Iniciante: como criar um sistema de arquivos separado para o /home
Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br):
“Quer atualizar o sistema sem perder nenhuma das suas configurações pessoais (papel de parede, ícones da área de trabalho)? Então leia este artigo e aprenda a “criar um /home separado no Ubuntu”.
O artigo é voltado aos usuários que não têm familiaridade com o processo de particionamento do disco rígido durante a instalação de um sistema GNU/Linux, usando o Ubuntu como exemplo.
Críticas e sugestões são sempre bem vindas no campo abaixo do artigo. O importante, claro, é informar os hackers de amanhã! ;)” [referência: revistaeasylinux.com.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-03-04
Muito bom, é um dos pontos fortes do linux, poder atualizar todo o sistema, sem perder as personalizações feitas pelos usuários e os arquivos importantes :D
A ideia de separar o /home do resto é ótima, mas não justifica (no Ubuntu e derivados) para o caso de “reinstalar” uma nova versão. O update-manager te dá a opção de atualizar a distro para uma nova versão a cada 6 meses (ou novo lançamento).
Bem interessante, este tipo de particionamento só traz beneficios mesmo. Para quem necessita é possivel até compartilhar com uma segunda distro a mesma home.
Já no OpenSuse 11.1 temos esta opção no particionamento automático.
Eu sempre coloco o home do usuário dentro de /usr. Faz mais sentindo para mim criar uma partição grande /usr, do que uma media /usr e uma outra /home.
Abs!
Dá pra colocar assim:
HDA1:
/home
/usr
/opt
HDA2
/boot
/…
…
e todo o resto
Acho que fica melhor que /usr/home/usuário
Depois que aprendi a criar o /home em outra partição, foi muito mais fácil atualizar o sistema.
Por mais que tenha distribuições oferecendo atualização automática da versão, comigo sempre sobra lixo ou potencializa ocorrência de conflitos.
Hoje também tenho o /opt em outra partição pra poder aproveitar os aplicativos não livres e que não venham com o formato rpm ou deb
>> Eu sempre coloco o home do usuário dentro de /usr.
>> Faz mais sentindo para mim criar uma partição grande /usr,
“/usr is shareable, read-only data. That means that /usr should be shareable between various FHS-compliant hosts and must not be written to”
“/home : User home directories (optional)”
Pra mim já não faz sentido NENHUM, juntar o home e o usr, por terem finalidades beeeeeeeeeeeeem diferentes…
http://www.pathname.com/fhs/pub/fhs-2.3.html
Agora fica a pergunta que em cada lugar que já li a respeito sempre encontrei respostas das mais variadas sobre a localização das partições no disco ”esses procedimentos tem rendimento maior em alguma parte especifica do disco” seja no começo no meio ou no final? Qual seria a melhor configuração de particionamento de disco para um melhor desempenho?
Eu sempre fiz /home separado e nunca opto por atualizar o sistema, sempre faço uma instalaçao limpa.
Um problema que ocorre com o Ubuntu é que durante a instalação, se voce dizer que o login será hamacker e já houver /home/hamacker, ele simplesmente não instala. Aí voce tem que renomear essa pasta antes de prosseguir com o boot e depois a instalação limpa. Acho que deveriam corrigir isso.
Outra coisa bastante comum que faço : Como no debian /opt fica sempre vazia e só preenchido com programas como google chrome, earth e broffice – e eles vão ser os unicos a estar em /opt – então após a instalação a primeira a coisa que faço é apagar o /opt e criar um link simbolico para /opt -> /usr/share
Não sei se é certo fazer assim, mas que fica melhor organizado, isso fica.
@Ironmaniaco
Optei por esse layout pelos motivos que citei acima, não me importei muito com a recomendação da FHS. No meu desktop meu home fica em /usr/users/nome_do_usuario.
Sobre padrões, o meu layout acaba indo ao encontro das definições BSD e do Minix. Além da antiga estrutura de diretórios Unix. O que só fui saber bem depois de adotar este layout.
Abs!
Parece que o @MarcusJabber tá considerando a /usr como USR de user e não de Unix System Rersources.
meio vintage isso
usr == unix shared resources
Eu uso uma partição separada p/ o /home a bastante tempo… É útil não somente qdo se atualiza a distribuição, mas também qdo se troca… Já passei por Ubuntu, Mint, Mandriva, OpenSuSE e até hj não a formatei…..