Illumos: um quase-fork do OpenSolaris
Desenvolvedores historicamente ligados ao OpenSolaris anunciaram ontem o Illumos, descrito como um “derivativo do OpenSolaris” que busca criar uma base completamente open source para futuras distribuições hoje baseadas no OpenSolaris, como o Nexenta.
O Illumos vai ser baseado no OS/Net, conjunto de componentes essenciais do OpenSolaris, mas com todos os itens não-livres (libc_i18n, nfs lock manager e drivers críticos) substituídos por equivalentes livres, embora preservando 100% da compatibilidade binária – o que me lembra não apenas a relação entre IcedTea e OpenJDK, mas também os repositórios do OpenOffice externos à Sun e o que o BSD fez em 1991, substituindo o código proprietário remanescente da AT&T.
A Oracle foi convidada a participar, mas ainda não respondeu, o que não é grande surpresa. Já há código disponível, e os desenvolvedores esperam lançar uma versão funcional ainda este ano, para potencialmente servir como base para as próximas versões das distribuições hoje baseadas no OpenSolaris.
Fartura de detalhes técnicos adicionais no link a seguir. (via h-online.com)
é isso mesmo, se ela quer “guardar” a bola, que não traga mais para o campinho.
Enfim alguém parou com o mimimi e resolveu fazer alguma coisa.
Mais um sistema operacional 100% livre para o nosso ecossistema!
Podem levar a bola, mas o campo sempre estará aberto ao publico.
Simplesmente fantástico, chega de chorar, o software livre corre alguns “riscos ideológicos” graças a mania de todo mundo reclamar e ninguem contribuir, se a Oracle não quer, tem quem queira…
Ótimo. O Solaris é um sistema Unix excepcional. É triste vê-lo morrer de inanição, como vem fazendo ao poucos a Oracle (mesmo sendo em favor ao Linux). Mas se assim for, que pelo menos deixe filhotes.
Aliás, a Novell poderia deixar de manha e liberar de vez os códigos System V sob uma licença livre. Se houver impedimentos legais (provavelmente há), que pelo menos comece a se mover neste sentido.
Se isso não ocorrer o que veremos num futuro a médio-longo prazo vai ser a extinção da família Unix original (AT&T System V) o que seria muito triste para o mundo Unix.
É engraçado ,as pessoas não estão chorando a falta de suporte da Oracle .Mas algumas pessoas insistem nisso ,tudo para provocar.
O seguinte é que a comunidade aprendeu a ficar não dependente das corporações .Pelo menos de forma extrema .
Dessa vez devo concordar com o self_liar.
A Oracle não “ajudar” já é pagina virada. Morreu o assunto.
Agora é só trabalhar no FORK.
A Oracle não vai ajudar*
corrigindo…
Resta nos movimentarmos para tirar também das mãos da Oracle o OpenOffice.org e MySQL (ou começarmos a trabalhar nos forks já existentes¹²).
Tomara que seja GPL!
@Frank
Bem lembrado! OpenOffice.org e MySQL precisam de atenção também!
Openoffice e MySQL vão muito bem. O primeiro está sendo redesenvolvida a camada multimídia pra gstreamer, solicitação antiga dos desenvolvedores e que a Sun não aceitava. O segundo está com a performance muito, muito melhor no atual beta.