Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


IRPF no Linux: como instalar, relatos de uso, tutoriais em vídeo, programa alternativo e mais

A Receita liberou o programa do Imposto de Renda 2010 ontem, e um tsunami de posts a respeito passou pelos meus feeds. Selecionei alguns deles abaixo:

Declaração do Imposto de Renda no Linux: “A Receita Federal liberou hoje o programa de declaração de imposto de renda. Mas a pergunta que muitos iniciantes no mundo do pinguim fazem é: como instalar no Linux? No Blog há duas explicações sobre como proceder.” [Enviado por Guilherme Mac (gui84macΘgmail·com) - referência (guilhermemac.blogspot.com).]

IRPF 2010: “Como acontece nesta época baixei os programas para o Imposto de Renda Pessoa Física 2010, versão para LINUX no site da receita federal. Bastou tornar os programas executáveis, com o chmod +x, e a instalação, tanto do IRPF2010 como do ReceitaNet transcorreu sem problemas.(A exigência é ter o Java Instalado). Fiz a declaração sem problemas, importando os dados da declaração anterior. Entretanto, não consegui enviá-la pelo ReceitaNet. Não sei se problemas de servidores ou do próprio software de envio.” [Enviado por BASILIO ROSA (basiliogΘgmail·com) .]

Imposto de Renda no Ubuntu como instalar: “O imposto de rende de pessoa física é uma realidade já faz uns anos, feito em Java torna-se multiplataforma bem mais fácil. E como deve ser feito sua instalação? Que pacotes? Onde achar as telas para acompanhar o processo? Eu fiz isso para os usuários do Ubuntu, segue no link:” [Enviado por André Gondim (andregondimΘubuntu·com) - referência (andregondim.eti.br).]

Instale o IRPF 2010 no linux: “O programa para o IRPF 2010 foi disponibilizado, e já vem aquele sofrimento para os usuários linux. Como baixar, instalar, as dependências, máquina java, etc. Fiz instalação na distro Ubuntu 9.10, que rolou sem dificuldades e pode ser usado em qualquer distro Linux. Baixe o arquivo na Receita Federal e instale a máquina virtual JRE (sudo apt-get install sun-java6.jre). Pelo terminal digite apenas ./IRPF2010linux-x86v1.0.bin . Coloquei um guia visual no youtube, é só conferir http://www.youtube.com/watch?v=ux0okrXWPZM :)” [Enviado por IvanSampa (ivansampaΘgmail·com) .]

Software alternativo da FSFLA É alternativo mas não passou por nenhuma homologação ou aprovação da Receita. Trecho do anúncio:

(…) O IRPF-Livre 2010, que agora disponibilizamos, efetua cálculos e gera arquivos de declaração idênticos aos produzidos pela versão de testes do IRPF 2010, disponibilizada pela Receita Federal em janeiro, reconfigurada como versão final para possibilitar a gravação de arquivos. Em geral, entre a versão de testes e a final, não ocorrem alterações no formato de arquivo ou nos cálculos definidos em lei, portanto estamos confiantes de que o programa que publicamos será útil para a preparação, sem uso de qualquer software privativo, de declarações de IRPF para entrega, em disquete ou pen drive, nas agências da Receita Federal, do Banco no Brasil e da Caixa Econômica Federal. (…)(via fsfla.org)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Jackson (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 9:31 am

    Um detalhe a acrescentar a instalação do ReceitaNet não funciona no OpenJDK, deve-se desinstala-lo e instalar o sun-java6-bin, sun-java6-jre e sun-java6-jdk

    Robson (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 9:34 am

    Fiz a instalação do IRPF e Receitanet sem problemas no Ubuntu 9.10.

    PoolS (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 9:43 am

    Fiz a instalação do IRPF e Receitanet sem problemas no Ubuntu 9.10 [+1]

    Realizei a importação da declaração de 2009 e inclusive já enviei utilizando o receitanet. Tudo tranquilo.

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 9:45 am

    Para mim foi tranquilo. O que demorou mais foi o download do programa. O resto foi instalar no Debian 64 fazer a declaração e enviar.

    Bem simples.

