Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Governo Federal diz que vai assumir a responsabilidade na banda larga

Da Reuters, via ÚltimoSegundo:

O Presidente da República afirmou nesta sexta-feira que o governo vai liderar o processo de expansão do acesso à Internet em banda larga no país.

Segundo ele, o governo quer fazer parcerias com empresas de todos os portes e está disposto a ouvir as demandas da sociedade. Não deixará, no entanto, de levar adiante o Plano Nacional de Banda Larga, que deve ser anunciado neste mês.

“O governo vai assumir a responsabilidade de levar a banda larga para todos os rincões deste país”, afirmou em discurso durante inauguração de um centro de tecnologia eletrônica avançada, em Porto Alegre (RS).

O presidente rebateu as críticas de que seu governo quer estatizar setores da economia. Segundo ele, o Executivo deve mostrar “bala na agulha” para fazer com que o empresariado feche parcerias com o governo ou baixe seus preços. (via tecnologia.ig.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fellype (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 5:26 pm

    Será que agora vai???

    wally (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 5:26 pm

    de fato, no blog Conversa Afiada, há uma matéria dizendo q as operadoras de celular não querem expandir o sistema para dados, mas apenas voz…

    fonte: http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=26933

    Anderson Freitas (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 5:46 pm

    Com o dinheiro dos nossos impostos(carga tributária de primeiro mundo mais com serviços de quadragésimo e la vai cacetada) é só querer que vai só que a corrupção não deixa. politico nenhum governa para o povo você só necessario para dar um mandato a eles e depois de esperteza ele te da umas esmolas e você fica feliz da vida!

    Alvaro (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 5:53 pm

    Vai com o dinheiro de quem?

    Welington (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 5:56 pm

    Sei não. Sou apenas eu quem vê esta ideia como mais uma trapalhada do governo do “Filho do Brasil”?

    Como Nerd assumido claro que adoraria que a Banda larga de verdade chegasse aqui em casa sem precisar “pagar uma cervejinha” para o técnico de telefonia corrupto da Oi/Telemar que cobra 150,00 para tornar o tecnicamente inviável em oficialmente possível, ou ter que pagar por um Claro 3G de 500kbps e só ter uma conexão discada (50kbps) móvel.

    Mas como cidadão brasileiro, sinceramente eu preferira não ter Internet, mas ver os hospitais funcionando de verdade pra não precisar direcionar 1/3 do meu orçamento com plano de saúde que quando a gente mais precisa só atende se apelar para justiça.

    Welington (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 5:56 pm

    Sei não. Sou apenas eu quem vê esta ideia como mais uma trapalhada do governo do “Filho do Brasil”?

    Como Nerd assumido claro que adoraria que a Banda larga de verdade chegasse aqui em casa sem precisar “pagar uma cervejinha” para o técnico de telefonia corrupto da Oi/Telemar que cobra 150,00 para tornar o tecnicamente inviável em oficialmente possível, ou ter que pagar por um Claro 3G de 500kbps e só ter uma conexão discada (50kbps) móvel.

    Mas como cidadão brasileiro, sinceramente eu preferira não ter Internet, mas ver os hospitais funcionando de verdade pra não precisar direcionar 1/3 do meu orçamento com plano de saúde que quando a gente mais precisa só atende se apelar para justiça.

    Querem resolver os problemas com a Banda Larga. Acabem com a Anatel e a refaçam do zero. Talvez resolvam 50% dos problemas de telefonia e de Internet.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 6:15 pm

    Eu quero esperar pra ver.

    Se servir só pra pressionar as operadoras a baixarem seus preços, expandirem sua rede, já está ótimo.

    Ao invés disso o governo poderia abrir o mercado para participação de outras empresas, mas talvez fosse mais difícil politicamente.

