Irã confirma que worm Stuxnet atingiu centrífugas de urânio
A notícia não tem relação direta com o código aberto, mas a confirmação de eficácia de um ataque projetado na forma de um malware com alvo específico na infraestrutura bélica de um país tem consequências geopolíticas mas também tecnológicas – e pode mudar os requisitos para seleção de sistemas em aplicações estratégicas, no futuro.
Trecho da nota do IDGNow:
O worm Stuxnet atingiu as centrífugas usadas para enriquecer urânio nas instalações nucleares do Irã, segundo declarações que o presidente Mahmoud Ahmadinejad teria feito na segunda-feira (29/11), afirmou a Reuters.
De acordo com o informe, Ahmadinejad disse que os inimigos do Irã “conseguiram criar problemas para um número limitado de nossas centrífugas com o software que eles instalaram em peças eletrônicas”, disse, em entrevista.
(…) Descoberto em julho, o Stuxnet é o primeiro worm projetado para atacar sistemas industriais como usinas de energia e reatores nucleares.
O Irã já havia confirmado que o worm tinha afetado instalações no país, incluindo sistemas não-críticos de um reator nuclear. Mas esta é a primeira vez que se diz que o Stuxnet também afetou centrífugas.
Pesquisadores de segurança acreditam agora que o Stuxnet tem pelo menos dois alvos: centrífugas como as que Ahmadinejad se referiu na segunda-feira, e um outro tipo de sistema industrial que seria a meta do que se convencionou chamar de “código de ataque 417″ do worm.
O pesquisador Ralph Langner, que estuda o Stuxnet, acredita que este segundo alvo pode ter sido uma turbina do reator nuclear Bushehr, do Irã. (via idgnow.uol.com.br)
Tá, ok, pera, deixa eu ver se eu entendi direito. Não, eu devo ser muito ignorante e alguma coisa está errada. Eu devo estar por fora desse negócio de worms, vírus, etc, mas…
… O cara roda Windows numa usina nuclear? O________O #2012
Isso, usa Windows!!!
Um caso de ironia do destino. O melhor software instalado nesse equipamento com certeza é o próprio Worm….
sem comentarios……………………….nada a declarar…….
Get the facts!
agora mais do que nunca eu fico com a certeza que eles não podem ter usina nuclear….
agora me diz uma coisa, como vcs acham que o worm chegou lá???
@erico
Segundo informações não oficiais, inclusive de orgãos de inteligência, o Stuxnet teria infectado máquinas iranianas por uso de pendrives infectados e laptops pessoais infectados ligados à rede interna.
Veio junto com a cópia pirata do Tropa de Elite 2
Se o mundo acabar amanhã por um tipo de problema parecido com este aí eu quero estar bem longe depois de amanhã… Ops, depois de amanhã pode ser tarde… Brincadeira em. Que segurança este país passa para o resto do mundo. Está parecendo a gestão da prefeitura de minha cidade… Não, não é de admirar, nós fomos avisados…
Será que alguém pode ser tão
burroinocente para implementar uma instalação nuclear usando Windows nos controladores, por vontade própria, ou por achar que é a melhor plataforma? É inconcebível.Mas é o fabricante dos controladores quem determinou que o soft deles só funcionaria em cima de Windows. Aí é que está a questão mais assustadora. Será que a Siemens poderia ser tão incompetente a ponto de fazer tal opção por conta própria? Parece óbvio que isto seria absurdamente impensável; o que certamente deve haver são relações carnais entre ela e a MS, envolvendo muito $, para promover tal uso. Ou seja, a MS é totalmente responsável por essa situação estapafúrdia, e pelo que possa acontecer em função dela.
Se a própria EULA do Windows diz pra não usá-lo neste tipo de sistema, o que falar?
Embora a m**** da fonte não dê o link de onde retirou, o que eu entendi pelo texto é que não existe relação do worm com um sistema operacional em especifico. Poderia esse worm estar instalado diretamente no ‘hardware’, como mencionado por aqui a pouco tempo?
@Barba
Muito pelo contrário! O worm explora ao mesmo tempo diversas vulnerabilidades “0-day” do Windows, coisa estranhíssima e que até hoje não tinha sido vista, segundo o que foi comentado.
E outro detalhe, que talvez muitos não saibam:
Aquela plataforma de petróleo que explodiu e vazou por meses, usava sistemas de controle sabem de quem?
Aquela usina de alumínio que deixou vazar lama tóxica, usava sistemas de controle sabem de quem?
