Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Intel quer levar Meego também para laptops e desktops tradicionais

Meego, você já sabe, é um híbrido do que antigamente conhecíamos como Moblin (da Intel) e Maemo (da Nokia). E segundo Doug Fisher, vice-presidente do grupo de software e serviços da Intel, a intenção é que ele vá além dos smartphones, netbooks, MIDs, set top boxes e similares.

O mais interessante é a opinião do executivo sobre o que o Meego pode significar para a consolidação do código aberto, como conta o IDG Now, do qual separei um trecho:

(…) A informação é de Doug Fisher, vice-presidente do grupo de software e serviços da Intel, em uma entrevista a jornalistas do grupo IDG esta semana.

Segundo o executivo, a Intel planeja lançar uma edição de Meego para os chamados modelos de entrada”, máquinas mais baratas, de menor poder de processamento. Mas não revelou modelos, nem possíveis datas para o lançamento.

(…) O desenvolvimento Meego é gerido pela Fundação Linux, com recursos investidos pela Intel e a Nokia. Segundo Fisher, o objetivo por trás da empreitada é fornecer um sistema operacional otimizado que permita a dispositivos com chips Intel uma comunicação mais fácil entre eles. “Muitos dispositivos têm múltiplos sistemas operacionais e não podem interagir uns com os outros”, disse o executivo. O Meego permitirá a interoperabilidade entre os dispositivos baseados em arquiteturas semelhantes, o que pode reduzir custos de desenvolvimento de software para os prestadores de serviço.

Fisher acredita ainda o Meego pode ajudar a consolidar o mercado open-source, hoje altamente fragmentado entre as várias versões do Linux disponíveis para netbooks e smartphones. O sistema pode rivalizar com o sistema operacional Chrome, que a Google vem desenvolvendo para netbooks, com o Android, direcionado também pela Google aos smartphones e portáteis e com o Ubuntu, da Canonical. (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Riser (usuário não registrado) em 22/04/2010 às 11:16 am

    Se o Meego não rodar em processadores AMD é tudo balela.

    @Riser
    Acho difícil não rodar em AMD, afinal AMD e Intel usam a mesma arquitetura x86

    Legal a iniciativa, mas sou cético quanto ao sucesso de reduzir a fragmentação do mercado Linux. Nesse sentido seria melhor a Intel trabalhar em conjunto com os desenvolvedores do kernel e de interfaces gráficas pra conseguir um núcleo de pacotes comum entre as distribuições e ajudar nos drivers que o Linux não suporta.

    krull (usuário não registrado) em 22/04/2010 às 12:08 pm

    É duro do meego ir para os desktops, já testei o moblin uma vez, até serve para uma tela de 5 polegadas, mais que isso é quase inutilizável.

    Gostaria de saber se tem onde baixar. Tenho vontade de testá-lo no meu netbook mobo 1050, com chipset intel.

    http://br-linux.org/2010/para-os-desenvolvedores-primeira-versao-do-meego-esta-disponivel-para-download/

    Versões para usuários já têm um calendário, mas ainda não chegou o momento delas.

    Tilt (usuário não registrado) em 22/04/2010 às 3:24 pm

    Graaaaaande notícia!

    Meu N900 vai ficar ainda melhor!

Este post é antigo (2010-04-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.