    Iria ferver lobista em brasília despejando dinheiro que se reverteria em deputados chorando motivos importantes para não fazer isso. Motivos que só repetem, nem sabem do que se trata.

    ioca100 (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 6:34 pm

    Tudo que o governo mete a mão só estraga, ruim e caro, vide a gasolina no Brasil.Tomara que o Serra vença e privatize o máximo possível e reduza o tamanho do Estado paquiderme, a fim de sobrar alguma coisa para investimento em Saúde, Educação e Segurança.É nisso que o governo tem que dar prioridade.

    jessejames em 9/02/2010 às 6:45 pm

    ioca100

    Desde quando a prioridade do governo de São Paulo é Saúde, Educação e Segurança. Essa ideia de estado mínimo está ultrapassada, quando a coisa aperta todo mundo se volta para o estado.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 7:08 pm

    Tá aí! Gostei

    JCCyC (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 7:12 pm

    “Tudo que o governo mete a mão só estraga”

    E muitas vezes o que o governo TIRA a mão estraga. Vide metrô do RJ.

    ioca100 (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 7:13 pm

    O Jessejames, vou parar por aqui, não morro de amores pelo Serra, mas é a alternativa para que nós não viremos Venezuela, quanto ao meu pensamento não mudo.Lá fora o Estado entrou na economia para evitar um mal maior, mas já está saindo bem depressa, aqui no Brasil é roubalheira mesmo.
    Abs.

    Ivan (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 7:19 pm

    Demorou o governo federal se envolver nesta questão, na verdade , deveria ser a Anatel a intervir neste tipo de problema, porém, dos anos que acompanho a Anatel, não lembro dela ter tomado nenhuma iniciativa efetiva e eficaz em favor dos clientes das operadoras de telefonia.
    Até o momento as operadoras de telefonia demonstraram que mal tem interesse em colocar os serviços nas regiões em que tem lucro, e mesmo assim não conseguem atender decentemente, moro em uma das maiores cidades do País, Osasco, e aqui mesmo sendo divisa com a cidade de São paulo, praticamente não temos opção de serviço de banda larga, ou é a telefônica , com suas falhas conhecidas nacionalmente, ou são as operadoras de telefonia 3G , que como já foi dito acima, você contrata um plano de 512 e recebe 56 e ainda tem de ficar contente com isso.

    Acesso a internet é um serviço básico, como água, luz e telefone. Todas as pessoas devem ter acesso.E o Estado é responsável em garantir que isso seja alcançado.

    anon (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 7:34 pm

    Brasileiro acessando noticia do Brasil pelo Reuters!? …?!

    Dei uma procurada e não consegui achar. Será que é até 8Mb/s? Ou será que é banda larga mesmo(60/40)?

    Heaven (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 7:37 pm

    @Welington

    Afirmando desde já isso não resolveria nada, pois o problema não esta na Anatel e muito menos no governo em si, nas provedoras de acesso, já que como existe uma baixa concorrência isso tende ao monopólio e consequentemente a um serviço de baixa qualidade como tem visto.

    Em relação ao governo tomar partido da banda larga acho uma boa e tem funcionado muito bem nos interiores onde a banda larga é praticamente de graça (claro que nem todos estes interiores tem tal benefício).

    Fora que o uso de internet por parte da população ajuda em tornar a mesma mais comunicativa e redução de custos com cursos presenciais (como no caso os cursos do Sebrae).

    De todo caso o governo só em a ganhar com isso, por isso vale o investimento.

    denis (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 8:10 pm

    Agora (des)anda mesmo.

    Antonio (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 9:22 pm

    Estou a 2 dias sem internet 3g da vivo no centro de São Paulo.
    Não apenas eu, mas varios conehcidos que usam o mesmo serviço
    da vivo não tem trafego.
    Quando trabalhei na Embratel, estatal, tinha um prazo de até
    3 horas para colocar o circuito operando novamente.
    Senão a casa caia. Tinha que explicar até para a diretoria.

    Agora deixam 2 dias sem trafego e nada acontece.
    O governo é muito molenga e sem ação.

    gustavo (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 9:41 pm

    Isso mesmo, @ioca100, enxugue o Estado. Faz igual na europa, inglaterra da margareth tatcher. Estado minimo. vc paga até pra dar a descarga. Mas os impostos não são minimizados não.

