Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Itautec lança nova versão do Librix

Do iG Tecnologia:

A Itautec anunciou o lançamento de uma nova versão de sua distribuição Linux Librix, desenvolvida em parceria com a Unicamp.

Segundo a empresa, entre os principais destaques desta versão estão instalação aprimorada, mais facilidade na configuração de conexões de rede, um ambiente desktop (KDE 4) atualizado, com efeitos 3D e um utilitário que importa arquivos e configurações de partições Windows no HD durante a instalação.

(…) O sistema pode ser instalado em qualquer PC, e a Itautec certifica a compatibilidade com modelos da série InfoWay: ST4160, ST4253, ST4254, ST4262, ST4361 e ST 4271. (via tecnologia.ig.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 2/04/2010 às 2:26 pm

    Mas será que vai ter continuidade e atualizações? Pois é isso que mata qualquer distribuição brasileira por aí. Poderia fazer uma parceria com a Canonical para utilizar o Ubuntu no lugar. Já instalei o Ubuntu em um desktop infoway no serviço e se adaptou perfeitamente.

    Mais gente metendo pau no Librix em 3, 2, 1…

    Xará, não foi por falta de conversar com a Canonical :)
    A Itautec prefere manter a própria distro por ser mais barato para eles e ter controle de tudo que vai nela.

    pimentel (usuário não registrado) em 2/04/2010 às 2:54 pm

    Porque a Itautec não procura uma parceria com a Canonical? nem os usuários mais apaixonados por linux gostam de distribuições feitas “nas coxas” como Librix,Fenix e Insigne.

    pimentel (usuário não registrado) em 2/04/2010 às 2:58 pm

    Adilson,postamos quase ao mesmo tempo,mas do que adianta ter controle de tudo que vai na distro sabendo que ninguém vai usar? será que uma parceria com a Canonical custaria tão caro assim???

    cochise (usuário não registrado) em 2/04/2010 às 3:21 pm

    Porque só a canonical nessa conversa?
    Pode ser Mandriva, SUSE, Vector…
    considerando que a mandriva tem escritírios no Brasil fica ainda mais fácil.

    Linux boy (usuário não registrado) em 2/04/2010 às 3:41 pm

    Alguém sabe se o librix, depois de instalado, usa o mesmo repositório do gentoo ou usa um repositório próprio ?

    Há alguma incompatibilidade com o gentoo ou é uma mera customização do gentoo ?

    Eu volto a dizer que acho errada essa mania do pessoal de dar nome a essas customizações como se fosse uma distribuição linux realmente diferente. O que custava dizer Librix Gentoo ou Gentoo Itautec ?

    Depois o pessoal fica sem suporte porque acha que não é a mesma coisa que o gentoo e muitos acabam apelar para a solução covarde e fácil de remover o linux e instalar um windows pirata.

    Ivan (usuário não registrado) em 2/04/2010 às 4:04 pm

    Eu penso que mais do que criticar e questionar, devemos incentivar a iniciativa da Itautec.
    Primeiro porquê o Librix é derivado do Tutoo e este derivado do gentoo, que muitas pessoas consideram uma boa distribuição e está entre as 20 mais populares do Distrowatch.
    Segundo, devemos dar atenção ao trecho “distribuição Linux Librix, desenvolvida em parceria com a Unicamp. “, muitas vezes leio reclamações de que no Brasil existe pouco investimento em pesquisa e tecnologia, então ler que uma empresa nacional se associa a uma faculdade publica para desenvolver uma distribuição e isso não irá beneficiar só a empresa mas toda a nossa sociedade me deixa animado.
    Terceiro, pelo que li do Librix no site da Itautec o foco dele é o mercado corporativo, então eles, provavelmente, estarão mais preocupados com estabilidade do que novidades, Empresários costumam ser bastante conservadores, então não tenho expectativa que sairá uma nova versão do sistema com as últimas atualizações do KDE a cada 6 meses, se eles mantiverem um cronograma razoável, como faz A Debian(pronto, quando estiver pronto), já me darei por satisfeito.
    Por isso desejo vida longa ao Librix e sucesso à equipe da Unicamp que está trabalhando no projeto, isso pode se refletir em mais conhecimento, trabalho e oportunidades de negócios para todos nós.

    Pimentel, para mim fica complicado externar minha opinião nestes assuntos pois trabalho para Canonical mas não, não é caro mas nem sempre o preço é o fator determinante. Quando o é, muitas integradoras/fabricantes vão atrás de outras distribuições que oferecem um preço (muito) menor que a Canonical ou a Mandriva, por exemplo, sem mesmo se importar se a distro vai funcionar plenamente, terá atualizações, etc. Ele já considera que o cliente dele vai simplesmente instalar um windows pirata em cima e usa Linux apenas para ter um preço menor não só por conta da distro mas por causa de reduções de impostos que caem sobre quem usa software livre.

