Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Instalação automatizada de servidores com kickstarts

Enviado por Marcelo Moreira de Mello (tchello·melloΘgmail·com):

“Imagine você, administrador de redes de uma determinada empresa, e seu chefe te avisa que os 200 novos servidores já chegaram da transportadora e precisam estar instalados e prontos até o final da semana. Entrou em pânico? :) Já ligou para casa avisando que vai chegar mais tarde só porque precisa instalar 200 servidores em 4 dias?! :) Se acalme caro leitor(a), com a utilização de kickstart podemos tornar essa missão simples e divertida!” [referência: tchellomello.blogspot.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Vidente Digital (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 10:22 am

    Interessante a abordagem.

    Mas uma coisa certa. O que você disse em tom de piada, é o que mais acontece nas empresas aqui no Brasil. Os chefes querem sempre tudo “para ontem”. E ainda jogam nas suas costas para você fazer sozinho, o trabalho que numa empresa séria, precisaria de uma equipe inteira (e um prazo maior) para dar conta de forma profissional do problema. Afinal, não é somente instalar, mas sim, testar por um período determinado todo um ramo novo da sua infra-estrutura. Principalmente porque, num ambiente sério, você precisa montar seu novo sistema todo em paralelo, para testá-lo completamente fora de interrupção (ou gerador de possíveis danos) de toda a infra-estrutura que já está em produção na empresa.

    Mauricio (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 10:43 am

    O que acontece é que hoje em dia os gerentes e diretores não tem muito conhecimento tecnico, visto que a maioria vem de formação administrativa, então não tem ideia do volume de serviço necessário para implementar toda uma nova estrutura. Já tive casos em que a chefia pedia implementações absurdas para ontem, e para explicar que é preciso instalar, testar e homologar, parece que eles estão no mundo dos filmes de ficção que as coisas acontecem com um estalar de dedos.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 1:24 pm

    Uso Kickstarts desde minha primeira instalação de Red Hat, e sempre backupeio o kickstart original de uma instalação “comum”. Se acontecer de eu precisar reinstalar, posso deixar idêntico à instalação anterior.

Este post é antigo (2010-02-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.