Java: Apache declara guerra à Oracle pelo desrespeito ao licenciamento
Trecho do IDG Now:
Ciente de que a Oracle tem ignorado deliberadamente seus próprios termos de licença da tecnologia Java, a Apache Software Foundation tem conclamado outros membros do Java Community Process (JCP) a votar contra a proposta da próxima versão da linguagem, caso a Oracle insista em impor restrições ao uso do Java de código aberto.
A organização sem fins lucrativos também sugeriu que poderia abandonar o grupo JCP se essas restrições de licenciamento continuarem em vigor.
“Por que iríamos querer fazer parte de uma organização na qual as regras vigentes se aplicam? Nossa presença no comitê executivo da JCP seria uma vergonha. Isso mostraria que a comunidade não tem importância, que nós basicamente nos acomodamos à ação da Oracle de empurrar as coisas sobre nós, sejam ou não benéficas à comunidade”, disse Jim Jagielski, presidente e cofundador da Apache Software Foundation (ASF), em uma entrevista ao IDG News Service.
Esta não é uma batalha nova para a ASF, nem para o JCP. A questão tem sido tão contenciosa que tem atrasado o processo de votação da próxima versão do padrão Java, o Java 7. Mas as linhas dessa batalha foram redesenhadas recentemente e a discussão sobre o papel do JCP em si atingiu um ponto de fervura. (…) (via idgnow.uol.com.br)
bla bla bla bla bla…
Volto a questionar:
Por que diabos a Google ou a IBM não compraram a Sun ?
Certamente são empresas mais bacanas com relação a padrões abertos.
E a Oracle tem Larry Ellison que por si só já é um ameaça a qualquer coisa que o irrite. Para ele ‘matar’ o MySQL porque não pôde colocar LarrySQL pouco custa… :P
@Alexandre de Arruda Paes – A IBM não comprou porque o pessoal da SUN rejeitou sua proposta.
estou migrando tudo para assembly for web
muito mais melhor
Isso mostra o quão sábia foi a decisão da Sun de fazer um comitê que envolvesse todos os interessados (o JCP), ao invés de governar sozinha a linguagem.
E é claro o interesse da Oracle em tentar ignorar esse comitê.
E se a IBM tivesse comprado a Sun? Aí qualquer aplicativo Java ia depender de você comprar um zSeries.
Se a IBM tivesse comprado , o Java realmente estaria morto…
Dou graças a Deus que a IBM foi recusada…
Ela é uma especie de ‘midas ao contrário’ da informatica…
onde ela toca… normalmente vira mer….
Ha Ha Ha… e a Oracle não vem fazendo exatamente isso Dyego? OpenSolaris, MYSQL e OpenOffice te dizem algo? O pior cego é o que não quer ver :P
Caramba antes quando via comentários sobre o fim do Java pensava “esses caras só falam m#$%a”, agora tó começando a ver com outro olhos…
@Marcelo Mendes
Bom , para quem REALMENTE está dentro deste mundo do java , sabe MUITO BEM que o pessoal tinha que levar uma SACODIDA… isso mesmo… afinal o java se arrasta a ANOS com membros na JCP levando mais de 5 anos para aprovar uma spec… fadando a linguagem e plataforma JAVA a fama de estar SEMPRE CORRENDO ATRAS DO PREJUIZO…
Eu acho que tem mais é que dar uma reviravolta e começar a mostrar as coisas de um ponto de vista mais profissional… A oracle esta inveistindo e retirando o que eu chamo de ‘parte podre do java’… a JCP é legal , mas hoje TEM MUITO CACIQUE PARA POUCO INDIO…
OpenSolaris ? Sempre foi um prejuizo e nao tem aderencia…
MySQL ? Ela não fez nada de mais… APENAS aumentou o preço de quem JÁ PAGAVA… quando a versão classic… tinha meia duzia de gato pingado…. a Community continua a MESMA COISA…
OpenOffice ? A sun vivia matando ele mesmo… e agora estão tentando tornar ele algo lucrativo… prq a Oracle é uma empresa e vai visar o lucro é CLARO…
A Sun estava tão errada neste modelo… que faliu.
