Junho: Phoronix arrisca datas para o Steam no Linux deixar de ser vapor
Rumores são rumores, e vice-versa – e de certo modo o Steam sempre será vapor, mesmo que venha de fato a ser disponibilizado – afinal, o nome com que ele foi batizado significa isso. Mesmo assim, os detalhes do rumor de hoje sobre a plataforma de distribuição digital Steam você encontra no Phoronix.
Enviado por Henrique Lechner (hlechnerΘgmail·com):
Enviado por joao (lulaΘlol·com):
Dessa vez existem mais do que rumores, temos quase que provas concretas de que existe realmente um cliente para linux. No dia 21 de abril o Phoronix publicou um script usado na versão beta para mac, que fazia uma vericação em relação ao linux, até aí suspeitas mas nada tão concreto. No dia 22 publicam uma notícia com o seguinte titulo “Não há dúvida, o Steam está vindo para o Linux!“, demonstrando um link em que existe uma lista de alguns arquivos referentes a versão linux: http://store.steampowered.com/public/client/steam_client_linux
O pessoal do forum Phoronix baixou os arquivos e constataram diversos binários e bibliotecas que aparentemente não fazem parte alguma de uma versão servidor , mas sim cliente, ao tentar executar o arquivo, o mesmo realmente executa, apesar de erros aparentes na autenticação, update, e afins.
Em outras análises, inclusive minhas, no binário “steam” existem até caminhos especificos de diversas distros, diretórios comuns do steam sendo criados ao executar o arquivo como outro indício.
Apesar de não ser um sofware opensource, e sabermos de certas inclusões de drm em jogos publicados no steam, creio que isso pode sim ser um pequeno grande marco para o sistema em relação a games, com isso, há grande probabilidade dos jogos da propria Valve portados para Mac serem portados para Linux também, e sabendo de alguns casos de sucesso como World of Goo no pinguim, creio que não só poderá haver o mesmo com os jogos da Valve, como também abrir os olhos para outras desenvolvedoras, e claro, não vamos esquecer que no steam já existem alguns jogos que rodam nativo no linux, como o próprio World of Goo, como também Penumbra, entre outros.” [referência: phoronix.com]
Tô pagando pra ver
Só complementando, retiraram o link do ar ( http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=ODE3OA ), mas pode ser acessado ainda procurando por store.steampowered.com/public/client/steam_client_linux no cache do google.
Arquivos:
steam/linux32$ ls
filesystem_steam.so friendsui.so libtier0_s.so serverbrowser.so steamclient.so vaudio_speex.so
filesystem_stdio.so libsteam.so libvstdlib_s.so steam steamui.so vgui2_s.so
O cliente não chega a criar realmente uma interface, aparentemente devido a erros de atualizacao/conexao.
Não adianta ter steam para linux se não tiver moderwafare, street fighter iv, batman arkan asylum, resident evil 5 e outras grandes pérolas dos games for windows. Na prática vai ser só mais uma opção de jogar mini-games multi plataformas, ou um ou outro nome grande em casos isolados e muito raramente.
Eu sou um gamer, e também sou apaixonado por linux. Não gosto de reparticionamento de HDs apenas para jogos e coisas do tipo. A paixão pelos games falou mais alto que a pelo linux e por isso uso meu windows 7 original e o steam, aproveitando o máximo dessa grande ferramenta para compra de jogos originais sem ter que pagar rios de dinheiro com impostos.
Boa parte dos grandes jogos já saem para playstation3 que apesar de não ser um Linux, ao menos é OpenGL o que facilita bastante o processo de migração.
Nossa, faz muito tempo que ouvi essa notícia pela primeira vez.
De novo, de novo… :)
É, por aqui também já saiu há cerca de 1 ano e meio: http://br-linux.org/2008/jogos-mais-rumores-de-lancamento-do-steam-para-linux/
A questão é: temos certeza que o client existe! E há gente pedindo ele, só dar uma olhadinha rápida no fórum da Valve.
Tem gente que pede pelo Steam no Linux, inclusive alguns usuários Windows que só não usa Linux por causa do Steam.
Pense na evolução que provavelmente teremos na questão gráfica no Linux, que DEVE ser revista.
É impressão minha ou você também não acredita mais nisso Augusto?
O otimismo do Larabel é porque ele quer ver algo nesse sentido, há anos ele é um grande entusiasta da parte gráfica da coisa.
Acreditarei quando/se ver o anúncio e o link para download funcionando, Willian!
Creio é aquilo: uma coisa é um cliente existir e outra é ele ser liberado oficialmente, concordo, porém se ele existe, creio que há um interesse, e reforço o que “DeathCrawler” disse “A questão é: temos certeza que o client existe!”, disso não tenho dúvidas ( a menos que tenham invadido o server do steam e tido o trabalho de criar bins/libs de modo a pensarmos ser real xD ).
