Google estaria se livrando do uso interno do Windows
A notícia que circula internacionalmente é interessante: a empresa estaria evitando o uso interno do Windows, e novos funcionários desde janeiro já estariam recebendo a opção de escolher apenas entre o uso do Linux e do Mac OS X em seus computadores corporativos – e os motivos incluiriam a questão da segurança, já que alegadamente a “invasão chinesa” que a empresa sofreu há poucos meses se deveria a vulnerabilidades do Windows. E a política vai além dos novos empregados: outros empregados que queiram continuar com o Windows teriam que obter autorização superior (bem superior – nível CIO).
Mas a cobertura inclui um detalhe importante: aparentemente toda ela deriva apenas desta matéria do Financial Times, cujas fontes são funcionários do Google não identificados. Talvez possamos receber outras confirmações independentes a seguir. (via news.slashdot.org)
Faz sentido. Se o Google quiser mesmo desbancar a Microsoft no mercado de sistemas operacionais com os seus ChromeOS e Android, tem que começar de dentro.
Instrutivo ler sobre o mesmo assunto na matéria do parceiro(ex?) meiobit.
Bom para comparar posicionamentos, recomendo.
Faltou a opção do PC-BSD aos funcionários, hehehe.
Faz sentido. Se o Google quiser mesmo desbancar a Microsoft no mercado de sistemas operacionais com os seus ChromeOS e Android, tem que começar de dentro.(2)
Também acho.
Fazer um produto concorrente e acender vela pra a concorrência?
Não há lógica nenhuma.
Eles só estão aplicando a política “Eating your own dog food”
http://en.wikipedia.org/wiki/Eating_your_own_dog_food
Nada mais justo do que uma empresa que usa linux em todos os seus servidores e que agora também faz uma própria “distribuição” linux chamada Android use linux nos seus próprios desktops.
Assim, além da economia óbvia de licenças de windows e de aumento de segurança, podem usar os próprios funcionários como beta testers de seu sistema e também obter relatos de bugs e sugestões de melhorias de quem usa o que faz.
O Mac é uma opção onde alguns funcionários precisem de algum software proprietário específico que não exista no linux, como no caso de web designers e webmasters (que eles devem ter bastante).
Sem contar que se algum funcionário deles precisar do Windows dá pra rodá-lo em uma máquina virtual, se não houver necessidade de utilizar/testar um hardware específico.
Otimo!
Que tal agora lancar versoes nativas do Sketchup, Picasa etc para Linux?
Já era hora…
Mas “por questão de segurança” faz mais sentido usar linux se levarmos em conta que o Mac OS consegue a proeza de ter mais falhas que o Windows. Só sofre menos ataques…
Economia de licenças de MS-Windows e de licenças de Anti-Virus!
Queria que a empresa onde eu trabalho tivesse uma medida do tipo.
=)
Abs!
Pelo menos mais uma vitória ao bom gosto.
Aliás, a grande maioria das empresas só teria lucros e menos dores de cabeça se colocassem desktops linux para a maioria das pessoas, deixando o windows (ou macs) somente para as pessoas que realmente precisem de um software proprietário sem versão para linux ou equivalente livre.
Acho que para mais de 90% das pessoas um desktop linux com openoffice e firefox atenderia perfeitamente.
Espero que agora a Google pare de fazer softwares que só funcionam no Windows.
@Webber Jr,
Qual a diferença de posicionamento do meio bit? Li a notícia lá e é exatamente a mesma coisa daqui…
@Marcelo
A diferenca é que lá os usuários postam comentários que tem tendência do tipo “É mais fácil trocar o SO que o funcionário”, ou ainda “Segurança é uma neura”(procura por essa) onde o pessoal justifica que Windows é sim seguro, que só exige um pouco mais de esforço.
Ou ainda do daniel.bastos = “Até pq o Google ainda não deu nenhuma prova contreta dos ataques.”…ou seja, o foco do MeioBOT é outro, é defender o Windows…
Infelizmente todo o “ecossistema” dos produtos para desktop criaram uma dependência muito forte em torno do Windows,isso só vai se dissipar aos poucos e muito lentamente,isso se o desktop existir de forma relevante como ainda é hoje até chegar lá…
@Ironmaníaco
Na verdade, é a minoria dos comentários que estão defendendo o Windows no Meiobit. De 12, contei 3. Muitos, inclusive o meu, justificam e apoiam a medida.
Sem falar que, segundo o FT, a maioria das adoções é pro Mac OS X, e não pro Linux.
PS: Cronologicamente, soube da notícia por email (temos um amigo “agregador”), onde caí no FT e lí a integra. 30 minutos depois eu li no MB, e agora estou lendo aqui.
