Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Info: Surge código aberto que destrava PS3

Uma solução de desbloqueio de código aberto para o PlayStation 3 já pode ser encontrada na internet.

O método, chamado de PSGroove, explica como inserir o código em um dispositivo USB e executar aplicativos desenvolvidos por terceiros em seu console. Os desenvolvedores do código alegam que a função para rodar jogos pelo HD está desativada. (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-09-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    O lance é ele ser “politicamente correto” por não usar o “backup manager” da Sony para colocar os jogos dentro de um armazenamento acessado pela USB, ou especulação/FUD de “furto de código”

    kez (usuário não registrado) em 1/09/2010 às 3:08 pm

    O exploit é muito bonito. O dispositivo emula um hub usb e uma série de outros dispositivos. Insere e remove dispositivos virtuais usb na hora correta. Realmente, impressionante. Depois de ver as informações técnicas em http://ps3wiki.lan.st/index.php?title=PSJailbreak_Exploit_Reverse_Engineering foi que continuei achando mais ainda que é obra de @geohot.

    Felipe (usuário não registrado) em 1/09/2010 às 3:55 pm

    Ja era agora vai sair destrave de tudo que é jeito tomara que sais uns Matrix como foi no PS2

    Frank (usuário não registrado) em 1/09/2010 às 4:02 pm

    @Ironmaniaco,

    E quanto tempo você acha que vai levar até que alguém que não se importa com o politicamente correto pegue o código, que é aberto, e o altere para ter a mesma funcionalidade do PSJailbreak e faça uso do backup manager?

    Acabou a era do bloqueio total do PS3. O jeito agora é a Sony começar a investir em uma segurança maior de um eventual PS4.

    >>> E quanto tempo você acha que vai levar até que alguém que não
    >>> se importa com o politicamente correto pegue o código, que é
    >>> aberto, e o altere para ter a mesma funcionalidade do
    >>> PSJailbreak e faça uso do backup manager?

    O meu politicamente correto está entre aspas justamente por causa de cenários justo o que você acabou de falar ;)

    Ele é “politicamente correto” perante a SONY. Se alguém implementar a utilização do Backup Manager, eles podem começar a “banir perfis” que utilizam tal funcionalidade para fazer estas cópias: http://www.ps3news.com/forums/ps3-hacks/psjailbreak-detectable-bannable-psn-dumped-easily-112074.html

    “FUTURE

    Part 6: SONY may update the PS3′s bootcode to prevent loading the stick. They also could log the “backup manager”‘s game ID (LAUN-12345) when people go online. So they could identify who actually uses the illegal JIG clone and ban the affected consoles. This would be an illegal step aswell, but hey; it’s SONY.”

    Correção de digitador apressado

    de:justo o que você acabou de falar ;) *

    para: justo como o qual você acabou de falar ;)

    Julia (usuário não registrado) em 1/09/2010 às 4:28 pm

    Simples, não comprem video-game.
    Você compra um aparelho cheio de restrições e desbloqueia, e daí?
    A empresa ganhou dinheiro do mesmo jeito, ela quer que façam isso mesmo.

    Não incentivem, é simples.

    >>> Simples, não comprem video-game.
    >>> Você compra um aparelho cheio de restrições e desbloqueia, e daí?

    E daí que o assunto é sobre um software OPEN que desbloqueia o PS3, e a segurança de tal dispositivo, e não sobre julgar se um video-game é necessidade para uns, e para outros não é ¬¬

    Renyer (usuário não registrado) em 1/09/2010 às 8:52 pm

    “Julia
    Simples, não comprem video-game.
    Você compra um aparelho cheio de restrições e desbloqueia, e daí?
    A empresa ganhou dinheiro do mesmo jeito, ela quer que façam isso mesmo.

    Não incentivem, é simples.”

    E as editoras de jogos?

    alves (usuário não registrado) em 1/09/2010 às 9:51 pm

    Na verdade Rayner, a Sony não ganha dinheiro na venda do console, pois ele é subsidiado para concorrer com os adversários XBox e Wii. Ela ganha na venda dos jogos. No Brasil o console chega carro pois os impostos são abusivos.

