Gravação de microcontroladores PIC via USB pelo terminal do Linux
Enviado por Sandro (sandro_jucaΘyahoo·com·br):
“A transferência de programas para os microcontroladores é normalmente efetuada através de um hardware de gravação específico. Através desta ferramenta, é possível efetuar a descarga de programas para microcontroladores da família PIC18Fxx5x, com interface USB, diretamente de uma de qualquer computador utilizando o Terminal do Linux.
Para realizar esta gravação in circuit via USB de forma simples com linhas de comando no Linux, é necessário inicialmente ter instalada a biblioteca de desenvolvimento libhid (sudo apt-get install libhid-dev) e seguir os seguintes passos do tutorial disponivel em http://www.4shared.com/file/sIZwBP4r/100725SanUSB.html ou no grupo SanUSB (www.tinyurl.com/SanUSB).” [referência: tinyurl.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-08-02
Muito bom !
Só lembrando que também é possível gravar microcontroladores da linha AVR (Atmel) utilizando o gravador oficial da Atmel no linux utilizando o avrdude.
Aliás, isso me lembra quando trabalhei em uma empresa onde eu tinha que desenvolver um firmware para rodar em uma placa com processador AVR, me entregaram uma máquina com Windows Vista, tentei de todas as formas instalar o SDK da Atmel nessa “Vista do inferno” sem sucesso (o SDK era para WinXP), com o prazo apertando não tive dúvidas, reparticionei o disco, instalei o Linux (se não me engano era o Fedora), baixei a avrlibc, o source do gcc, compilei ele para gerar código para AVR e sai desenvolvendo, código pronto bastou apontar o avrdude para a USB que o gravador estava conectado e indicar o arquivo binário gerado, pronto, placa funcionando ! Graças ao Linux.
Sucesso a todos
Flávio
Muito interessante sua postagem flávio , se você conhecer outras pessoas do ramo , por que não criar uma lista de discução sobre o assunto ?
- Eu não manjo nada desse tipo , mas participaria se ouve-se uma .
Para quem usa ARM da NXP, tem o excelente lpc21isp, usei ele bastante (quando o projeto não comporta uma JTAG, mas dá usar o GDB com uma Jtag tipo Wiggler nele). O lpc21isp é controlado via linha de comando, que torna ideal para incluir no makefile da compilação do firmware, eu colocava mais um comando para o make gravar, logo após compilar o firmware com sucesso.
Um ótimo fórum que trata somente de eletrônica e sistemas embarcados é o http://asm51.eng.br/
ola,
você saberia me dizer se existe algo parecido com o PICKit2 para linux?
eu tenho um gravador MicroICD Zif, mas, aparentemente, só tem para windows. A microchip não da suporte oara linux.
Eu gostaria de usar o gravador MicroICD no linux.