Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Hacker faz Nokia N900 rodar Android 2.3

Trecho e imagem do Gizmodo:

Uma das maiores questões filosóficas no mundo tecnológico em 2010 foi sem dúvida o N900, da Nokia: dá para chamá-lo de smartphone ou é hora de admitir de uma vez por todas que ele é realmente um computador de bolso? Ele pode até telefonar, mas a graça mesmo é o Maemo, o Linux, as possibilidades de customização e todas as loucuras que os fóruns do aparelho provam. E a última brincadeira foi colocar o Android 2.3 nele. Sim, aquele que só Nexus S tem até então.

A modificação foi feita pelo russo Alexey Roslyakov, o DrunkDebbuger. Ele publicou uma foto de seu N900 com a cara do novo Android, mas já avisou que a versão é alpha do alpha, ou seja, cheia de bugs. Segundo ele, as informações do celular, o Wi-Fi e as opções de som estão funcionando perfeitamente – numa leitura alternativa e um pouco pessimista, todo o resto ainda está ruim. Mesmo assim, o russo prometeu soltar a ROM experimental na próxima semana, para os mais aventureiros brincarem também.

O Android 2.3 mal saiu do forno e logo um aparelho da Nokia é um dos primeiros a bater no peito e dizer “sim, eu tenho Gingerbread”. (…) (via gizmodo.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Xinuo (usuário não registrado) em 27/12/2010 às 10:57 am

    Isso aí, o povo deve ensinar como se faz para a Nokia :)

    Não achei uma heresia colocarem o Android no N900, afinal, pq se sobe uma montanha?

    Para mim a Nokia deveria fazer como a Samsung, que oferece diversos aparelhos com sistemas de terceiros, juntamente com o sistema que ela controla, o Bada (no caso da Nokia o Symbian e MeeGo).

    Mas o dirigente da Nokia deve ser burro, dizer dessa água não beberei (descartando o Android), quando tiver que beber ele perderá o cargo. Sei que ele fez uma comparação como mijar na roupa, ou algo assim, para mostrar que era impossível seguir esse caminho, já eu faço a comparação com água de beber, uma hora ele vai ter que fazer.

    Tiago (usuário não registrado) em 27/12/2010 às 11:34 am

    Eu discordo de você. Acredito que é bom ter opções, então se todo mundo usar android, não temos opção!

    Eu não gosto nada desse tipo de polarização. O iOS não tem esse poder pq só roda em iPhone, mas o Android tem. E isso é muito perigoso.

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 27/12/2010 às 12:16 pm

    Android é muito bom, por isso está crescendo tanto. Quando um produto é bom, tem mais que dominar o mercado mesmo.

    Ricardo K. (usuário não registrado) em 27/12/2010 às 1:23 pm

    @Tiago, a questão não é usar só Android, uma coisa que pelo menos a maioria precisa é de um diferencial. Ué, se a sua empresa trabalha com um produto tecnológico e esse hardware só usa um tipo de software que ainda sim apresenta lá algumas coisas desagradáveis, obvio que a tendencia é a coisa piorar. Ninguém quer só Symbian, só MeeGo, só Bada, Só iOS, Só Android… Só querem um diferencial, é uma questão de atender todas as preferências. Não sou defensor de nenhum OS, mas eu não compro Nokia com Symbian porque simplesmente não me dou bem (isso eu ja usei um N95 e um 5530), mas os que tem o MeeGo eu já quero utilizar para quem sabe o proximo Smartphone a adquirir poderá ser um da Nokia.

    Illidan (usuário não registrado) em 27/12/2010 às 3:50 pm

    @Gustavo
    O windows voce acha bom? Se a resposta for não, por que ele domina o mercado?

    Xinuo (usuário não registrado) em 27/12/2010 às 3:52 pm

    @Tiago, vc está discordando de mim?

    Ué! Eu disse que, para mim, a Nokia deveria oferecer o Android TAMBÉM!

    Ou seja, eu quero mais opções e não menos.

    Só não quero mais coisas fechadas, que amarram o consumidor e o desenvolvedor. Sendo aberto/open/free, tá valendo.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 27/12/2010 às 4:23 pm

    O Windows domina e o mercado e segundo dizem, não é melhor que MAc OS e Linux, o android vai dominar o mercado, mas não quer dizer que seja melhor que o iOS. O colega fez uma analogia perfeita.

    Felipe (usuário não registrado) em 27/12/2010 às 6:08 pm

    @Illidan – ele não falou que tudo que domina o mercado é bom. Ele falou que se é bom, tem mais é que dominar o mercado.

    Maikon (usuário não registrado) em 27/12/2010 às 6:26 pm

    Não tenho smartphone ainda, mas tomara que daqui a pouco tempo possa formatar o telefone como se formata computadores… Ia ser ótimo. Dias atrás um cara instalou android no iphone agora no n900 tomara que vire “moda oficial”.

    Rodrigo Petry (usuário não registrado) em 27/12/2010 às 7:17 pm

    Existem muito mais variáveis envolvidas na escolha de um smartphone e SO por um consumidor do que simplesmente se ele é “bom” ou “ruim”. As vezes os SO’s são apenas diferentes ou melhores em certos aspectos e piores em outros aspectos, assim como os aparelhos. Existem variáveis como custo, utilidade (que varia de pessoa para pessoa), entre outros aspectos contextuais. Portanto, o produto “bom” varia de pessoa para pessoa.

    Fabrício (usuário não registrado) em 27/12/2010 às 11:22 pm

    ainda viverei para ver o dia que escolheremos o software independete do hardware.

    gustavo (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 1:48 am

    @fabricio, pois eu espero que voce viva por mais de trilhão de anos e so veja isso no ultimo dia.

    Escolher software total e independentemente de hardware me leva a acreditar que haja somente uma plataforma.
    Igual a minha concepção de um binário unico de programa linux, rodando em QUALQUER linux, me pressupoe somente uma distribuição, somente UMA biblioteca, em somente UMA versão, ou então a alternativa horrorosa cuja ausencia no linux, fez o mesmo ter a vantagem sobre o windows, a maldita RETROCOMPATIBILIDADE, bugs inclusos.

    Vade retrum com essa idéia.

    Diversidade é tudo de bom.
    Atrapalha, incomoda, mas as alternativas são bem piores.

    Marcos (usuário não registrado) em 28/12/2010 às 10:58 am

    “Igual a minha concepção de um binário unico de programa linux, rodando em QUALQUER linux, me pressupoe somente uma distribuição, somente UMA biblioteca, em somente UMA versão”

    Não necessariamente. Programar em Java, por exemplo, roda além de qualquer Linux, no Windows, Mac OS, Solaris e dependendo, até em mainframes.

Este post é antigo (2010-12-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.