    Afinal, se queremos acabar com a pobreza, temos primeiro que acabar com os pobres que acham que o dinheiro dos impostos é para passar a mão na cabeça de coitadinhos.
    E nada melhor para isso que privatizar hospitais, privatizar escolas, e privatizar a previdencia. Mas o VAT, esse dai ninguém meta a mão para diminuir.
    Na biologia, quando o objetivo é o que as pombas parem de procriar, pare de dar comida a elas. Assim elas diminuem a procriação. O que faz o numero de pobres aumentar é o excesso de comida gratuita.
    Afinal, “é so vir pra sumpaulo, o governo dá de tudo” pras pombas. Se enxugar o estado, quem vai fazer isso? a argentina, ou o chile talvez.
    com cianureto.

    Sérgio Corrêa de Carvalho (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 10:00 pm

    ioca100, pura verdade… Governo de Sp é eficiência total! Tomara que privatize tudo mesmo… E aí talvez vamos ver novas aberrações como os pedágios de SP… Fazia universidade em São Carlos e estágio em São Paulo e algumas vezes precisava ir novamente à São Carlos: chegava ao cúmulo de pagar mais pedágio (razoavelmente mais) do que combustível! E não preciso dizer que boa parte dos impostos que são pagos em SP são bem maiores que no resto do Brasil (alguém já teve a curiosidade de comparar valores do IPVA ou de algumas alíquotas de ICMS, por exemplo?). Mas tem gente que acha o Zé Pedágio eficiente…

    Não sou contra privatizações… Mas sou totalmente contra como elas foram feitas em SP… Vocês sabiam que do valor do pedágio que se paga nas rodovias paulistas, fora uma parte que vai para as concessionárias, ainda há outra parte que vai para o Governo de SP? Ou seja, fora o lucro/remuneração das concessionárias, o Estado de SP ainda recebe mais uma parte. Como se não houvesse impostos e taxas que já se paga para ter carro…

    Quanto a questão da banda larga… O Estado deve atuar como agente ecônomico, entre outros casos, quando os agentes privados não estão conseguindo atender ao mercado (seja por desinteresse, seja porque é necessário uma soma vultosa de investimentos etc). E é perfeitamente o que se vê: preços altos, “apagões” de Internet, serviços mal prestados etc. Se é para o Estado entrar como um concorrente e fazer os preços baixarem, fazer os agentes privados “acordarem”, sou 100% a favor!

    Apenas lamento pela forma como, em meados de 90, algumas empresas foram privatizadas (vide a Vale, vendida a preço de banana) e a forma como foram regulamentadas as agências reguladoras, que, na prática, de nada servem…

    Sérgio Corrêa de Carvalho (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 10:02 pm

    Ahhh, apenas esqueci de falar… De São Carlos a São Paulo são aproximadamente 230 km… E algo em torno de 5 pedágios (não lembro exatamente quantos, mas garanto que são no mínimo 4… Mas pode ser mais)!

    foobob (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 10:19 pm

    Concordo com o Wellington sobre os hospitais: tanta gente precisando e as mentes tacanhas e larápias do governo desenvolvem a brilhante idéia de dar banda larga paga com o imposto dos otários para todos poderem jogar Colheita Feliz do conforto de seus muquifos sem precisar pensar sobre o porque de levarem vidas miseráveis.

    OFF: meu pai teve um problema recente e teve que ser internado. Ele tem plano de saúde e paga religiosamente aí na casa dos R$600!! Eu não sabia dessa! Pior! Chegando lá, o Hospital não era conveniado e por isso, por apenas cerca da 1 horinha em que tomou soro e teve o monitor cardíaco ligado, pagou a bagatela de 760 paus!! pusta país do futuro do pretérito!

    Ezequiel (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 10:19 pm

    Muito bem lembrado jessejames: “Essa ideia de estado mínimo está ultrapassada, quando a coisa aperta todo mundo se volta para o estado.”

    Veja que beleza é o capitalismo neo-liberal: Só para recordar – A crise mundial consumiu alguns TRILHÕES de Dolares, que foram pagos pelos governos (Leia-se: socializou a dívida).

    Um esdado forte tem como base a educação, energia e comunicações. Estes três pontos não podem ficar apenas na mão da iniciativa privada.

    Também não esqueçam do apagão da Telefônica em SP.

    Smaug (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 10:27 pm

    Parabéns, Sr. Presidente. Tô gostando de ver. Até que enfim um presidente que tem peito de governar PARA TODOS!!!!

