Hacker faz caixas eletrônicos ‘cuspirem’ dinheiro remotamente
A notícia não tem relação direta com o Linux, mas pode ser do interesse daqueles entre nós que desenvolvem ou administram soluções de segurança conectadas.
Trecho do G1 enviado por sharles sa (sharles·saΘgmail·com):
O pesquisador também demonstrou um problema em caixas da Triton Systems. Ele conseguiu acessar as partes internas do equipamento usando uma chave padrão que pode ser facilmente comprada. Com isso, foi possível conectar um dispositivo USB e instalar um software malicioso no caixa eletrônico, capaz de roubar dados de cartões, senhas, e, claro, roubar o dinheiro.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou ao G1 que desconhece a existência de caixas eletrônicas dessas marcas no mercado brasileiro.
(…) Segundo o especialista, um criminoso pode ser capaz de discar números de telefone aleatoriamente – uma prática conhecida como “war dialing” – para encontrar caixas eletrônicos, bem como varrer os IPs da internet. Ele disse que os caixas eletrônicos “atendem” as chamadas e as solicitações da rede de uma maneira específica, permitindo que hackers identifiquem um equipamento vulnerável. Embora apenas duas fabricantes tenham sido envolvidas na demonstração, Jack informou que não é difícil encontrar outras falhas semelhantes.
(…) No início do ano passado, um vírus foi encontrado em caixas eletrônicos da Diebold, que é líder no mercado nacional. A praga tentava interferir com transferências bancárias americanas, ucranianas e russas. Não há registro desses ataques no Brasil; aqui, criminosos usam um dispositivo chamado Robocop para transmitir dados roubados via rede sem fio.” [referência: g1.globo.com]
Gostei do nome: Robocop :P
Tem o lado bom, agora os fabricantes de caixas eletrônicos vão puder atentar para estes defeitos identificados pelo especialista em segurança!
Está ação me lembra filmes dos anos 80 até meados de 90. haha
A senha : SwordFish
No minimo o caixa deve rodar Linux.
Caro @Jurupita
Não sei o caso dos 2 fabricantes nomeados na matéria, mas diversos (muitos mesmo) ATMs no mundo, inclusive no Brasil, usam MS Windows.
@Andre Luis Pereira dos Santos
Hum, mas pq se o Linux é melhor que o windows?
Do not feed the trolls.
@Elessar
Yes, I do. :)
Lembrei de um colega meu, que para “roubar” no jogo Sonic2, reduzia a velocidade da ROM no emulador de Mega Drive dele, só pra obter mais moedas na fase do cassino
heuehuheuheuheuheuehueh
os trolls tornam alguns momentos engraçados… ah… a galerinha que usa S.O livre no RJ tem uma mania interessante de tirar foto do windows carregando em caixas eletronicos com defeito, quase todos Itautec rodam windows xp (senão todos). Se acesso físico já é um problemão para as empresas que fazem manutenção, imagina se começam a vazar IPs de caixas eletronicos por ai… uahsuahsauhs com windows XP…
E os vários do Banco do Brasil que ainda rodam o os2/warp.
Maravilha, Vírus nos caixas eletrônicos que rodam…Windows! Trojans, e outras deidades.Pra combater um vírus, por que não usam um vírus (ou praga) mais forte: Norton Antivirus!
O especialista americano está um pouco atrasado.É só ele perguntar a alguns tecnicos da empresa Diebold Procomp em São Paulo, onde ele terá uma surpresa. Este metodo já é ultrapassado, basta apenas uma pesquisa na Policia Civil com relçao as fraudes em caixas eltronicos. Se a FEBRABAN não tem conhecimento do uso de meios de fraudar os caixas eletronicos através do dispensador de notas (cuspirem notas) eles estão muito mal informados.
Sistema q deve ser seguro e usam o MS-Windows… nada mais natural q tantos problemas. Mais gastos além dos próprios softwares bugados.
Sim, rodavam WINDOWS CE:
É que a globo é puxa-saco da MICROSOFT…
computerworld: notícia em inglês.
@gualberto antonio,
Parece que ele esperou mais de um ano pra divulgar… pra dar tempo de consertarem.
Exatamente qual método é ultrapassado? É verdade que já haviam métodos… mas o que ele usou não era novo?