Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Jingle Nodes: o “substituto” Open Source do Skype?

Enviado por Marcelo Hartmann Terres (mhterresΘgmail·com):

“Há muito tempo espera-se que o protocolo Jingle seja a solução para comunicação internet P2P (mais especificamente, leia-se VoIP). Infelizmente, nada muito concreto e inovador foi implementado ao longo dos anos mas a chegada do Jingle Nodes parece que tem tudo para mudar essa realidade.
Saiba mais sobre esse novo recurso do protocolo XMPP e também sobre como começar a usar e testar o mesmo.” [referência: mundoopensource.blogspot.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 24/02/2010 às 10:31 am

    #goodluckwiththat

    Murilo Rodrigues (usuário não registrado) em 24/02/2010 às 11:08 am

    Gostei da noticia, espero bons frutos em breve.

    Outra coisa que aguardo é a aquisição do Google, o Gizmo foi comprado pela gigante da internet e aparentemente ainda não fez nenhuma alteração ou divulgação maior.

    O Gizmo tem a vantagem de usar o protocolo SIP.

    Patola (usuário não registrado) em 24/02/2010 às 11:39 am

    Faltou explicar “de verdade” por que isso desbancaria o Skype quando o gizmo não desbancou. Talvez até aconteça, mas por quê? Só porque o protocolo modificado permite que um cliente assuma as funções de servidor (ficando mais pesado!)?

    E a chamada também diz que explicaria “como começar a usar e testar o mesmo”, mas o link não faz isso.

    Marcelo Terres (usuário não registrado) em 24/02/2010 às 1:00 pm

    Patola,

    o Skype é muito usado ainda em nível corporativo, e com a possibilidade de ter um servidor próprio de Voz (integrado ao seu servidor de mensagens interno) se torna possível para as empresas efetuarem tais ligações sem a necessidade de usar empresas externas pra isso (como o Skype). Sei do caso de muitas empresas que estão migrando do MSN para o XMPP até por questão de segurança. O passo seguinte seria migrar do Skype para o Jingle Nodes.

    Com relação ao uso do Jingle Nodes, você pode já começar a utilizar o mesmo com servidor XMPP ejabberd como eu cito no post. O post, como todos os demais do meu blog, são voltados aos sysadmins e não aos usuários finais, por isso não me preocupei muito com o cliente Jingle Nodes, que como também consta no post será lançado em breve (quando então farei um novo post).

    Abraço,

    Magno (usuário não registrado) em 25/02/2010 às 12:25 am

    O Skype custa muito caro. Há empresas de VOIP, como a Betamax, que vendem pacotes muito mais baratos. O Skype está ganhando rios de dinheiro porque o investimento e divulgação de VOIP é simplesmente nula.

    Quem viu alguma reportagem sobre o orelhão VOIP na Campus Party? A idéia é de dois abnegados paulistas. Visitem liberdadetelefonica.org .

    @Marcelo Terres e @Magno, a questão não é tão simples. No Skype todo mundo consegue comunicar entre os usuários do skype. Com os servidores corporativos você precisaria estar logado nos servidores corporativos, nem toda empresa teria a estrutura pra fornecer contato a todos os seus fornecedores.

    E o Skype faz sucesso porque tem uma compressão muito, mas muito maior que o SIP, conseguindo falar descentemente mesmo com uma banda mais estreita.

Este post é antigo (2010-02-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.