    Sérgio Corrêa de Carvalho (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 10:30 pm

    foobob, entendo seu ponto de vista! Mas acredito muito mais que o problema da saúde é mais por uma má gestão, desvios etc que por falta de recursos…

    Acredito que é possível investir em banda larga, educação e outros setores, sem esquecer a saúde. Repito: o problema é de péssima administração (e falo nisso em sentido amplo, nas três esferas). Talvez, por exemplo, se fosse dada a devida atenção a programas de prevenção de doenças, em vez de tratar quando elas já aparecem, poderia se economizar muito, ou em outras palavras, gastar eficientemente.

    Não creio que a Internet seja apenas para jogar Colheita Feliz. Muito pelo contrário: a Internet traz informação, algo que é essencial hoje em dia! As pessoas precisam saber o que se passa no mundo, no país etc. E creio que, nesse sentido, a Internet é o melhor e mais democrático meio de informação: você tem amplas opções e não fica vinculado a dois ou três canais de televisão com forte influência (que elegem até o presidente do Brasil).

    Sérgio Corrêa de Carvalho (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 10:35 pm

    Acho que a Banda Larga deve sair… Mas deve-se tomar o devido cuidado para não criar uma empresa ineficiente! Como vi o Lula falando em algum lugar: a empresa tem que dar lucro. E não é difícil isso… As empresas que estão aí tiram lucro absurdos…

    Acho que o governo deve criar um empresa que fornceça o serviço com qualidade, sem ser deficitária… E acredito que isso é perfeitamente possível, se houver uma boa gestão!

    Temos sempre uma imagem de que coisas públicas não funcionam… Mas a Petrobrás, Banco do Brasil, Embrapa, BNDES estão aí para provar o oposto…

    foobob (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 10:36 pm

    É um discurso bonito, Sérgio, mas soa utópico: má gestão de recursos com desvios e roubalheiras também vai acontecer no caso da banda larga nas mãos do governo (e por conta de nossos bolsos).

    E, embora realmente internet seja democrática e um veículo poderoso para quem busca conhecimento, a maioria da manada, digo, dos brasileiros, só vive entricheirada no Orkut e globopontocom mesmo.

    Sérgio Corrêa de Carvalho (usuário não registrado) em 9/02/2010 às 11:27 pm

    foobob

    Então talvez nós estejamos atacando o ponto errado… Talvez fosse o caso de reclamarmos e cobrarmos do TCU, e dos TCEs… Aliás, acho até que, se a ANATEL (e boa parte das demais agências reguladoras em suas respectivas áreas, como ANEEL e ANAC) realmente fizessem o seu trabalho, muito já teria melhorado. Infelizmente, essas agências, que foram criadas em meados dos anos 90, nunca funcionaram como deveriam. Elas foram criadas para, em tese, funcionar de forma independente. Entretanto, muitas vezes estão aparelhadas ou sofrem influência do lobby das empresas. No caso específico da ANATEL, acho que ela poderia agir de modo a obrigar as empresas a melhorarem a qualidade de seus serviços. Mas acredito que não poderia obrigar as empresas a reduzirem suas tarifas, até porque acho que isso é acordado previamente. Aí que entraria o governo: a concorrência estatal faria os preços abaixarem. Além disso, as empresas privadas não investem em regiões mais afastadas, tidas como não lucrativas (e o modo como ocorreu a privatização admitiu isso – elas, de fato, não são obrigadas a investirem em regiões mais afastadas – diferentemente, por exemplo, do serviço de transporte urbano, no qual as empresas são obrigadas a colocar ônibus mesmo em locais “não muito interessantes”).

    Quanto a questão do orkut e afins, até acho que isso possa ocorrer. Mas também podemos ter um ciclo vicioso: as pessoas são ignorantes porque não há acesso à informação; não há acesso à informação porque as pessoas são ignorantes. Acredito que a medida que as pessoas forem expostas à informação, de forma gradual, e a medida que nosso ensino for melhorando (o que, muitos podem não concordar, mas está ocorrendo, ainda que de forma muito lenta – precisa melhorar muito ainda), as pessoas farão um bom uso da Internet.