    Completando meu comentário, que o Augusto colocou acima como IRPF 2010): hoje pela manhã consegui fazer o envio através do RECEITANET. Portanto, o problema era com os servidores.

    Apenas está havendo problema com a impressão do recibo. O sistema procura o recibo no diretório ProgramasRFB > irpf2010 > transmitidas quando o certo seria ProgramasRFB > irpf2010 > gravadas. Quando vou ao diretorio correto o programa não responde corretamente mas pode-se gerar uma imagem *pdf e fazer a impressão sem problemas (pode demorar um pouco).

    Lucas Fernando Amorim (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 9:57 am

    Para mim funcionou tudo perfeitamente, consegui na tarde de ontem enviar a minha declaração. Deveriam colocar nos repositórios Ubuntu e Fedora o aplicativo da Receita. o/

    Denis (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 10:53 am

    Em relação à instalação, deparei-me com a mensagem: Searching for Java(tm) Virtual Machine…
    ……..The wizard cannot continue because of the following error: could not load wizard specified in /wizard.inf (104)

    É importante dizer que após instalar o java sun, deve-se setar no sistema o caminho da nova instalação java, pode ser algo como:
    export JAVA_HOME=/opt/jre1.6.0_18
    (onde está opt e jre1.6.0_18, coloque o caminho da pasta onde vc instalou o novo java sun).

    Depois disso tudo funcionou perfeito. Essa dica eu peguei aqui: http://www.blogaro.com.br/blog/tag/irpf/

    Outro detalhe, não precisei abrir o programa ReceitaNet separadamente. No menu do IRPF 2010, escolhi a opção “Declaração” e “Transmitir via internet”. Depois só precisei imprimir o recibo.

    Aqui estou utilizando o Mandriva 2010. Tirando esses pequenos detalhes, não tive maiores problemas. Quanto mais usuários usarem a versão Linux esse ano, tanto para gravar como para enviar, maiores serão as chances de continuarem lançando versões linux nos próximos anos. Lembrando que no ano passado, a Receita chegou a emitir um aviso dizendo que descontinuaria as versões Linux, pois eram muito poucas as pessoas que as utilizavam. Então foi uma boa surpresa essa versão 2010.

    []s,

    Magno (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 10:54 am

    Fiz o download via wget. Ele simplesmente “sugou” o programa do site da Receita :-) No mais, foi tudo tranquilo. Já declarei e enviei ontem mesmo.

    Alexandre Santana (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 11:03 am

    Srs, eu já havia tentado sem sucesso utilizar a versão do IRPF 2009, ou seja consegui instalar mas não consegui gerar a declaração. Só consegui instalar a versão 2010 após a desinstalação do OpenJDK e instalação do sun-java-6-16 como dito acima, e é muito importante a configuração da variável JAVA_HOME no arquivo .bashrc. Consegui fazer a importação dos dados da declaração anterior sem problemas, gravar a declaração e transmitir com o ReceitanetJava que foi muito rápido(na madruga). Abs a todos.

    Também não tive problemas de instalação no Mandriva 2010 64 bits. Ainda não enviei, mas pra carregar foi normalmente, inclusive com as fontes bem visualizadas.

    Testei o beta e tinha reportado alguns bugs, o pessoal me respondeu na época e corrigiram pra essa versão, ponto pra equipe deles.

    Todo ano o número de declarações entregues pelo Linux é pequeno, uma coisa que poderíamos fazer pra mudar isso é ajudar o máximo de pessoas possível a declarar pelo Linux. Em casa, eu faço dos meus tios e primos, antes fazia na casa deles, hoje faço e envio na minha e depois salvo em um disquete pra eles abrirem de seus computadores.

    Celso K (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 11:52 am

    Funcionou perfeitamente no Ubuntu 9.10.

    Lembrando que no ano passado, a Receita chegou a emitir um aviso dizendo que descontinuaria as versões Linux, pois eram muito poucas as pessoas que as utilizavam. Então foi uma boa surpresa essa versão 2010.

    Acredito que você se refere à versão Java com o instalador específico para GNU/Linux, não é? É óbvio para qualquer um que o programa tem obrigatoriamente que ser multiplataforma, já que em 2011 não vai existir mais formulário em papel, só existirá declaração “eletrônica”.

