Guia: Debian em desktops, parte 1 – por Carlos Morimoto
Enviado por Carlos E. Morimoto (morimotoΘguiadohardware·net):
““Embora o Debian “puro” seja mais usado em servidores, ele também pode perfeitamente ser usado em desktops. Se você se sente confortável em usar o apt-get/aptitude e gosta da estrutura geral do sistema, mas está em busca de um sistema mais leve e personalizável, o Debian pode ser a melhor opção. O Debian é a base para o Ubuntu e inúmeras outras distribuições. O próprio repositório “universe” do Ubuntu nada mais é do que um snapshot do repositório instável do Debian, com alguns patches e personalizações adicionais. Se somarmos o Ubuntu, Kubuntu e todos os descendentes diretos e indiretos, as distribuições da família Debian são usadas em mais de 70% dos desktops Linux. O maior problema em utilizar o Debian diretamente, em vez de usar o Ubuntu ou outro derivado, é que o sistema é bastante espartano, carecendo de muitas ferramentas de configuração automática. Em compensação, ele é bem mais leve do que o Ubuntu, pois muitos pacotes são compilados com menos componentes e opções mais otimizadas, o que resulta em um desempenho geral sensivelmente superior, sobretudo nas máquinas mais modestas.” ” [referência: guiadohardware.net]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-11-23
legal, o br-linux poderia possuir uma seção só pra pós-instalação, acho que seria uma das mais visitadas.
quanto ao tutorial ele remonta ao lançamento da versão 5, acho que algumas coisas como o ntfs3g já estão incorporadas, mas isso não tira o mérito do tutorial como um todo.
em tempo, parece que as coisas estão mudando no squeeze, que já tem suporte a um bom conjunto de codecs – menos o flash claro – e até uma central de programas como no ubuntu, que alías já era uma evolução da que estava presente no lenny.
Muito boa essa parte 1 do Debian. Mesmo sendo apenas a primeira, explicou muito. Aguardo outras partes, devem ser melhores ainda.