    André Vitor (usuário não registrado) em 2/04/2010 às 7:29 pm

    O Librix, até onde sei, e usei, não é uma distribuição “feita nas coxas”, como insigne. É um desktop muito bom, com todos os recursos do KDE4 e do Gentoo, e mais algumas coisas. Ele usa os repositórios do Gentoo, com o portage, mas também tem uma ferramenta de instalação gráfica de pacotes, que usam pacotes binários de um repositório próprio. De qualquer forma, não quebra, de forma alguma, a compatibilidade com o Gentoo, sendo que pode usar o portage normalmente, quando quiser, e seus pacotes podem ser instalados em qualquer gentoo sem problemas. Suponho que aqueles que criticaram nos primeiros posts nunca tenham usado essa distribuição, por estarem criticando tão veementemente.

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 2/04/2010 às 8:22 pm

    Hmm quero só ver se os modelos vendidos com Librix vão ter suporte aos efeitos 3D do KDE4.

    Me irrito qdo vejo que praticamente todos os pcs com linux em lojas aqui da região vêm com placa gráfica Sis. Grrrr…

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 2/04/2010 às 8:22 pm

    — Ah, e se não é Sis é a desgraça da Via.

    ifehufhu (usuário não registrado) em 2/04/2010 às 8:45 pm

    @André Vitor, Não liga não. Infelizmente hoje uns 80% dos usuários do Ubuntu querem “monopolizar” o Ubuntu, e isso está refletido aqui.

    Marcos (usuário não registrado) em 2/04/2010 às 9:08 pm

    @Peterson, a distribuição da Itautec é voltada ao mercado corporativo e homologada no hardware deles, não em qualquer hardware.

    Ivan (usuário não registrado) em 2/04/2010 às 9:12 pm

    @Peterson

    Uma rápida leitura do post e acesso ao link tira a dúvida sobre qual é a configuração usada nos computadores vendidos com Librix, e só pra constar nem sou cliente ou funcionário Itautec, tenho um 1545 da Dell, que infelizmente, no Brasil, não posso comprar com Linux nenhum instalado.
    @ Adilson
    Você percebe que quando se coloca como funcionário da Canonical, você está colocando sua opinião, mesmo que não oficialmente, como a opinião da empresa em que trabalha?
    E que a forma como você se expressa coloca o Librix na categoria de distro feita nas coxas, quais informações você tem para demonstrar isso?

    Não me parece que o Adilson tenha de alguma forma dado a entender que a opinião expressa por ele é a da empresa onde trabalha – para mim parece que ele fez exatamente o contrário disso, expondo a dificuldade em se manifestar quando parte considerável do público local sabe da sua afiliação profissional.

    Nem me parece que ele tenha afirmado ou dado a entender que o Librix está na categoria das distribuições feitas nas coxas. Quem disse isso foi o Pimentel (e o Andre Victor negou, após). O Adilson respondeu à outra pergunta genérica do Pimentel (“de que adianta ter controle se ninguém vai usar”) dizendo algo que eu também suponho e já escrevi anteriormente, quando analisei uma distribuição feita às pressas e a facão: aparentemente alguns fabricantes não têm mesmo interesse sobre se alguém vai usar o sistema operacional que eles incluem para reduzir custos. Pelo contrário: já se publicou anteriormente que aparentemente em alguns casos o fabricante tem apenas o interesse em reduzir custos e conta com a intenção de boa parte do público em trocar o sistema operacional por outro quer eles já conhecem, assim que colocarem as mãos na máquina.

    Não sei se é o caso do Librix, e nem creio que da resposta do Adilson seja correto concluir que é.

    Smaug (usuário não registrado) em 2/04/2010 às 10:42 pm

    Tive uma enorme decepção com o Librix. Comprei um laptop da Itautec, gostei do visual do Librix, mas ele travava direto. Tentei reinstalar, usando o CD que veio junto, mas ele também travava. Liguei pro suporte e a decepção veio daí: o funcionário nem sabia do que eu estava falando; chegou a dizer que só entendia de Windows e que eu devia fazer isso mesmo: tirar o Librix e colocar o XP.

    Tirar o Librix, eu tirei, mas no lugar coloquei o Xubuntu.

    Livre1 (usuário não registrado) em 3/04/2010 às 3:59 am

    Esse Librix pra mim e igual Insigne é Fenix é por isto que quando vem com um sistema deste a maioria prefere colocar Windows Pirate Edition.

    Sistema bom pra uso e Ubuntu, Mandriva, Slackware etc.

    Aqui os meus parentes que usam Linux usam uma das 3 acima, uso ubuntu é estou satisfeito claro depois que removo o pacote Mono é outros programas com patentes é proprietarios.

    Linux boy (usuário não registrado) em 3/04/2010 às 7:54 am

    Como eu já falei, o maior problema das distribuições criadas pelos fabricantes ou por meia dúzia de pessoas que remasterizam uma outra distribuição e colocam um novo nome se chama SUPORTE.

    Se queremos que o linux seja cada vez mais usado por pessoas leigas e “normais” (sem conhecimento ou com conhecimento básico de informática), será preciso ajudá-las sempre, assim como eles costumam ter a ajuda de vizinhos, amigos ou parentes com conhecimento maior de windows para instalar e configurar os windows piratex nos micros deles.