    Sou usuário de SL desde 93-94, quando instalei meu primeiro Slackware, em disquetes de 3″. Desde então tenho visto o crescimento do Windows e do Linux, que infelizmente permaneceu na academia por tempo demais. Talvez tenha faltado visão das grandes empresas na época, para fazerem os investimentos que tanto fazem agora. Eu ousaria dizer que tarde demais para o Desktop. Sem desmerecê-lo, pois o uso todos os dias e não abro mão dele (XFCe, KDE, Gnome, …).

    Quanto a destravar uma plataforma, seja PS3, Windows, OSx, DRM, ou qualquer outra tecnologia fechada, acho pouco louvável. Quanto a isto concordo bem com o Rayner, não use. No entanto, caso use, respeite-a. Por mais absurdo que pareça estas leis sobre direito autoral, propriedade intelectual, …, elas são de direito do fabricante. Se quiser usar, que pague o seu preço.

    Fico me perguntando, quantos aqui que desenvolvem aplicativos para pequenos ou grandes negócios, ou mesmo trabalham em empresas que os fazem, se sentiriam caso seu código, ou o da sua empresa, fosse roubado e utilizado pelo seu concorrente. Bom isto poderia deixa-lo sem cliente ou mesmo sem emprego, como vi a algum tempo atrás aqui em meu estado. É claro que poderia ter licenciado seu software como SL, mas é seu direito não o fazer, e temos que respeitá-lo, mesmo que não concorde.

    É certo que a Sony, a MS, Sun, … não são empresinhas como a que as que estava me referindo, mas mesmo assim tem os mesmos direitos.

    Recentemente foi feito uma consulta pública sobre a lei dos direitos autorais, onde ficou evidente que o sistema como esta proposto para a consulta, não é muito democrático. É óbvio que

    alves (usuário não registrado) em 1/09/2010 às 9:56 pm

    Enviei por acidente… Desculpe.

    Apenas pare terminar, se envolva. Não dá para ficar reclamando e pinchando tudo que acha errado sem fazer nada para tentar melhorar o mundo a sua volta.

    Agora mesmo temos eleições. Tente fazer a sua parte, por mais insignificante que ela pareça. Talvez não mudemos o mundo, mas se mudar alguém a sua volta pode ser um bom começo.

    Pensador (usuário não registrado) em 1/09/2010 às 10:07 pm

    Simples, não comprem video-game.
    Você compra um aparelho cheio de restrições e desbloqueia, e daí?
    A empresa ganhou dinheiro do mesmo jeito, ela quer que façam isso mesmo.

    Não incentivem, é simples.

    O custo de um PS3 é dramaticamente menor que o de um blade com Cell. E a arquitetura do Cell é MUITO interessante para uma série de aplicações.

    Julia (usuário não registrado) em 1/09/2010 às 10:19 pm

    Você comprando uma aparelho ou qualquer coisa que tenha restrições e depois você desbloqueia é bom para você e melhor ainda para a empresa, pois as restrições vão continuar, porque ela está vendendo.

    A mesma coisa comprar um computador com Microsoft Windows e depois instalar outro SO, a empresa vai continuar com Microsoft Windows, pois ela ganha com isso.

    Comprar um Apple Magic Trackpad e instalar no Ubuntu, a Apple ganhou o dinheiro da mesma forma, e a Canonical teve que fazer toda a engenharia reversa para pegar no SO.

    Comprar um Sony PlayStation 3 destravar e instalar o jogo que quiser, a Sony não está nem aí, ela ganhou o dinheiro do aparelho do mesmo jeito.

    Acho que quem é contra as restrições não deveria incentivar.

    Tails Miles (usuário não registrado) em 2/09/2010 às 12:12 am

    Tudo que é errado é mais emocionante!

    Eu quero testar Backups de Play 3 :)

    Leonardo (usuário não registrado) em 2/09/2010 às 12:36 am

    Bem que agora que se pode desbloquear PS3 de todo jeito, a Sony podia reliberar a instalação do Linux, né?

    foobob (usuário não registrado) em 2/09/2010 às 12:48 am

    se eu não comprar console, como vou jogar no Linux? ;)

    Compartilho o raciocínio da @Julia, não importa se a Sony está vendendo no prejuízo (se ela faz assim é pq ganha de outra forma), ao comprar se incentiva a empresa a continuar fazendo o equipamento com restrições.