Boa iniciativa do Apache. Qualquer coisa eu mudo de linguagem mesmo :) O problema neste caso é que é a máquina virtual. Existem outras linguagens que utilizam a máquina virtual java. Por exemplo groovy e scala. Mas se não me engano existe um projeto de uma máquina virtual padronizada por aí!
@ Dyego Souza
“A Sun estava tão errada neste modelo… que faliu.” +1
A Sun se preocupava mais em fazer política do que fazer negócios. Isso não é errado, a IBM, Microsoft, Red Hat, Novell e outras também fazem isso. A diferença é o foco: Essas empresas que citei usavam seu lobby visando vender pra outras empresas. Já a Sun tentava vender coisas pra comunidade, que normalmente compra pouco (ou não compra nada). O que ela ganhou com isso? Apenas uns tapinhas nas costas, vindos por parte da comunidade, dizendo “muito bem, que legal, campeã! Quero trabalhar com você” e pouco (ou nenhum?) lucro.
Então a Oracle a compra e começa a dar uma cara mais corporativa naquilo que a foi a Sun, direcionando-a para o que realmente importa pras empresas: DINHEIRO (sério, acreditem!) e a comunidade fica fazendo mimimi…
Come on, galera.
Os códigos de fonte de (quase) tudo está aí. Os insatisfeitos que criem seus forks e parem de reclamar. O pessoal do OpenSolaris e OpenOffice já estão se mexendo, e eu admiro isso. Porém, fora da gritaria, por enquanto, apenas o LibreOffice aparenta ter algo de concreto.
Esperar pra ver.
Bom, que eu me lembre, a SUN já vinha querendo tomar essas decisões ne?
Então, a coisa não fica de ruim para a Oracle que entrou agora, mas pelas duas. A SUN por começar, e a Oracle por dar continuidade.
O a Oracle está querendo que Apache abandone o Harmony (open source – licença apache) e entre no OpenJDK (software livre – licença GPL).
O que ela quer é o unificar o desenvolvimento do Java livre em um único lugar.
Lucas Timm
Pare de misturar as coisas e de mentir. Sun não vendia coisa somente para a comunidade .Vai se informar um pouco.
Existem muitas pessoas que não querem ver que as atitudes da Oracle são ruins e extremamente preocupadas com a produção de dinheiro.
Oracle está pegando tudo e querendo transformar em open core e através de copyright transformar tudo em BSD.
É muito fácil falar em fazer um fork .Ainda mais do java,onde muito já usam há anos e você esquece que aquilo tem mais de 1 milhão de linhas de código.
Mas acredito que isso foi uma excelente lição para a comunidade ,infelizmente a comunidade aprendeu esperando o “pior acontecer” ,mas aprendeu. A comunidade agora não fica dependente de corporações como antes!
Da Oracle chega aquilo que dela se esperava.
Já a essa declaração do sujeito da ASF, cabe uma interpretação bem interessante do que é esse jogo político e a importância que a comunidade tem nele.. mas é melhor deixar pra lá.
@raquer
e eu vou migrar tudo para BrainFuck .
Python!!! :D
ruby !!!
Lua
http://www.lua.org
AdvPL… rs
qualquer uma
Já to me prevenindo com o C++ e pensando também no Python, se bem que acho estranhas essas sintaxes exóticas dessas linguagens scripts como Python, Ruby, Perl etc. Declarar variavel se especificar o tipo é tenso O.o Espero que não passe de um preconceito meu hehehehe =) Mas por enquanto estou com o Java…Até o fim.
@Psycho Martins: a Sun vinha fazendo isso? Que viagem… Você tem links dizendo onde a Sun queria excluir a Apache do processo do JCP?
Eu vou migrar tudo para BrainFuck porque tem uma sintaxe simples e agradável. Bem melhor que linguagens da moda como C/C++.
@self_liar
“Oracle está pegando tudo e querendo transformar em open core e através de copyright transformar tudo em BSD.”
Hein!?
“Mas acredito que isso foi uma excelente lição para a comunidade ,infelizmente a comunidade aprendeu esperando o “pior acontecer” ,mas aprendeu. A comunidade agora não fica dependente de corporações como antes!”
