Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Governo dos EUA conclui que a maioria dos estudos sobre a pirataria são bobagem

Sabe aqueles estudos financiados pela RIAA, BSA, MPAA e outros representantes dos grandes estúdios e distribuidores de conteúdo? Eles aparentemente acabam de ser desmoralizados por uma instância que talvez tenham que levar a sério: um relatório do GAO, braço investigativo, avaliador e auditor pertencente ao legislativo federal dos EUA.

A matéria do OS News é um pouco longa, e meu resumo traduzido não lhe fará justiça, por isso recomendo que você a leia integralmente, e siga os links dela para mais informações.

Ainda assim, para resumir, o Congresso dos EUA decidiu, há cerca de um ano, mandar o GAO pesquisar sobre a inundação de relatórios das entidades representantes dos estúdios descrevendo os malefícios que a pirataria causa à economia, fartamente reproduzidos na imprensa e certamente influenciando as políticas públicas a respeito.

E a investigação mostrou que (a) estes estudos estão recheados de imprecisões, inverdades e opiniões não comprovadas, e (b) não há certeza de que a pirataria é ruim para a economia como um todo – é até possível que ela traga efeitos positivos gerais, e inclusive para os estúdios.

Uma das afirmações cuja veracidade não foi confirmada pelo relatório é a velha história de que cada música copiada era uma música que deixava de ser vendida. E há muito mais, leia lá!

Mas vale destacar: embora questione todos os estudos que analisou, o GAO não está dizendo que a pirataria não é um problema. Hoje ela é um aglomerado de problemas – especialmente quando ocorre em escala industrial, eu acrescentaria – MAS as quantificações e conclusões já apresentadas sobre ela são falhas, ao contrário do que seus autores querem que eu, você e o governo acreditemos. (via osnews.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Agora falta um estudo do mesmo tipo provando que a forma do sistema de patentes deles (EUA) – o mesmo que eles tentam empurrar para o resto do mundo – é falha e não promove o desenvolvimento, pois impede que pequenos empreendedores tenham chances de criar algo sem ter um GRANDE escritório de advocacia contratado somente para pesquisar possíveis violações de patentes.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 15/04/2010 às 10:00 am

    Acho que uma imagem deveria aparecer nesta notícia.

    marcosalex (usuário não registrado) em 15/04/2010 às 10:30 am

    É a velha história: são tantas causas e tantos efeitos que a pirataria traz, alguns ruins e outros até positivos, que qualquer generalização fica furada.

    Até mesmo porque a definiçao de propriedade intelectual também não é certa, o pessoal chama muita coisa de propriedade intelectual e quer tratar tudo igual.

    Agora, com os meios de transmissão e armazenamento cada vez mais mais rápidos, poderosos e fáceis vai ficar cada vez mais difícil eles segurarem pirataria de alguma coisa. E como toda mudança, tem gente que vai ganhar e tem gente que vai sair do mercado, tem gente que vai quebrar, etc. Não é a primeira vez e nao vai ser a última que acontece esse tipo de coisa…

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 15/04/2010 às 10:30 am

    Agora, apareceu.

    Fabio A. Mazzarino (usuário não registrado) em 15/04/2010 às 10:31 am

    Eu sempre afirmei isso. Só que nunca tive recursos para um estudo tão aprofundado. Veja o histórico:

    . http://dosesdiarias.seucaminho.com/index.php/2009/05/pirataria-nao-gera-r-16-bilhao-de-prejuizo/
    . http://dosesdiarias.seucaminho.com/index.php/2008/11/us-390-milhoes-com-10-menos-de-pirataria-mentira/
    . http://dosesdiarias.seucaminho.com/index.php/2008/06/mpa-no-brasil-verdades-e-mentiras/
    . http://dosesdiarias.seucaminho.com/index.php/2007/12/impostos-e-pirataria/

    Note que o post mais antigo refere-se a Dez/2007, mais de 2 anos atrás.

    Smaug (usuário não registrado) em 15/04/2010 às 10:45 am

    @ marcosalex:

    Belo comentário.
    Assino embaixo

    Uma coisa é verdade a pirataria divulga o bom trabalho com uma profundidade que nenhuma campanha faz e de graça para o seu autor, e isto é bom.

    O autor não recebe por cada copia do seu trabalho divulgado e sim por uma parte dele (a vendida legalmente), e isto é ruim.

    Se não houvessem sido divulgadas tantas cópias o autor teria vendido menos e seria menos reconhecido, e isto é um paradoxo.

    Sem pirataria sem prejuizo e sem vendas e portanto sem lucro com mais pirataria mais prejuizos e mais vendas e mais lucro.

    Faça a sua escolha!