    A Internet tem que ser vista como um serviço essencial, e não meramente acessório! Tenho lido em vários pontos que, no futuro, as principais formas de acesso aos serviços do governo seja via Internet. Isso faz sentindo e já vem ocorrendo, ainda que timidamente. E o governo deve incentivar o uso de TI não apenas no próprio governo, mas também em empresas privadas, como forma de melhorar a competitividade do país. Vejo a Internet como um elemento de infra-estrutura, assim como rodovias, portos e outros. E é nisso que o Brasil precisa investir, se não quiser ficar atrás de outros países…

    Em alguns países, o acesso à Internet com banda larga já é um direito constitucionalmente garantido. Sei que ainda não conseguimos oferecer nem os serviços mais básicos a nossa população… Entretanto, isso não pode servir de escusa para investir em áreas como a Internet, sob o risco de, como falei antes, ficarmos para trás… E o primeiro ponto a ser atacado para que a população tenha acesso à Internet é a popularização do serviço… Creio que é isso que o governo pretende fazer e é por isso que apóio esse projeto!

    foobob (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 1:37 am

    Boa resposta. Realmente não podemos ficar parados, temos que pegar o bonde da supervia da informação. Eventualmente nossas próprias redes neurais podem estar interconectadas a ela…

    Bremm (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 2:50 am

    Governo deve investir no básico: saúde, educação e alimentação. Se popular o uso da banda larga irá melhorar, a educação do povo, que se faça o investimento.

    Mas como todos sabemos, para o governo (inclusive este) é conveniente manter a população desinformada, para poder usá-la como massa de manobra. Isso me cheira a “política do pão e do circo”.

    João (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 7:37 am

    Hum, ao invés de criar uma estatal para “resolver” o problema, eu tive uma ideia brilhante: poderiam criar uma agência reguladora que estaria sempre de olho nas operadoras, fiscalizando-as e multando-as com muita severidade caso elas não estejam entregando os serviços que vendem. Já sei! Chamarei essa agência de “Agência Nacional de Telecomunicações”. Aí eu abreviarei para “Anatel”! Putz, essa agência já existe! E por que ela não faz nada? Ah, eu já sei. É porque o governo, que sempre criticava tudo quando estava na oposição, transformou essas agências em cabides de emprego, colocando nos cargos importantes gente totalmente incompetente e a serviço das empresas que, espertas que são, fazem média com o governo para não serem fiscalizadas.
    É claro que, se essa agência não fiscaliza empresas privadas, eu GARANTO que ela tampouco fiscalizará as estatais. Aí, para reclamar, você precisará preencher um formulário RRSSAA-22233B, em cinco vias, autenticadas em cartório. O processo levará 5 meses para ser concluído, e nada será feito. Não sou contra estatais, não. Eu trabalho em uma. Só acho que o problema está na fiscalização. Se a Anatel é inútil, continuará sendo inútil. A diferença será a existência de mais uma empresa pública. Só isso.

    Diniz (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 10:33 am

    Nem li todos os comentários.

    Mas eu eu acho que no lugar do governo entrar assim na área de banda larga, não seria melhor rever a atuação das agências reguladoras como a Anatel?? E obriga-las a fazer seu trabalho re regular as empresas e proteger o cidadão ( algo que raríssimas vezes eu vejo acontecer)?

    Seria bem melhor e mais barato para os cofres públicos.

    ioca100 (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 10:53 am

    Ser a favor de privatizações que deram certo e do Estado mínimo inteligente a gente é moderado, qual é Augusto?

    Não sei, ioca100. Achei esta discussão tão off-topic e fora do meu interesse, que nem estou lendo os comentários. Não vi o teor dos comentários moderados pelos leitores, mas me parece que nenhum deles está codificado, e que também não há impedimento a que você também os modere em sentido oposto. A não ser que você seja o autor deles, caso em que o sistema não irá computar a sua moderação, como deveria ser.

    ioca100 (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 11:10 am

    Valeu Augusto, por isso estou sempre aqui, mas esses caras que me moderaram são intolerantes.

    Célio Ishikawa (usuário não registrado) em 10/02/2010 às 1:32 pm

    Ouvi boatos de que internet por cabos de eletricidade é possível mas não é de interesse das companhias de telefone. Se o Estado ajudar a ter internet independentemente de meio, talvez seja um avanço.

Este post é antigo (2010-02-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.