em português é de lascar…
Só assisti os vídeos por enquanto.
Gostei da opção de colocar janelas comuns em uma janela com abas.
A questão do “navegador” de plasmoids ser ali embaixo na barra achei estranho. Espero que continue podendo usar aquela do canto superior direito.
Instalei ele no meu Arch Linux, o que me desagradou foi a cacetada de akonadi* que ele lança (come mais de 100MB de RAM aqui).
De resto, não tenho motivo pra migrar do meu Openbox pra ele.
@Renan
Provavelmente deve ser o nepomuk com o backend Virtuoso, mas isso pode ser configurado em Configurações do Sistema -> Pesquisa na Área de Trabalho -> Configurações Avançadas
Pra quem pretende instalar ele no Arch Linux, Ubuntu ou Kubuntu:
http://blog.renanfernandes.com.br/pt-br/2009/12/instalando-o-kde-4-4-no-arch-linux-e-no-kubuntu-ubuntu/
“Gostei da opção de colocar janelas comuns em uma janela com abas.”
Isto resolve o problema de trabalhar com aplicativos que ainda não tem esta funcionalidade (abas). Muito bom!
@Fellype
Então agora vai ter mais mulheres no KDE 4.4? Suporte a abas… :D
[/piada infame]
O KDE tem se mostrado melhor a cada versão, e como já disseram aqui: largo o KDE por nada.
A flexibilidade do KDE e do KDevelop facilita muito meu trabalho.