Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Justiça bloqueia bens da Cisco no Brasil

Remiz da notícia da Info:

O bloqueio como garantia para o pagamento de uma multa de R$ 3,3 bilhões emitida pela Receita Federal contra a empresa foi determinado no dia 13 de setembro, mas permanecia em sigilo. Só a Receita, a Justiça e os executivos da Cisco sabiam desta informação. Nesta terça-feira 12 de outubro, no entanto, uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo, revelou a decisão da vara fiscal.

Ficam sob bloqueio imóveis, carros, equipamentos de alto valor e contas bancárias da empresa. Em breve nota, a Cisco confirmou o bloqueio de parte de seus bens no Brasil e assegurou que isto não afeta suas operações no Brasil. Segundo a Cisco, algumas contas já foram desbloqueadas para permitir que a empresa funcione normalmente, pagando fornecedores, funcionários e operando normalmente no mercado.

O caso teve início em outubro de 2007 quando uma operação da Polícia Federal pediu a prisão de mais de 40 pessoas acusadas de participar de um esquema de importação fraudulenta de equipamentos da gigante da tecnologia.

Na época foram presos até o então presidente da Cisco no Brasil e o diretor da empresa na América Latina. De acordo com investigações da PF, a Cisco usava uma série de empresas terceiras (como a distribuidora de eletrônicos Mude) para importar seus produtos direto dos Estados Unidos e declarar à Receita preços bem menores que os verdadeiros. O objetivo era recolher menos impostos.

Segundo inquérito da PF, a Cisco trouxe ao Brasil o equivalente a R$ 724 milhões em equipamentos de rede declarando à Receita apenas uma parte deste valor. Um esquema complexo fazia os produtos entrarem e saírem do Brasil e passarem por até sete empresas até chegar às mãos da Cisco no Brasil. O objetivo era despistar eventuais investigações. (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Roberto (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 8:10 am

    Prejuízo para o consumidor = zero. Prejuízo para Receita? Sim, tinha menos dinheiro para desviar e investir errado.

    danilo (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 8:50 am

    Prejuízo para o consumidor = zero. Prejuízo para Receita? Sim, tinha menos dinheiro para desviar e investir errado. (2)

    Stefan (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 8:56 am

    Nunca saberemos, mas, grandes são as chances da cisco não ter lavado a mão de alguém na hora requisitada..

    devnull (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 9:30 am

    Tinha mais que paralisar as operações deles.

    Uma corp multi-nacional fraudulenta agindo no Brasil, e brasileiros bobos defendendo…

    Stefan (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 9:35 am

    devnull,
    Que fique claro que meu comentário não é de defesa. Também acredito que deve ser punida se fez algo errado.
    Agora, não justificando a falha deles, é muito difícil operar no Brasil, que tem diversas barreiras burocráticas e pessoas corruptas (sem vergonha) por toda parte.
    Quem já viu algo grande passar pelos portos brasileiros, sabe o que eu estou falando..

    Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 9:48 am

    Além do que nossa carga tributária é uma das maiores do mundo. Entra governo, sai governo e nada disso muda, por ser conveniente para quem está no poder. E nós pagamos a conta e o pato.

    elias (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 9:56 am

    a carga tributaria em muitos paises europeus é maior

    eu quero ver a cisco fazer isso na finlandia

    Zhu Sha Zang (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 10:15 am

    O problema não é a carga tributária, o problema é a corrupção. Todo mundo quer levar no “jeitinho brasileiro”. País medíocre de analfabetos é isso aí.

    Dorival (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 10:33 am

    Prejuízo para o consumidor = zero. Prejuízo para Receita? Sim, tinha menos dinheiro para desviar e investir errado. (3)

    Nunca saberemos, mas, grandes são as chances da cisco não ter lavado a mão de alguém na hora requisitada..(2)

    Illidan (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 10:50 am

    Encheram o c* de cisco. =P

    john11 (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 10:51 am

    Elias, países que possuem carga tributária parecida com a nossa oferecem a população todo tipo de serviço público com qualidade de primeiro mundo. Aqui no brasil temos carga tributária de 1o mundo e serviços de 3o.

    Bom, se ela teve irregularidades é bom que seja punida. Tem impunidade demais no Brasil e é uma das razões pra situação chegar onde chegou.

    Renato (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 12:56 pm

    Não entendo por que a maioria da população está sempre pronta a defender interesses privados.

    Os caras estavam fraudando a receita, ou seja prejudicando os cofres públicos. Isso é corrupção. Sem contar que dessa forma eles tinham vantagens competitivas sobre a concorrência honesta.

    Alexandre Arruda (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 1:06 pm

    Eu comprava da Mude e com o problema, perdi R$ 200,00 que tinha em haver. :(
    Mas era estranho mesmo: o valor de determinados equipamentos de VoIP era 20-30% mais barato que em outros fornecedores. Não tinha milagre, portanto… :/

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 1:06 pm

    Feliz dia das crianças cisco!

    A PF não tá dando mole pra ninguém! assim que tem que ser!