Lendo tudo isso me pergunto, não era proibido o uso de sistemas criados nos EUA por nações “não-amigas” dos EUA e com isso Irã só poderia usar a versão Piratex?
Ou Irã é amiguinho agora?
E @Barba, esqueci de comentar outra coisa:
Na grande mídia “especializada”, nunca, jamais você vai encontrar qualquer referência a “vírus de Windows”, “worms que atacam sistemas Windows”, “Windows infectados”, ou algo assim. Pode procurar para ver se acha.
Sempre, em todas as ocasiões, tudo que você vai conseguir ler sempre vai ser “vírus de computador”, “worms que atacam sistemas computacionais”, “computadores infectados”. Windows e MS são termos absolutamente proibidos. É outra situação assustadora.
poxa, então o reator do Irã é igual Lan House?
Botou o pen drive, pega vírus.
Será que depois disso, vão bloquear o MSN? =P
Lendo esta matéria fiquei pensando nas nossas infalíveis urnas eletrônicas.
O que é isso pessoal… O Irã sabe brincar o jogo, o problema é que falta dinheiro para fazer as coisas da forma “certa”. Daí eles acabam escolhendo o mais barato.
Mas o windows não tinha uma porta dos fundos que a nsa usava …., entao os EUA sabem tudo o que se passa no Irã …
QNX, QNX
repitam QNX
Deve-se usar QNX
Nem software livre é indicado nesses casos.
QNX
A culpa não é da Microsoft: É do Irã…
PS: E essa é a primeira vez que eu não digo: “Todo castigo pra usuário de Microsoft é pouco”. Afinal, nesse caso, não tem nada de “pouco” numa explosão nuclear. :P
Pessoal,
É importante observar que o Stuxnet é um worm muito sofisticado.
Se minha memória não me trai, vi algo sobre o worm infectar um software para Windows responsável pela criação de firmwares para dispositivos baseados em ARM.
Talvez nesse caso o que esteja em uso nas centrífuga sejam processadores ARM. Nesse caso, não seria correto afirmar que a centrífuga roda Windows ou que ela está infectada por um worm de Windows.
Há alguma prova de que os sistemas utilizados são Windows?
Eu ainda não vi nenhuma…
Usinas nucleares no irã, agora se imagina esse worm no LHC. Ai voltaremos para idade media a terra seria novamente o centro do universo. só que um universo intra universo. seria uma m**** muito grande…
O Stuxnet é um worm que atua especificamente contra sistemas SCADA (controle de infraestrutura – usinas, barragens, malha elétrica, etc.) em plataforma Windows. As referências no rodapé do artigo específico na Wikipedia podem ajudar quem tiver dúvidas a respeito.
Pelas informações da Wikipedia, o worm tem a capacidade de reprogramar hardwares PLC (programmable logic controller).
Se esse for o único hardware de controle das centrífugas afetadas, ainda me parece incorreto afirmar que elas são baseadas em Windows.
English Reference
http://www.bbc.co.uk/news/world-middle-east-11414483
Po**a Ahmadinejad, não enfraquece. Troca esse lixo de Gweandles por Linux.
Ahmadinejad é esperto ele só está dizendo que as centrífugas foram afetadas por worm para os americanos acreditarem, enquanto ele ganha tempo para criar a bomba atômica.
Eu me recuso a acreditar que estavam usando Windows pra gerenciar uma usina nuclear.
@Marcio, isso está nebuloso, se eles tivessem perto da bomba, certamente, Israel já teria interferido, mas esse worm já deve ter feito um estrago, pois, o Irã já quer negociar com as potências, mas já avisaram que se não for sério, nem vão começar.
@Isax, QNX é parte open source, caso queira saber :-)
Bem, no caso do Windows, é proibido que este nome ou o da Microsoft seja citado. Se fosse Linux, certamente veríamos o Ballmer esbravejando para os quatro ventos como o software livre é ruim, pois todo mundo conhece as falhas de segurança :-)
Mas mancada do pessoal…
Ah sim, para quem acha que malware é só pra Windows, naquele filme Transformers, o primeiro, os alienígenas lançam um vírus que domina todos os computadores do mundo. Logo ele não ligava para sistema operacinal ou arquitetura computacional. O bicho era bom mesmo. Pena que aquilo era só cinema e o diretor do filme não entenda nada de computadores… :-)
Quanta inocência. Mesmo que a usina nuclear não tivesse uma única máquina Windows, teriam feito o vírus para atingir seja lá o que fosse que eles usassem.
Bem feito por usar Windows.