Além disso, antes de ser retirado do ar, o arquivo foi atualizado, como pode ser visto em http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=ODE3NA
Fora que, segundo análises no binário, há uma lista enorme de sources, com destaque para:
/home/VALVE/rackadmin/buildslave/steam_main_linux/build/src/vgui2/src/../vgui_surfacelib/linuxfont.cpp
/home/VALVE/rackadmin/buildslave/steam_main_linux/build/src/vgui2/src/inputlinux.cpp
/home/VALVE/rackadmin/buildslave/steam_main_linux/build/src/vgui2/src/surface_linux.cpp
E agora já existem também referencias ao linux na versão do windows segundo o phoronix http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=ODE4Mw
*Otimismo* []s
Até aí, não quer dizer nada com relação aos jogos. Explico:
O Steam é a plataforma para distribuir os jogos, *inclusive* as versões servidores. Você pode lançar servidores e gerenciar eles pelo Steam também.
Então que o Steam vai ser lançado para Linux, parece que sim. Mas isso não diz nada com relação aos jogos serem portados – o que eu duvido muito.
Provavelmente será usado para distribuir os binários dos servidores (esses sim, muitos já portados pra Linux) mais facilmente na plataforma.
Henrique concordo, porém o fato de já terem achado antes libs no L4D em relação a parte grafica dizem o contrário, http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=steam_confirmation&num=1 e o fato de que portar um jogo já em opengl que roda em OSX para Linux ser em tese fácil, me leva a crer que se o steam realmente sair, os jogos da Valve também serão portados, espero que você não esteja certo :), mas mesmo que esteja, creio que não iriam portar o steam só por causa dos servidores, de todo modo se você estiver certo, ainda teremos, world of goo, penumbra entre outros no steam para comprar, o que já é um grande passo, e primalcarnage vem por aí ^^
O fato é que já existe o steam para SERVIDORES linux, feito apenas para baixar binários de servidores dedicados de jogo. O que nós estamos vendo agora é um steam com interface gráfica para linux (vgui.so? friends.so? hum…), que muito provavelmente servirá para distribuir jogos para o linux, ou se não, não haveria sentido em por uma interface em algo que seria usado em servidores.
Acredito que o Steam solucionaria o problema de distribuição e instalação de jogos no Linux. Afinal, não vejo o Linux tão problemático como dizem. O Quake 3 e o UT99 para Linux lançados nativamente em meados do ano 2000 ainda funcionam sem problemas em distribuições modernas.
Provavelmente será usado para distribuir os binários dos servidores (esses sim, muitos já portados pra Linux) mais facilmente na plataforma.
Sério, não tem sentido o que você falou.
Adriano ML realmente esse negócio de blablabla sobre problemas para distribuir os aplicativos por causa de várias versões não passa de bullshit na maioria das vezes, o problema em muitos casos é quando não existe no repositorio da sua distro, eu defendo a idéia de que os desenvolvedores deveriam fazer um binário e ou instalador genérico, e talvez até estático como uma ultima solução caso tudo de errado, infelizmente raramente vejo isso, mesmo porque a maioria parece não estar se importanto com users comuns.
Em tempo, o link voltou ao ar http://store.steampowered.com/public/client/steam_client_linux
Quem quiser baixar, é so colocar o nome do arquivo, ex:
http://store.steampowered.com/public/client/bins_linux.zip.78e27298e6c3a762493bc19304af81688c00dd06
Segundo o usuario KameZero do forum phoronix, se você criar um arquivo steam.cfg no mesmo diretorio e colocar dentro “Universe = http://store.steampowered.com/public/client/steam_client_linux” o cliente irá conseguir se atualizar.
[]s
@x
Tô fazendo isso aqui agora e tá dando certo.
so um detalhe pros ceticos. A propria valve declarou que quando lancar o stem pra MAC vai lancar tambem os ports dos seus jogos proprios (familia half-life) para o mesmo. APOSTO que ela vai fazer o MESMO pro linux.
Quero ver a cara de voces quando estiver jogando left 4 dead NATIVO pra linux =)
@bill
Minha cara vai ser de felicidade e satisfação. :D
@bill
Minha cara vai ser de felicidade e satisfação. :D [2]
http://img696.imageshack.us/img696/258/12727595689.jpg
Já começam a rodar a GUI(screenshot meu mesmo xD)… :D
http://www.phoronix.com/vr.php?view=ODIwNQ
Torço pra que seja verdade. O Linux daria um passo importante pra quebrar uma grande barreira pra sua adoção.
Mas as bibliotecas gráficas e o próprio sistema gráfico do Linux precisam ser repensados e espero que o Steam rodando no Linux ajude a catalisar esse processo.