I Install Fest Cariri
Enviado por Guilherme Esmeraldo (gamaiaΘgmail·com):
O público alvo do evento é diverso, desde técnicos e estudantes de tecnologia, empresários de diversos setores e grupos de mobilizações sociais. Esperamos a participação de desenvolvedores de Software Livre, contribuidores em comunidades de Software Livre, movimentos sociais, iniciativa privada, organizações não-governamentais, órgãos públicos além da presença da comunidade acadêmica. Não imaginamos fazer um encontro para desenvolvedores ou para técnicos que desejem atualizar seus conhecimentos, muito além disso, esperamos pessoas que se interessem pela filosofia do desenvolvimento colaborativo ou que simplesmente queiram utilizar tecnologia para suas atividades cotidianas.” [referência: softwarelivrecariri.org]
Sempre que vejo uma notícia sobre install fests me vem a pergunta “qual é a relevância disto hoje para o SL?”.
Isto tinha a sua utilidade lá pelo ano 2.000. Hoje em dia, suspeito que a utilidade seja zero.
Só continuam acontecendo pq ninguém se deu ao trabalho de pensar em algo mais eficaz.
@paulo
E pelo visto, nem você.
@Paulo
Talvez porque você ignore que o Cariri é uma região interiorana onde o acesso à internet é escasso. Muita gente ainda não conhece o Linux e as install fests são sim um grande incentivo à sua divulgação.
@paulo
E digo mais… São pessoas como os organizadores e colaboradores do INSTALL FEST que com a iniciativa do evento na região promova a inclusão digital e divulgação do linux e assim mude conceitos de pessoas como você.
Muito pelo contrário…
aliás se não surgiu nada em seu lugar é exatamente porque os install fest ainda são iniciativas válidas.
Mesmo com a facilidade de instalação de algumas distros o usuário comun se sente intimidado diante do processo de instalação, na verdade isso ocorre mesmo com o janelas.
o segundo que mostra a importância dos install fests é que são eventos de comunidade, a pessoa sabe que ali ela passa a integrar essa rede e la também passa a repassar o que aprendeu, o que é fundamental no ecossistema de SL.
@henry e @karen
Realmente nem eu. Se tivesse descoberto algo melhor, compartilharia. Mas não tomem como pessoal.
Realmente acho que é ineficaz. Nas últimas install fests que participei (~3 anos atras) o resultado foi muito aquém do esperado (isto é, poucos interessados).
@ericodc
Não tenho tanto certeza de seu argumento. Pode não ter surgido nada pois ainda usamos os “truques” que conhecemos para lidar com uma nova situação.
Realmente as distros são mais fáceis de instalar, mas também o SO deixou de ser central. A web (navegador) ocupa este lugar hoje. Logo mais serão aplicativos de algum dispositivo móvel. O usuário fica mais longe do SO e, talvez tenha que ser assim mesmo, nem se interesse por isto. Afinal, quem de nós sabe detalhes sobre o motor de nossos carros? Eu não sei muito do meu, além de ser 1.4.
Legal saber disso!
Aqui na região Linux tem dois sinônimos: ou é algo que o governo obrigou as faculdades e alguns órgãos públicos usarem sem se importar com quem ia usar o pc, ou é aquele sistema que vem nos computadores baratos que vc formata e bota win XP.
Pode ser que aí no litoral já estejam saturados disso, mas aqui no interior ainda é necessário.
Dica: Busquem no google E no google imagens: “chapada do araripe” ou Crato