JoliCloud 1.0 – distribuição para netbooks
O Jolicloud traz consigo há mais de um ano grandes promessas de avanço na usabilidade de netbooks, área em que muitos tentam operar e alguns não conseguiram manter o impulso inicial por muito tempo. Aguardemos para ver como ele se diferenciará na prática!
Trecho inicial do post no Gizmodo:
O JoliCloud demorou um bom tempo para chegar ao mundo, mas finalmente você pode baixá-lo. Trata-se de um sistema operacional baseado em Linux, com compatibilidade com touchscreen e que promete simplificar a experiência nos netbooks. Ele parece bem elegante, tem um diretório com mais de 700 aplicativos – e é totalmente de graça. (…) (via gizmodo.com.br)
foi a primeira distro que eu instalei no meu netbook. Mas dai experimentei o ubuntu netbook remix, achei-o bem mais interessante (sem falar que um é a copia visual do outro, so que o ubuntu é bem mais personalizável.)
Depois de ter feito uns testes no Jolicloud, recomendo o Easy Peasy a todo mundo que possui um EEEPC(qualquer versão)
http://www.geteasypeasy.com/
O Jolicloud tem icones bem feitos, meia duzia de “apps”(que não passam de links simbólicos para sites), mas usabilidade não é só isso.
O X server dá pau várias vezes, já deu crash no install dele em outro netbook que testei. Enfim, acho que tem distros bem mais preparadas pra netbook que ele.
Só pra complementar
easyPeasy, Ubuntu Remix(UNE), Fedora(com Moblin), Debian(com Moblin) e Jolicloud foram as testadas.
O Jolicloud só ganhou naquele aspecto de facilidade de instalar de dentro do Windows. De resto, pra instalar uma placa de rede e configurar o vídeo, não foi nada “amigável”….
Testei o Jolicloud no meu netbook e um dos prós é que ele reconhece a placa de video GMA 500 da intel… Não existe nenhuma distro linux que funciona no meu EeePC 1201 HAB… Triste isso…
Uso porque só ele fuciona a gma500.
Mas é uma boa distribuição, simples, rápida e funcional.
Realmente é muito bom. Já utilizei. O ubuntu netbook remix não funciona o meu leitor de cartões. No jolicloud funciona. Mas ao instalar o kde, não consegui instalar o suporte para português. Aí, para utilizar o kde, só em inglês. Utilizei a versão RC. Não testei a final.
Ah! Agora utilizo o Mandriva. Funciona tudo.
De todos, o mais rápido testado até agora foi o MeeGo, só está verde ainda, mas o netbook roda Mandriva tranquilamente.