    Seria o maior dos absurdos se o governo pudesse exigir o uso de um OS específico (seja qualquer um) para rodar o tal programa (que, aliás, não tem a menor justificativa para não ser aberto, como a FSFLA provou).

    Agora, se aquele partido da ave de bico comprido e cheio de relações carnais com a MS voltar ao poder federal, é melhor ir se preparando, não tenho dúvida nenhuma de que tudo pode acontecer.

    Aqui funcionou certinho, com Kubuntu 9.10 64 Bits e OpenJDK 1.6.
    Só não testei se envia, porque sou isento… =P

    mdv (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 12:37 pm

    Enquanto isso, quem tem ganho de capital só pode usar o windows para declaração… :-(

    http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/GanhoCapital/2009/GCapital/programa2009.htm

    jrmessias (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 1:38 pm

    Tenho o Ubuntu 9.10e meu filho falou-me que se eu quiser baixar coisas compatíveis com ele, deve ser de 32 e não de 64 bits (????) e, de preferência do Debian ou com um código i386 (eu acho que é isso).
    Tentei seguir seu tutorial e o bicho nem se mexeu.
    Tem solução fácil para esse problema?

    @mdv, no ano passado rodei o ganhos de capital no wine.

    Yan (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 2:02 pm

    A instalação no MANDRIVA 2010 foi tranquila,
    instalou tudo ok.

    Está funcionando muito bem o IRPF e o ReceitaNet.

    (o pacote java-1.6.0-sun foi instalado antes)

    Guilherme Mac (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 2:21 pm

    @marcosalex
    ano passado fiz pelo Ubuntu 64-bit. Ele faz tudo normal, mas não enviava. Pesquisando pela net descobri que ninguém com 64-bit conseguia enviar, ou seja, o Receitanet (pelo que testei e pesquisei) não funciona em 64-bit.
    No primeiro link, lá em cima, tem uma explicação (no final do artigo do blog) como mudar o Java 64-bit para o 32-bit (que funciona normalmente) para enviar.

    Tiago (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 3:30 pm

    Ubuntu 9.10 64bits

    Testei a instalacao do IRPF2010, tanto o bin quanto o zip (multiplataforma) e funcionou bem.
    So chamo atencao para caso a instalacao seja feita como root no caso do arquivo.bin o programa nao abrira devido a problema de permissao, devendo, entao, alterar a permissao da pasta na qual o programa foi instalado.

    Ainda nao testei o ReceitaNet.

    André Caldas (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 3:32 pm

    Aquele negócio de XML era mito? Não tinha uma história de que a receita ia adotar o XML como formato dos arquivos?

    André Caldas.

    Patola (usuário não registrado) em 2/03/2010 às 5:00 pm

    Parabéns ao Oliva (e eventuais colaboradores) por seu esforço incansável de prosseguir atualizando o IRPF-Livre destarte possibilitando que se a versão que funciona em GNU/Linux (a em java) for descontinuada, ainda teremos a possibilidade de usá-la.

    Aliás, fiquei um pouco chateado porque não houve comentários sobre essa versão, apenas a notícia. Por que os que tiveram dificuldade para instalar o IRPF não aproveitaram e tentaram o IRPF-Livre? É em texto, mas por outro lado funciona de cara com o openjdk e a instalação não vai ter tanto problema com o wizard…

    (Bom, por outro lado, não fizeram ainda funcionar o receitanet livre… Mudaram o protocolo)

    alex (usuário não registrado) em 4/03/2010 às 11:12 am

    Quando mando imprimir a Declaração não aparece na tela os valores em reais da última coluna, exceto a primeira e a última página que aparece perfeitamente, porém as páginas intermediárias não aparece os valores em reais.

    Parece ser defeito do programa???

    Eu quero imprimir a declaração para conferir e só depois enviar.

    Valmir (usuário não registrado) em 5/03/2010 às 8:11 am

    Ola Alex.

    Estou com o mesmo problema.

    Voce achou a solucao ?

Este post é antigo (2010-03-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.