Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


id Software abre código de jogos da série Wolfenstein

Quem era adepto de jogos de PC no início da década de 1990 talvez lembre do Wolfenstein 3D como uma revolução na qualidade do gênero FPS – ao menos essa é a minha impressão sobre ele.

E agora temos a notícia de que o código de alguns títulos da série lançados pela id (incluindo Wolfenstein – Enemy Territory, Return to Castle Wolfenstein) foi disponibilizado, sob a GPL, pela empresa.

Como em outros lançamentos similares da id Software, o que está sendo disponibilizado como código aberto é apenas o código do jogo, e não a sua arte – os mapas, sprites e outros elementos visuais e auditivos continuam disponíveis apenas para quem já tinha o jogo original, ou aguardando que a comunidade de interessados os reimplemente, como aconteceu em casos anteriores.

Assim como no caso de outros jogos da id (Doom, Quake), acredito que não tardará o surgimento de ports pré-compilados para as mais variadas plataformas – desde os smartphones até os consoles, passando pelos diversos sistemas operacionais de PCs, e até a execução em navegadores.

Parabéns à id Software por manter a sua prática já consagrada e sempre tão bem-vinda. (via games.slashdot.org)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-09-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Vagner Silva (usuário não registrado) em 20/09/2010 às 1:24 pm

    A única coisa que posso falar é: Aí sim hein!

    $foo_bar = "hello world!"; (usuário não registrado) em 20/09/2010 às 1:36 pm

    Alguém pode dar de ombros e dizer que liberar jogo antigo que não dá mais lucros estratoféricos não é grande coisa….

    Mas eu penso que é uma boa sim porque a comunidade vai ter à disposição a engine dos jogos para poder não apenas portar os jogos originais, como também criar jogos novos e inovadores em software livre.

    Essa é uma ação muito boa que deveria ser seguida por outras.

    Mesmo sendo jogos antigos e portanto com engines antigos, sempre existe o que melhorar e eles podem acabar ganhando alguma coisa em troca.

    E além disso eles de uma certa forma incentivam o mercado de jogos para LINUX, que só está precisando de um número maior de usuários para atingir uma massa crítica e poder passar a ser prioridade no desenvolvimento dos títulos novos.

    Paulino Michelazzo (usuário não registrado) em 20/09/2010 às 3:05 pm

    Em homenagem a iD e ao John Romero, vou matar uns nazis hoje :)

    estes jogos estão disponíveis pra linux? deu vontade de jogar aquele wolfeistein antigão, o primeiro.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 20/09/2010 às 3:55 pm

    O antigão roda sob o DOSBox, da mesma forma que todos os “for DOS”.

    Legal a iniciativa, e lembro que até o Stallman disse considerar aceitável a empresa liberar o fonte da engine e vender o jogo completo com os mapas e personagens.

    Alexandre Bars (usuário não registrado) em 20/09/2010 às 5:34 pm

    Cruz credo!! kkkkkk

    Sou da epoca do Counter Strike…isso se joga como?

    Hugo do Prado (usuário não registrado) em 20/09/2010 às 6:03 pm

    Era um época em que se tirava leite da pedra para fazer um jogo… Não haviam tantos recursos de hardware ou programação visual que mais parece “lego” como algumas que temos hoje.

    Agradeça terem feito wolfenstein, afinal CS jamais existiria se nao fosse ele.

    Ronaldo (usuário não registrado) em 20/09/2010 às 8:18 pm

    Nossa, que vantagem liberar o código desse jogo, mudou o mundo essa notícia ¬¬

    ThOR27 (usuário não registrado) em 20/09/2010 às 8:36 pm

    O Wolfenstein Original já foi liberado a muito tempo até aonde eu sei!!

    O que liberou agora foi o Return to Castle of Wolfenstein e o Enemy Territory que são jogos bem mais recentes lançados depois de 2001.

    Pra quem não sabe, ID Software já liberou o código fonte dos jogos:
    Wolfenstein (original, antigo)
    DOOM
    DOOM 2
    Quake
    Quake 2
    Quake 3
    e agora:
    Return to Castle of Wofenstein
    Enemy Territory

    E graças a essas engines que temos vários jogos livres de qualidade para linux.

    E John Cammark disse que futuramente (talvez demore ainda) vai liberar a engine do DOOM 3.

    André Machado (usuário não registrado) em 20/09/2010 às 9:56 pm

    Essa notícia já não foi postada? (e enviada por mim, por sinal)

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 20/09/2010 às 10:31 pm

    Já foi sim! Até o comentário sobre a arte não ter sido disponibilizada estava na postagem anterior.

    Tiago (usuário não registrado) em 21/09/2010 às 8:39 am

    Eu não vejo vantagem nenhuma. A Apple liberou o código do seu Paint, o primeiro software para interface gráfica e que foi usado para demonstar o poder do Lisa, predecessor do Macintosh em 1984. Eu naõ lembro de ter visto essa notícia aqui, e não vi vantagem nenhuma nisso. Lógico, o software da Apple possui valor histórico imenso, mas mesmo assim…. Igual ao Wolfenstein. Não vejo vantagem nenhuma nisso mais. Se fosse pelo menos há 10 anos.

    No caso da Apple é algo histórico com outros propósitos. Na mais otimistas das hipótese, cultural.

    Tiago (usuário não registrado) em 21/09/2010 às 8:41 am

    Opa, o jogo é mais recente que 1990? Retificando, pode ser interessante para estudo de entusiastas querendo produzir o seu primeiro jogo!

    Iuri de Arruda Gules (usuário não registrado) em 21/09/2010 às 11:28 am

    Essa imagem do wolfstain 3D está criando confusão. O jogo liberado mesmo é assim: http://www.sg.hu/kep/2001_12/return_to_castle_wolfenstein_bemutato_04.jpg e http://linux.softpedia.com/screenshots/Wolfenstein-Enemy-Territory_1.jpg
    Enemy territory é um exelente jogo online que até agora não suportava ALSA nem pulse audio. O seu sistema anti cheat anda meio falho. Agora que é opensource essas e outras partes vão melhorar com certeza. Vejam esse projeto aqui que deve melhorar e muito a engine gráfica do Enemy territory: http://xreal-project.net/

Este post é antigo (2010-09-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.