    Sérgio Corrêa de Carvalho (usuário não registrado) em 15/04/2010 às 1:37 pm

    @santo Concordo com a sua teoria (apesar de nem sempre concordar com a pirataria)… Acho que foi o caso de “Tropa de Elite”, né? A pirataria foi grande, mas ao mesmo tempo isso ajudou a divulgação do filme!

    S (usuário não registrado) em 15/04/2010 às 3:34 pm

    @SANTO: Mas isso é achar que o desenvolvedor é incompetente para divulgar o próprio produto/trabalho. Sempre se joga a culpa para o AUTOR, por ele querer ganhar dinheiro pelo trabalho ou por achar que sem pirataria ninguém saberia dele.

    Concordo que isso pode acontecer, mas como dito acima, é generalizado.

    Outro ponto… Fica complicado discutir quando o processo de consumismo e imediatismo chega em um nível de fanatismo, quase um vício. (De modo geral, não aqui)

    Rodrigo (usuário não registrado) em 15/04/2010 às 3:35 pm

    Assim como estes estudos sao irreais, os que dizem q cada musica pirateada nao seria uma musica q deixou de ser vendida, falar q a pirataria aumenta as vendas por aumentar a divulgacao é exagero.

    Perfeito seria o mundo onde todo conteudo com direitos autorais estivesse disponivel na web, e vc pudesse baixar pra conhecer, e caso gostasse pagasse o preco dele, nao usando mais se nao gostasse ou nao servisse. Poram a maioria usa a pirataria simplesmente no fato de pegar algo de graca, algo que gosta, e vai continuar usando/ouvindo.

    self_liar (usuário não registrado) em 15/04/2010 às 5:25 pm

    Embora os estudos possam ser muito irreais e absurdos ,ainda assim permitir que um sistema de copyright infinito que produza uma margem de lucro infinita é não querer pensar num sistema mais decente.

    Um exemplo são os beatles, onde os individuos até hoje ganhar sentado com relançamentos de músicas velhas.

    Todos vocês devem lembrar que vocês ou pagam pelo conteúdo ou são chamados de piratas.

    Está na hora de a sociedade parar ficar pagando ,pagando e pagando indefinidamente só para poder usar o conteúdo.

    elias (usuário não registrado) em 16/04/2010 às 3:10 am

    um comentário: essa admissão não foi por parte do governo em si, e sim por um grupo teoricamente independente. portanto, a ‘opinião’ do governo provavelmente permanece a mesma de antes

    Engraçado é, no caso da “pirataria” de filmes, que cada grande filme lançado (como Avatar, nos últimos dias) bate o recorde anterior de arrecadação.

    Ou seja, os diretores gastam x milhões para fazer um filme (e este x cada vez maior, quero ver ainda o filme de 1 bilhão), mas, é extremamente comum já obterem este valor já nas primeiras semanas.

    Muitas vezes, o que é mais comum, mas uma pesquisada revela se é verdade ou não, se o filme é bom, como avatar, o filme já arrecada 2x, e continua crescendo.

    E são justamente estes filmes os mais pirateados.

    Aí vem um cara de Hollywood dizendo que, se vc copiar aquele filme que fez alguém ter um lucro de 100% (quem na indústria tem um lucro semelhante?), vc estará deixando aqueles que trabalharam nele (como grandes astros, que recebem milhões nestes filmes) pobres.

    Da mesma forma a distribuição sem custo pela Internet tem sido uma maneira de novos e pequenos diretores disponibilizarem suas obras, pq chegar em meio aos grandes assim de cara é improvável.

    Algo parecido acontece com artistas musicais. Artistas iniciantes encontram hoje tanta dificuldade como encontravam há 30 anos atrás, pelo alto custo em se gravar um vinil.

    self_liar (usuário não registrado) em 16/04/2010 às 1:32 pm

    Então tenchi, o avatar já lucrou 2 ,3 ou mais vezes que gastou .E lembre-se que nós não temos direito nenhum sobre o filme mesmo que nós pagamos por ele.

    E lembrar que os donos do avatar podem reusar tudo o que eles usaram em avatar durante 90 anos .Ou seja ,uma margem de lucro infinita.

    self_liar (usuário não registrado) em 17/04/2010 às 5:58 am

    Ok vou postar mais um…

    Esse modelo de copyright é uma completa extorsão da sociedade. Não é por acaso que bill gates é um dos homens mais ricos do mundo.

    Esse modelo de copyright simplesmente funciona oferecendo o direito de uso é cópia individual por uma taxa ,mas ao decorrer dos anos nunca é liberado como domínio público ou livre.

    O windows 95 por exemplo retirou da sociedade bilhões e bilhões .Gerou lucros massivos a Microsoft. E até hoje não temos o direito de fazer nada com ele.

Este post é antigo (2010-04-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.