É verdade: http://br-linux.org/2010/75-do-codigo-do-linux-atual-e-escrito-por-desenvolvedores-pagos-para-isso/
@Rod,
“Declarar variavel [sem] especificar o tipo é tenso O.o”
Uai. Por definição linguagem de script é isso. Toda linguagem de script é assim.
Se você se sente mais a vontade com tipagem forte, experimente Haskell, Clean, OCaml ou ATS.
go, Lua, go!
java um dia tentou ser a linguagem embedded da web, tomou uma tapa na cara de javascript
java um dia tentou ser a linguagem multiplataforma do desktop, tomou uma tapa na cara da Microsoft com sua JVM extendida e foi se esconder nos servidores
java um dia tentou ser a linguagem embedded de dispositivos móveis, mas Lua tem performance quase igual e é centenas de vezes mais leve:
http://shootout.alioth.debian.org/u32/benchmark.php?test=all&lang=luajit&lang2=java
além de ser tecnologia nacional! Deixem java morrer nas mãos dos ianques, ou melhor, eles morrerem na armadilha da linguagem de cabresto…
“Uai. Por definição linguagem de script é isso. Toda linguagem de script é assim.
Se você se sente mais a vontade com tipagem forte, experimente Haskell, Clean, OCaml ou ATS.”
———————————————————————-
humm… Valeu pelas recomendações e obrigado pela correção do “sem”…Acho que vou de Python mesmo, afinal temos que aprender coisas novas também =P
@foobob
Quem merecia um tapa na cara era voce para aprender a parar de falar besteiras…
Comparar laranja com banana…
ScalaVM, anyone?
@Rod,
Use BrainFuck, é muito mais intuitiva que Python ou Perl.
“Use BrainFuck, é muito mais intuitiva que Python ou Perl.”
——————————————————————-
.
Valeu, vou pesquisar sobre BrainFuck(que nome ein! hehehe) também.
Conan, acabei de ver o BrainFuck…Pelo nome ja estava me cheirando a uma cilada kkkkkkkkkk. Mas valeu, nao sou tão nerd assim não =)
“Bom , para quem REALMENTE está dentro deste mundo do java , sabe MUITO BEM que o pessoal tinha que levar uma SACODIDA… ”
Exato. Tanto que quando a Sun estava indo mal, as primeiras opções de QUEM TRABALHA COM JAVA citavam eram: demitir o Jonathan Schuartz, criar uma VM comercial e acabar com a JCP ou reformulá-la.
A Oracle está fazendo exatamente isso. A JCP sempre foi um poço de lentidão, burocracia e ainda criava padrões mal feitos, tinha jsr que acho que o pessoal bebeu demais antes de escrever e aprovar. E bebeu mesmo, porque ficavam 5 anos pra criar e saía cada coisa…
O pessoal fala do JCP como se ele fosse a oitava maravilha do mundo, mas quem acompanhava sabe que não era bem assim. Pro Self_liar e companhia, vou tentar resumir pra ele não dizer mais asneiras e ainda falar que outros estão mentindo:
1. Field-of-Use (FOU). (procura no Google)
2. A Sun tinha poder de veto sobre o JCP, várias e várias JSRs que corrigiriam problemas crônicos do Java foram vetados pela SUn unilateralmente e sem explicação
3. A Sun vira e mexe fazia recursos que não tinham JSR nenhuma, apenas por seus interesses, como o JavaFX
4. O comitê do JCP sempre teve um certo número de cadeiras indicados diretamente pela Sun e um certo número de cadeiras votados pelo JCP. A Oracle seguiu o mesmo modelo, e além da Hologic indicou membros da ASF e do Harmony, os mesmos interesses que já trabalhavam antes.
5. A Sun podia vetar os membros indicados pelo JCP, a Oracle não fez isso
A fundação Apache está achando ruim porque chupava código pro seu Harmony e a Oracle acabou com a farra.
Marcos: o “chupava seu código”, acredito que se refira apenas às APIs (e não suas implementações), certo?