    Valdomiro (usuário não registrado) em 2/09/2010 às 8:39 am

    O PS3 demorou a ser “desbloqueado”, o XBOX 360 está ganhando, aqui no Brasil, por já ter sido desbloqueio a algum tempo, o mercado de console antes hegemônico do PS2.

    Tilt (usuário não registrado) em 2/09/2010 às 9:12 am

    Hum….

    Vou comprar um console em breve. Estou muito tentado a comprar o XBOX slim.

    Agora com isso, será que poderemos ter jogos PS3 “mais baratos”?

    Mas sei lá.. Ainda prefiro o XBOX. Essa coisa de o PS3 vem com bluray não faz mais diferença tendo em vista que o bluray praticamente já nasceu morto.

    cassio (usuário não registrado) em 2/09/2010 às 10:14 am

    Ola pessoal tenho o turorial para desbloquear PS3 e digo mais por codigo, favor se alguem estiver em interesse acesse meu msn la explico como faz e o valor q cobro.

    cassiowcz@hotmail.com

    elias (usuário não registrado) em 2/09/2010 às 10:19 am

    Julia, só que o ps3 tem um hardware muito bom! E tá barato.

    Na verdade, se eu compro o console mas não compro jogos, a empresa provavelmente fica no prejuízo. E eu não compraria um jogo de ps3, não pagaria tanto num pedaço de plástico..

    E, bom, enquanto não sair um driver de código aberto pra *GPU* do ps3 (ou estivesse na iminência de sair), também não compraria um ps3.. ._.

    Rael (usuário não registrado) em 2/09/2010 às 11:01 am

    elias: pedaço de plástico? Caramba, claro que aqui no Brasil o preço é proibitivo (embora você consiga comprar original importado por preços acessíveis), mas quanto você acha que custa pra desenvolverem os jogos HD do nível de GoW?

    Nossa, um dos comments mais joselitos que já vi!

    alex (usuário não registrado) em 2/09/2010 às 11:09 am

    Poxa elias que legal huh?

    Quer dizer, os caras programam o jogo, se matam nos cálculos de física, texturas, fluidez, jogabilidade, gráficos, som e etc para você pensar na mídia?

    Tsc…a mídia não é o jogo, são os dados contidos na mídia que valem o que você paga…

    Santa ignorância meu caro.

    elias (usuário não registrado) em 2/09/2010 às 12:24 pm

    ué, se tem quem esteja interessado em comprar tais dados, então que sejam felizes comprando.

    no geral, não estou interessado em comprar dados.

    abro uma exceção quando a utilidade desses dados, *para mim*, seja maior que a utilidade que dou ao dinheiro que ele custa.

    inclusive, é possível até que a utilidade de um determinado conjunto de dados, *para mim*, seja tão baixa que o valor do produto completo seja, aproximadamente, igual ao valor da mídia que carrega os dados.

    entendeu?

    Renan (usuário não registrado) em 2/09/2010 às 1:22 pm

    “A mesma coisa comprar um computador com Microsoft Windows e depois instalar outro SO, a empresa vai continuar com Microsoft Windows, pois ela ganha com isso.”

    Pena que nem sempre existe a opção de comprar a máquina sem Windows. Especialmente em notebooks.

    self_liar (usuário não registrado) em 2/09/2010 às 1:26 pm

    Então terá que pegar mais pesado com elas. Seja pedindo a devolução do windows ou comprar computador de outra marca. Na pior das hipóteses montar peça por peça.

    Wallacy (usuário não registrado) em 6/09/2010 às 12:35 am

    Sobre as maquinas está com Windows é uma pena. A lei Brasileira exige que venha com um sistema… Dai o resto nós sabemos como funciona.

    Sobre o PS3….

    Faço parte de um projeto onde usamos varios PS3 para calculos computacionais. Motivo: Custo x Beneficio.

    PS3 possui uma excelente arquitetura (Cell), e o custo é bem baixo.

    Se o desbloqueio é uma coisa boa, para projetos similares? É otimo!

    Uma das limitações do bloqueio do PS3 é só liberar 256MB de RAM para o Linux instalado nele, que não possui acesso direto ao hardware. Com tal desbloqueio posso usar toda a arquitetura, sem restrições.

    Pensador (usuário não registrado) em 6/09/2010 às 12:55 am

    O que eu queria dizer foi exatamente o que o Wallacy disse.

Este post é antigo (2010-09-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.