Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Google lança site para desenvolvedores no padrão HTML5

Trecho inicial da nota no IDG Now:

A Google lançou, nesta semana, um novo site de recursos para desenvolvedores, dedicados às tecnologias HTML5, batizado de HTML5Rocks.com, conforme anunciado no blog chromium.org.

O site foi dividido em quatro seções principais. A primeira é uma apresentação interativa, para demonstrar os recursos do HTML 5; a segunda, o HTML Playground, para experimentar as capacidades; Tutoriais e Recursos.

As crescentes especificações do HTML5, com recursos multimídia para a web, estão sendo adotadas por empresas como a Google, Microsoft e Apple. O novo padrão é uma série ameaça para o Flash, da Adobe, porque não precisa de aplicativos externos para exibir vídeos e animações. (…) (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-06-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Impressão minha ou o google está cometendo o mesmo erro que a apple? Aliás, mesmo erro não, já que não limitou o acesso ao site ao Chrome (como a Apple fez com o Safari), mas no sentido de colocar como HTML5 coisas como propriedades css proprietárias (que possuem prefixo), no caso -webkit-propriedade.

    Não sei, é que a mozilla e a opera ainda não implementaram vários recursos usando nomenclaturas padrões (na verdade o css3 ainda nem está finalizado, por isso esta confusão toda), e também usam extensões proprietárias.

    Demétrio (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 9:21 am

    Não força, não são proprietárias, são fora do padrão. Ninguém é obrigado a ficar só com o padrão.

    Willian (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 10:18 am

    @Demétrio, ninguém é obrigado mas os padrões estão aí para evitar aquela bagunça que nós desenvolvedores WEB conhecemos …

    @Demétrip, são proprietárias sim. São da mozilla (-moz), da opera (-o), do konqueror (-khtml), do webkit (-webkit).

    Elas são tentativas de implementar o que o css3 irá especificar, mas, por exemplo, borda arredondada no css3 é assim:
    border-radius: valor;

    No firefox é:

    -moz-border-radius: valor;

    Em webkit:
    -webkit-border-radius: valor valor;

    No konqueror:
    -khtml-border-radius: valor;

    No opera:
    - não existe

    Por mais engraçado que seja, o IE9 será o primeiro a suportar a maneira como especificada no css3.

    Css3 demorará mais que o html5 para ficar pronto. Bem provável que em 2012 já tenhamos um html5 pronto para produção mas um css3 ainda rascunho.

    Isso. Simplesmente isso que eu chamei de proprietário. São extensões proprietárias, e proprietário aqui não está relacionado à “código fechado”, mas sim que pertencem a um ou outro produto específico.

    Fui claro? :-)

    E sim, o padrão é padrão. Vários “padrõezinhos” juntos não formam um “padrãozão”, ao contrário do que parece :-) Padrão é um acordo e deve ser respeitado. E vale lembrar que, no caso dos padrões web, são os próprios criadores de navegadores que fazem estes acordos, ao contrário dos “padrões” proprietários.

    @Willian, css hoje é uma bagunça e será por muito tempo ainda :-(

    elias (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 11:38 am

    tenchi, a questão é que não existe ainda o padrão html5. se essas extensoes forem aceitas, elas vao mudar de nome, né? mas enquanto nao sao, é melhor cada “promotor” da extensao ficar com seu “namespace”, evita confusoes..

    elias, sim. Mas veja o que acontece: o site referenciado na notícia possui recursos que não funcionam no firefox, só em navegadores baseados no webkit. Principalmente em se tratando de css.

    A impressão que fica para o usuário iniciante é: “firefox e opera não suportam html5, mas chrome suporta”.

    Foi a mesma coisa que a Apple estes dias aí…

    Css3 não faz parte do html5. css3, html5 e javascript são parte de um todo que forma a web moderna.

    Quem não faz gol leva. Google está se mexendo para determinr o padrão ao modo deles, noves fora a qualidade daquilo que o google produz o mundo não se reduz a um único engine.

    Mas isso não é novo, quando a definição do html 4.0 também foi assim, é preciso aprender co o passado para a coisa não terminar como se está hoje.

    Willian (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 1:05 pm

    @tenchi, tenho quase certeza que o Opera suporta border-radius. Estou um pouco sem tempo para testar.
    Valeu.

    Willian (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 1:07 pm

    Confirmando o que disse acima: http://ryan.ifupdown.com/2010/06/23/rounded-css3-corners/

    Realmente eles suportam a propriedade oficial border-radius, sem prefixo proprietário.

    Marcos (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 4:27 pm

    Com esses padrões proprietários, voltamos ao inferno dos sites feitos pra navegador x, y, z, nas versões a, b, c. E a única forma de fazer um site funcionar igual é utilizando o “maldito” Flash.

    @Marcos, pior que é verdade.

    Eu tô há um bom tempo sem flash no computador, por opção própria, só uma experiência para ver se é possível viver sem flash, mas sem fins estatísticos, pois minha amostra = 1.

    Hoje ainda é complicado fazer uma aplicação na internet que funcione em todos os grandes navegadores. Dá pra fazer muito (e existem frameworks que cuidam de todas as diferenças entre os navegadores), mas ainda existem uma e outra coisa que são diferentes entre os navegadores.

    Como só existe uma implementação real do flash player (o resto não funciona), o flash acaba sendo igualmente funcional em todas as plataformas que é suportado.

    Sim, ditadura é boa pq evita o esforço inútil que é pensar.

    Leandro (usuário não registrado) em 25/06/2010 às 4:59 pm

    @marcos, isso desde que todos usem apenas o plugin da adobe….

Este post é antigo (2010-06-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.