Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Integrando o visual do Firefox ao KDE

Enviado por Raphael Souza Freitas (raphaelsouzafreitasΘgmail·com):

“Para quem usa o Kubuntu, percebeu que o Firefox fica com o visual muito feio, durante muito tempo pesquisei no Google para mudar isso, mas semana passada finalmente consegui fazer com o que o Firefox fique visualmente integrado com o KDE. Nesse tutorial que criei mostra como instalar a versão do Firefox KDE, tema Oxygen KDE e usar o KGet com gerenciador de downloads.” [referência: raphaelsfreitas.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 5:39 pm

    O ideal seria era o konqueror funcionar de maneira razoável. :s
    Enquanto isto vou usando o chromium, que é rápido pra caramba!

    Tilt (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 5:50 pm

    Concordo com o Igor.

    Se existem dois programas que eu gostaria que funcionacem muito bem era o Konqueror e o Kopete. Apesar que este melhorou bastante, mas ainda falta muita coisa básica.

    O Konqueror simplesmente resolve parar de funcionar do nada, é MUITO lento, não ábre várias páginas etc.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 6:24 pm

    Ou derrepente poderemos usar o Rekonq!!!

    @Tilt, se vc configurá-lo para usar o motor de renderização webkit (o mesmo do chrome e do safari) ao invés do khtml, verá que a compatibilidade do konqueror será equivalente ao do safari (ou qualquer um que use webkit), mas, como ainda usa o mesmo motor javascript, a execução de scripts continuará lenta ou até piorará.

    No Ubuntu basta instalar o pacote webkitkde e colocar, nas configurações de associações de arquivos do kde o webkit como padrã opara este tipo de documento. Ou pelo menu exibir, de forma provisória.

    Com relação ao visual, este tema só imita o tema oxygen do KDE. Eu estou usando o KDE4 e simplesmente acho o Oxygen horrível. É muito feio e ocupa muito espaço. Por isso uso o bespin, que possui recursos que deixam o Oxygen no chinelo.

    Para mim uma verdadeira integração seria: usar o mesmo tema que as aplicações em qt4 corrente, utilizar os mesmos diálogos de abrir/fechar e integração com os menus de aplicações qt e gtk para que eu use o plasmoid xbar para abrigar o menu do programa, ao estilo Mac. Enquanto isso deixo o tema padrão com ícones pequenos, sem barra de menus (extensão hide menu) e só uma barra de ferramentas, com botões básicos e input de endereço e busca.

    Meu monitor atual só tem 768px de altura. Nem barra de títulos no topo eu tenho. Espaço aqui é algo precioso :-)

    Rodrigo P Matias (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 9:35 pm

    Em que mundo isto aconteceu, o firefox aqui funciona perfeitamente com o meu Kubuntu, visual clean e com o thema do kde 90% os menus ainda são quadrados.

    Quanto ao konquero, ótimo navegador, mas a webkit ainda não me satisfez como desenvolvedor web, prefiro usar o ff com todos os seus penduricalhos.

    Jonathan (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 9:46 pm

    “@Tilt, se vc configurá-lo para usar o motor de renderização webkit (o mesmo do chrome e do safari) ao invés do khtml, verá que a compatibilidade do konqueror será equivalente ao do safari (ou qualquer um que use webkit), mas, como ainda usa o mesmo motor javascript, a execução de scripts continuará lenta ou até piorará.”

    Agora entendi porque ainda assim o Konqueror continuava lento.

    “Por isso uso o bespin, que possui recursos que deixam o Oxygen no chinelo.”

    Só que qualquer aplicativo GTK que tentar imitar o visual do KDE vai ficar horrível, pois o bespin é mais complexo que o Oxygen. Acredito que o Oxygen é o mais simples possível propositalmente, para não dificultar a integração Qt/GTK. No final das contas eu acabo usando Oxygen mesmo para não deformar o Firefox e o OpenOffice.

    Ricardo (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 10:00 pm

    E eu pensava que só eu tinha problemas com visual dos aplicativos. :P

    Antonio (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 10:08 pm

    @tenchi
    Se for para analisar o KDE4 tem que usar ele num sistema em que ele seja bem refinado: openSuse 11.2 :P
    não há o que botar defeito:
    http://pt.opensuse.org/Ficheiro:OS11.2M7-kde-desktop.png

    Demi (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 10:19 pm

    Eu uso Oxygen para Qt e QtCurve para GTK, como vem por padrão no Kubuntu. Estou totalmente satisfeito, quase nem sinto que o Firefox é GTK. Para mim, não precisa ficar igual o visual das aplicações. O que não me agradava era os diálogos do GTK, mas já estou me acostumando com eles.

    Silvio (usuário não registrado) em 26/01/2010 às 11:07 pm

    Achei que era só dar esse comando no terminal do kubuntu que estava tudo resolvido e os programas GTK passavam a ter a aparẽncia dos QT:

    sudo cp .gtkrc-2.0-kde4 /root/.gtkrc-2.0

    @Antonio, o tema oxygen do plasma (na verdade se chama Air) é bonito. O feio que eu citei é o estilo dos componentes, botões, menus e etc. O tema de ícones Oxygen também é muito bem-feito e um dos melhores que eu já vi. Mas o estilo oxygen é muito mal planejado. Na verdade não tudo; o que mais me incomoda são os menus, muito largos com bordas gigantes, algo totalmente desnecessário e que ocupa um espaço precioso.

    Aplicações em GTK aqui ainda vão bem. O problema maior é mesmo o OpenOffice. Este, que fica até bem-acabado com a integração com GTK, fica horrível com a integração com o KDE. Está certo que a integração do OO.org com o KDE é um projeto recente. Mas ainda sim horrível :-)

    Para quem usa o bespin no ubuntu, não use a versão que está no repositório oficial. Ela está muito defasada. Baixem a versão em desenvolvimento (dá pra criar um pacote .deb) que tem vários recursos novos.

    Na minha opinião o Bespin tinha que ser incorporado como um projeto dentro do KDE.org

    Antonio (usuário não registrado) em 27/01/2010 às 12:14 am

    “o que mais me incomoda são os menus, muito largos com bordas gigantes, algo totalmente desnecessário e que ocupa um espaço precioso.”
    Concordo contigo.
    Dei uma rápida procurada se tinha como editar quantos px tem no menu, mas não achei. :/

    No link de referencia ele fala sobre o FlashGot para download.
    Ainda acho melhor como “acelerador e gerenciador de download” o “DownThemAll” =)

Este post é antigo (2010-01-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.