    Para o fabricante até é mais fácil instalar uma das principais distribuições. No máximo vai ter trabalho só de criar um ou outro pacote para suportar um determinado periférico que já não esteja incluído na distribuição.

    André Machado (usuário não registrado) em 3/04/2010 às 10:37 am

    O Librix, até onde sei, e usei, não é uma distribuição “feita nas coxas”, como insigne. É um desktop muito bom, com todos os recursos do KDE4 e do Gentoo, e mais algumas coisas. Ele usa os repositórios do Gentoo, com o portage, mas também tem uma ferramenta de instalação gráfica de pacotes, que usam pacotes binários de um repositório próprio. De qualquer forma, não quebra, de forma alguma, a compatibilidade com o Gentoo, sendo que pode usar o portage normalmente, quando quiser, e seus pacotes podem ser instalados em qualquer gentoo sem problemas. Suponho que aqueles que criticaram nos primeiros posts nunca tenham usado essa distribuição, por estarem criticando tão veementemente.

    O problema é que, por melhor que seja a distribuição, quando um usuário chega em um fórum ou comunidade de Linux e diz que tem um problema, os outros usuários começam a atacar a distro, forçando o usuário a achar que ela é ruim e a usar algo que, segundo a opinião deles, é melhor ou “de verdade”.

    Ivan (usuário não registrado) em 3/04/2010 às 12:41 pm

    @ Augusto
    Ok,lendo e relendo os textos dele posso concordar que o que foi falado não atinge o Librix diretamente, mas em uma primeira leitura, e em uma segunda continuei em dúvida sobre esses pontos.
    Como diz meu professor de humanidades “O significado da comunicação não é somente o que você pretende, é também a resposta que obtém”.

    Lenin (usuário não registrado) em 3/04/2010 às 2:41 pm

    Tirar o librix pra instalar o “ku”buntu é pra matar !!! o librix é melhor que o ku…

    Macarrão (usuário não registrado) em 3/04/2010 às 4:24 pm

    Já temos tantas distribuições maduras e bem estabelecidas, para que mais uma que, sem hipocrisia, deixará o usuário leigo com aquela má impressão do Linux? Também acredito que o único objetivo de se “criar” pseudo-distros como Librix, Fênix e Insigne é reduzir custos. O mercado real dessas empresas é o proprietário.

    “Windows®. A vida sem limites. A Itautec recomenda o Windows 7.” -> http://www.itautecshop.com.br/

    Piada, né?! Agora uma busca por “Librix” ☞ http://3.ly/6rDn

    André Caldas (usuário não registrado) em 3/04/2010 às 5:26 pm

    Juntando o Macarrão com o Linux boy, acho que o ideal seria:
    * Usar uma boa distro, já estabelecida.
    * Ter suporte técnico REAL.

    A empresa que vende o hardware, pode muito bem trabalhar JUNTO com a comunidade para garantir que tudo vai funcionar bem, ao invés de ficar re-inventando a roda.

    Ah… não estou dizendo que não se pode fazer uma distro nova. Apenas que NESTE CASO é uma má ideia.

    Thales Oliveira (usuário não registrado) em 4/04/2010 às 12:06 am

    Assino embaixo @Macarrão

    Maria (usuário não registrado) em 5/04/2010 às 3:29 pm

    Sabe o que é mais complicados para usuários como eu, que mal sabe entrar na internet sozinha? É procurar uma informação e ao invés de ajudarem a tirar as dúvidas ficam falando pra mim: “Esse linux é um porcaria, põe ubuntu, põe mandriva, é melhor usar debian puro…”
    Pelo menos, deixando o original que veio de fábrica eu ligo no suporte e eles tiram minhas dúvidas. (Tenho um PC Itautec e um STI com Insigne). Diga-se de passagem que sempre fui bem atendida nos dois…

    André Caldas (usuário não registrado) em 5/04/2010 às 9:45 pm

    @Maria,

    Acho que você entendeu um pouco errado. Ninguém está fazendo “gerra de distros”. Ninguém está mandando você (usuária) optar por remover o seu SO. O que estão dizendo é que empresas sérias não deveriam deixar o usuário com um sistema porcaria feito “nas cochas”, mal acabado e cheio de problemas. Deveriam colocar um sistema BOM para que você não precise trocar.

    Seria realmente uma maravilha se Insigne prestasse, por exemplo. Me pouparia o trabalho de trocá-lo por algo descente. Com um sistema porcaria como o Insigne, você fica sem atualizações e etc. Se eles adotassem um bem estabelecido, não precisariam se preocupar em manter a qualidade de 1000 pacotes de software. Poderiam se preocupar APENAS com os drivers da sua placa wireless, por exemplo. Trocariam 1000 pacotes por uns 3 ou 4. Por isso é que digo que é burrice. Não sua, mas deles.

Este post é antigo (2010-04-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.