    HeDC (antigo MarceloDC) (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 1:48 pm

    Falta processos contra a Microsoft, afinal há Windows e outros softwares dela no Sewtor Público sendo q há alternativas SIGNIFICATIVAMENTE melhores (leia-se Ubuntu e outras distros, BSDs, etc). Ou seja, CORRUPÇÃO.
    E não vale “ao menos Windows p/ certos softs específicos”, oras, pela economia significativa pelo fim de Microsoft no Setor Público poderia-se desenvolver softwares (aos imprescindíveis mesmo) e tb até processos “pq tal software só há p/ Windows?”, como fica os DIREITOS DO CONSUMIDOR por atrelar uma coisa a outra?

    Oi (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 2:27 pm

    O legal é o Pedro Ripper que saiu ileso das fraudes na Cisco, agora está na Oi http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u470275.shtml

    king (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 5:20 pm

    @ Roberto, Receita Federal não desvia nem investe errado recursos. Seu papel é arrecadador, é executor das leis de arrecadação que estão aí. Concordo que a carga tributária é alta, mas isso não é culpa da Receita em si, é do governo. Repito, Receita é órgão EXECUTOR de ARRECADAÇÃO, não de gastos públicos.
    Tem que fiscalizar essas empresas safadas mesmo, isso é concorrência desleal.

    Rodnei (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 7:57 pm

    3 Bilhas e 300 milhas? Çassinhora!!!! Faz a Mega-sena de 119 parecer troco.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 9:12 pm

    Finalmente empresa pagando pelo que faz.

    Se fala muito dos políticos que se safam nos casos de corrupção. Das empresas quase ninguém liga.

    Algumas vezes acontece de nem mencionarem o nome das envolvidas porque são patrocinadores da emissora, com uma certa cervejaria foi assim.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 9:22 pm

    Espera aí gente, tem um cisco no meu olho. Disse o chefe de departamento de relações “públicas”…

    machado de assis (usuário não registrado) em 13/10/2010 às 10:12 pm

    3 Bilhas e 300 milhas? Çassinhora!!!! Faz a Mega-sena de 119 parecer troco.

    Putz, palavra começada com C cedilha? Sassinhora!!!

    Maldita inclusão digital!!!

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 14/10/2010 às 1:19 am

    A Cisco praticou um crime, Sim. Mas porque nossa legislação e nosso país, onde o estado é máximo e deficiente, criminaliza o simples direito de existir e negociar a preços justos, criminaliza o livre mercado.

    Terrível o que fizeram com a Cisco. A maioria das pessoas que está descendo o sarrafo na mesma, se esquece que o Brasil não é um país que estimula o empreendedorismo, cobra impostos altíssimos e tem uma legislação impossível de se cumprir no tocante a manutenção de uma empresa. Outra questão é que estão falando em impunidade por aqui, como se a Cisco fosse uma empresa pública, como se nosso dinheiro fosse investido sabiamente em saúde e educação!

    Quando vocês tentam importar um produto e pagam impostos que encarecem 3 vezes o preço dos mesmos, sentem na pele. A Cisco sentia bem mais.

    Sim. O problema é a carga tributária e o aparelhamento do Estado. Passamos de cerca de 70 mil funcionários públicos, em 2002, para cerca 500.000 em 2009, segundo o Jornal do Commércio. Pra sustentar estas criaturas fisiológicas é necessário o recolhimento de muitos impostos, o constrangimento de algemar trabalhadores da indústria e…que a Cisco pague seus quase, e utópicos, 4 bilhões a Receita para que o país possa gastar com serviços públicos que variam de regular a péssimos.

    Felipe (usuário não registrado) em 14/10/2010 às 9:22 am

    Pobre Cisco! Roubou porque não tinha o que comer!
    Hahaha.
    Tem gente chorando por eles.
    Cometeram crimes, tem de pagar.
    O dinheiro que esses @#$ deixaram de pagar dava de asfaltar, criar leitos em hospitais e várias coisas mais. Ainda sobrava para algum político junto com algum outro empresário roubar um pouco por meio de licitações fraudolentas.
    Se fosse alguém na rua que roubasse para comer mandavam prender, agora a pobre Cisco tem até quem chore por ela.

    self_liar (usuário não registrado) em 14/10/2010 às 9:45 am

    Bebeto_maya

    O aparelhamento do estado felizmente garante empregos justos e registrados ,muito melhores que encotrados no sistema neoliberal de hoje que paga miséria por muitas horas de trabalho.

    Concordo que o estado não deve garantir tudo para a sociedade,mas seguir a política neoliberal é pior ainda

    Acho que a Receita sabia o que fazer e não deixou a Cisco sem esperar tempo.É provável que isso até demorou e cisco nem ligou

    blahblah (usuário não registrado) em 14/10/2010 às 4:47 pm

    Creio que o esquema da cisco era superfaturar as licenças de software (isentas na importação) e subfaturar o hardware (tributável com 60%).

Este post é antigo (2010-10-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.