Integrando o visual do Firefox ao KDE
Enviado por Raphael Souza Freitas (raphaelsouzafreitasΘgmail·com):
“Para quem usa o Kubuntu, percebeu que o Firefox fica com o visual muito feio, durante muito tempo pesquisei no Google para mudar isso, mas semana passada finalmente consegui fazer com o que o Firefox fique visualmente integrado com o KDE. Nesse tutorial que criei mostra como instalar a versão do Firefox KDE, tema Oxygen KDE e usar o KGet com gerenciador de downloads.” [referência: raphaelsfreitas.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-01-26
O ideal seria era o konqueror funcionar de maneira razoável. :s
Enquanto isto vou usando o chromium, que é rápido pra caramba!
Concordo com o Igor.
Se existem dois programas que eu gostaria que funcionacem muito bem era o Konqueror e o Kopete. Apesar que este melhorou bastante, mas ainda falta muita coisa básica.
O Konqueror simplesmente resolve parar de funcionar do nada, é MUITO lento, não ábre várias páginas etc.
Ou derrepente poderemos usar o Rekonq!!!
@Tilt, se vc configurá-lo para usar o motor de renderização webkit (o mesmo do chrome e do safari) ao invés do khtml, verá que a compatibilidade do konqueror será equivalente ao do safari (ou qualquer um que use webkit), mas, como ainda usa o mesmo motor javascript, a execução de scripts continuará lenta ou até piorará.
No Ubuntu basta instalar o pacote webkitkde e colocar, nas configurações de associações de arquivos do kde o webkit como padrã opara este tipo de documento. Ou pelo menu exibir, de forma provisória.
Com relação ao visual, este tema só imita o tema oxygen do KDE. Eu estou usando o KDE4 e simplesmente acho o Oxygen horrível. É muito feio e ocupa muito espaço. Por isso uso o bespin, que possui recursos que deixam o Oxygen no chinelo.
Para mim uma verdadeira integração seria: usar o mesmo tema que as aplicações em qt4 corrente, utilizar os mesmos diálogos de abrir/fechar e integração com os menus de aplicações qt e gtk para que eu use o plasmoid xbar para abrigar o menu do programa, ao estilo Mac. Enquanto isso deixo o tema padrão com ícones pequenos, sem barra de menus (extensão hide menu) e só uma barra de ferramentas, com botões básicos e input de endereço e busca.
Meu monitor atual só tem 768px de altura. Nem barra de títulos no topo eu tenho. Espaço aqui é algo precioso :-)
Em que mundo isto aconteceu, o firefox aqui funciona perfeitamente com o meu Kubuntu, visual clean e com o thema do kde 90% os menus ainda são quadrados.
Quanto ao konquero, ótimo navegador, mas a webkit ainda não me satisfez como desenvolvedor web, prefiro usar o ff com todos os seus penduricalhos.
“@Tilt, se vc configurá-lo para usar o motor de renderização webkit (o mesmo do chrome e do safari) ao invés do khtml, verá que a compatibilidade do konqueror será equivalente ao do safari (ou qualquer um que use webkit), mas, como ainda usa o mesmo motor javascript, a execução de scripts continuará lenta ou até piorará.”
Agora entendi porque ainda assim o Konqueror continuava lento.
“Por isso uso o bespin, que possui recursos que deixam o Oxygen no chinelo.”
Só que qualquer aplicativo GTK que tentar imitar o visual do KDE vai ficar horrível, pois o bespin é mais complexo que o Oxygen. Acredito que o Oxygen é o mais simples possível propositalmente, para não dificultar a integração Qt/GTK. No final das contas eu acabo usando Oxygen mesmo para não deformar o Firefox e o OpenOffice.
E eu pensava que só eu tinha problemas com visual dos aplicativos. :P
@tenchi
Se for para analisar o KDE4 tem que usar ele num sistema em que ele seja bem refinado: openSuse 11.2 :P
não há o que botar defeito:
http://pt.opensuse.org/Ficheiro:OS11.2M7-kde-desktop.png
Eu uso Oxygen para Qt e QtCurve para GTK, como vem por padrão no Kubuntu. Estou totalmente satisfeito, quase nem sinto que o Firefox é GTK. Para mim, não precisa ficar igual o visual das aplicações. O que não me agradava era os diálogos do GTK, mas já estou me acostumando com eles.
Achei que era só dar esse comando no terminal do kubuntu que estava tudo resolvido e os programas GTK passavam a ter a aparẽncia dos QT:
sudo cp .gtkrc-2.0-kde4 /root/.gtkrc-2.0
@Antonio, o tema oxygen do plasma (na verdade se chama Air) é bonito. O feio que eu citei é o estilo dos componentes, botões, menus e etc. O tema de ícones Oxygen também é muito bem-feito e um dos melhores que eu já vi. Mas o estilo oxygen é muito mal planejado. Na verdade não tudo; o que mais me incomoda são os menus, muito largos com bordas gigantes, algo totalmente desnecessário e que ocupa um espaço precioso.
Aplicações em GTK aqui ainda vão bem. O problema maior é mesmo o OpenOffice. Este, que fica até bem-acabado com a integração com GTK, fica horrível com a integração com o KDE. Está certo que a integração do OO.org com o KDE é um projeto recente. Mas ainda sim horrível :-)
Para quem usa o bespin no ubuntu, não use a versão que está no repositório oficial. Ela está muito defasada. Baixem a versão em desenvolvimento (dá pra criar um pacote .deb) que tem vários recursos novos.
Na minha opinião o Bespin tinha que ser incorporado como um projeto dentro do KDE.org
“o que mais me incomoda são os menus, muito largos com bordas gigantes, algo totalmente desnecessário e que ocupa um espaço precioso.”
Concordo contigo.
Dei uma rápida procurada se tinha como editar quantos px tem no menu, mas não achei. :/
No link de referencia ele fala sobre o FlashGot para download.
Ainda acho melhor como “acelerador e gerenciador de download” o “DownThemAll” =)