Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Invesalius 3.0b1: nova versão do software livre brasileiro para reconstrução 3D de imagens médicas

Enviado por Tatiana Al-Chueyr:

É com muito orgulho que nossa equipe divulga o lançamento do InVesalius 3.0 Beta 1. Para os que não conhecem, o InVesalius é um software livre para reconstrução 3D de imagens médicas – e está disponível sob GNU GPL 2. Para entender melhor o que é o programa, vejam as telas em nosso Trac.

O InVesalius foi integralmente escrito em Python e utiliza uma série de tecnologias livres. Para interface, por exemplo, foi utilizado wxPython. O software está disponível para Windows e GNU/Linux, tanto 32 bits, quanto 64. Logo também haverá instalador para MacOS X (aqueles que não aguentarem esperar o pacote oficial, podem rodar o InVesalius a partir do código fonte — ajuda é bem vinda ;)).

Graças ao GNU gettext e ao Transifex, o InVesalius já foi traduzido para inglês, espanhol, português e francês (italiano e grego a caminho…).

Esta versão foi escrita do zero, para resolver problemas crônicos das versões anteriores. Estamos organizando o ciclo de desenvolvimento e releases, para facilitar contribuições externas. Saibam mais sobre este release e baixem o InVesalius. Esta versão já vem com um exemplo, para o pessoal que não é da área médica.

Toda forma de ajuda é bem vinda.


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Willian (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 9:11 am

    Acho interessante como o software livre está presente em várias áreas :)

    Paulo Scearin (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 9:47 am

    Parabéns pela equipe. Orgulho de ser brasileiro nestas horas. :D

    Parabéns ao pessoal Invesalius!

    erickgoes (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 11:54 am

    Não conhecia este software, até agora. Achei muito interessante.
    Parabéns pessoal

    magic (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 12:21 pm

    Se não me engano existem mais dois projetos nesta área, patrocinados pelo governo em estagio bem avançado

    Wallacy (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 1:20 pm

    Trabalhei com esse software em um projeto da faculdade, e ele é simplesmente muito bom! Trabalhamos ainda nas primeiras versões deles, e depois que o projeto foi concluído a equipe gostou tanto dele que se passou a desenvolver para o projeto, não só ajudando nas traduções como portando para outras plataformas, já que até então só existia versão para Windows do projeto.

    Eu saí do projeto, porém toda vez que vejo uma noticia relacionada fico na “saudades”, pois é raro ver um projeto de software como esse que na pratica pode ajudar muitas pessoas, já que todas as imagens tratadas pelos software pode auxiliar e muito medicos a diagnosticar doenças.

    tatiana_alchueyr em 18/02/2010 às 2:04 pm

    Valeu pelos elogios, pessoal..! A equipe toda (eu, Paulo e Thiago) agradece o reconhecimento.

    magic: Se der, passe mais detalhes sobre esses projetos… Seria ótimo trocarmos experiências com equipes de outros softwares livres da área, ainda mais também sendo apoiados pelo governo!

    Wallacy: Quando sua equipe trabalhou no InVesalius..? Se der, retornem para comunidade… Desde que internacionalizamos o InVesalius ficamos sobrecarregados com as traduções, e qualquer ajuda neste sentido seria ótimo…! (http://www.transifex.net/projects/p/invesalius/). Também nos desdobramos para dar suporte ao Windows, Ubuntu, Fedora e MacOS… Se vocês tiverem conseguido portar para outras plataformas, compartilhem a experiência!

    Rafael (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 3:33 pm

    Meus mais sinceros parabéns. Fico muito feliz em ver o SL chegando nas mais diversas áreas.

    Muito sucesso!

    Rafael

    Wallacy (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 5:24 pm

    tatiana_alchueyr,

    Provavelmente já foi reportado, isso foi em 2006-2007. Na época minha colega de projeto Carolinha disse que estava com alguns colegas da UNB desenvolvendo a versão para Linux, e que estavam em contato direto com vocês.

    Não sei de mais detalhes, pois na mesma época sai do projeto IACVIRTUAL (Inteligência Artificial Aplicada na Modelagem e Implementação de um Consultório Virtual).

    Se não me engana a Carolina disse que o port era feito WxPython, que é multi plataforma.

    O que aconteceu depois disse eu não lembro, porém de modo geral só tenho elogios ao projeto, claro, na época tinha uns “probleminhas” (provavelmente já corrigidos). Trabalhamos com o build de 23-05-2006.

    Tenho perspectivas em voltar a colaborar com o projeto, porém os mesmos motivos que me impediram de continuar na época permanecem, então um dia quem sabe.

    Patola (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 7:39 pm

    Caramba!

    Impressionante! Não sei nem como dar os parabéns por esse projeto!

    tatiana_alchueyr em 19/02/2010 às 12:01 pm

    Wallacy: Imagino, pela época descrita, que você tenha tido mais contato com o InVesalius 1…

    A Carol era do grupo do Thomaz, né? Ele ajudou a portar o InVesalius 2.0 para GNU Linux, no início de 2008… Pouco depois de disponibilizarmos o programa como livre e lançarmos o InVesalius 2 (novembro de 2007). Na época o programa já usava ferramentas multi-plataforma (wxPython para interface gráfica), mas tinham alguns detalhes amarrados a Windows…

    Para resolver esses bugs (nem me fale deles… ;)), nós reescrevemos o programa de zero, a partir de dezembro de 2008, tomando todos os cuidados para ele já ser multiplaforma… o resultado é esta versão, o InVesalius 3.0.0 Beta 1.

    Ainda tem muito a ser melhorado, mas estamos no caminho…. acreditamos que o apoio da comunidade de software livre será fundamental para que o programa seja cada vez melhor.

    Abraços,

    Muito legal este software. Bacana mesmo. Parabéns aos desenvolvedores.

    Parabéns aos desenvolvedores. Fiquei contente em saber que já tem uma versão Linux disponível. Quando conheci o programa era ainda só pra Windows por isso não optei por usá-lo para visualização de imagens médicas. Mas agora vou baixar e instalar.

    Gustavo (usuário não registrado) em 22/02/2010 às 6:47 pm

    Parabéns Taty e equipe (e provavelmente comunidade também, afinal é SL :-)
    Muito bom ter visto que lançou com suporte a outras línguas! Isso é realmente ótimo! Afinal ver que um software tem em várias línguas já quer dizer que tem bastante gente interessada nele.

    Até a próxima pythoneiros!

Este post é antigo (2010-02-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.