Marcelo, concordo com o Webber, a abordagem é outra.
Aparentemente o linux-br se preocupou em noticiar mais e especular menos.
Só quem pode conirmar isto (a respeito da intenção do linux-br ao publicar esta notícia) é o sr.Augusto Campos.
Uma notícia ruim para os produtores de virus.
Acredito que isto trará mais usabilidade ao Linux, seja para o usuário, seja para o técnico da esquina.
Os problemas e dificuldades de implantação vão surgir naturalmente, assim como o desejo de inovação/melhoria, só que o grande boom da coisa é que o Google tem bala na agulha para fazer os devidos ajustes (basta ter a vontade, porque recursos e pessoal tem).
@Marcelo
“Qual a diferença de posicionamento do meio bit? Li a notícia lá e é exatamente a mesma coisa daqui…”
Não, não é igual.
@IronManiaco
Eu me referi somente ao artigo principal. Ler comentários lá já é um exercício de paciência muito maior.
@Lucas Timm
Sim, são minoria, mas é uma opinião que no BR-Linux não existe e que pode ser usada como comparativo =)
(e a um tempo atrás a defesa de produtos Microsoft era beeeeeeeem maior em tal site).
@ Weber Jr
Ok. Eu concluí como “comparação de posicionamento”, também os comentários(que não deixam de ser informação agregada)…
Em que mundo voces vivem?
A diferencia dos leitores do MeioBit e do BR-Linux, é que os do MeioBit nao sao fanaticos com a mente fechada.
Isso é fato: A maioria das empresas tem um ecossistema só de Windows. Mas claro que tem alguns nichos aonde tem a convivência com maquinas com MacOS X. Aonde trabalhava eu era a exceção da regra aonde de todas as máquinas usadas pelos usuários só tinha um desktop e um notebook com Ubuntu já que trabalho com Linux direto.
E essa atitude do Google, como disse no meu blog, aonde tem a matéria traduzida, já traz mais um ponto para o Linux e para Apple. Claro que deve haver uma ou outra exceção dada pelo CIO para alguns desenvolvedores já que eles precisam implementar, compilar e testar as versões Windows dos diversos produtos do Google. Fora isso, ou é Linux ou Mac e nada de janela que fica parecendo com um queijo suíço.
@Ironmaníaco
Por que prefiro o Meiobit ao BR-Linux em notícias que tangem o Linux e o SL em geral: Por que eu acabo conhecendo a opinião de pessoas de fora, e não o “mais do mesmo” dos componentes da comunidade; Se quisermos crescer, é a eles a quem devemos nos direcionar, e saber a opinião dos mesmos é mais do que primordial. Pena que a comunidade não pensa assim… :}
Lucas Timm
Arranja outra desculpa para defender o site do coração.Muitas noticias são omitidas lá no meio bit e além disso existe uma total deformação de pensamento.Os autores são tendenciosos e mal educados quando querem.
Até o Br-linux tem mais credibilidade de omitir noticias positivas E negativas do linux.
Mas no bit furado , a Apple é sempre santa.E quem ataca terá que ouvir o estúpido e mal educado Carlos Cardoso e cia.
E mais ,você nao pode comparar laranjas com carros.
O bit furado é um site com mais coisas além de sistemas operacionais .
Se fosse uma comparação realmente justa o meiobit deveria ser somente um site que falasse de windows e microsoft.
E já nesse quesito já mostraram tendenciosos ao máximo .A imparcialidade do br-linux vence ,pois uma boa parte das noticias boas E ruins de linux são encobertas pelo site.
Meiobit não falou nada sobre OOXML e a ISO? Falou alguma coisa ,ou o cardoso só falou sobre isso quando o OOXML foi aprovado?
@self_liar, frequento os dois sites, noutro dia o
Cardoso disse que “até o Linux saiu da idade da pedra para se tornar um desktop viável” hehehe.
@Lucas Timm
Eu leio diariamente BR-Linux, OSNews e Slashdot e está perfeito.
Aposto que o Slashdot e OSNews são bem mais “imparciais” que o meiobit.
@Ironmaníaco
E desde quando os blogs são imparciais? Se você quer chamar usuários e não conhece a necessidade deles, como vai atingi-los? O próprio BR-Linux tem posição orgulhosamente parcial, coisa que admiro bastante, segundo ítem 4 do texto sobre o posicionamento do mesmo…
OSNews imparcial?
Nem eles se dizem isso, assim como o próprio Augusto já disse aqui outras vezes sobre o br-linux.
E sinceramente, não é necessário ir até o meiobit para ler comentários loucos.
Podem ler os meus, do self-liar, conan…
Abs!
@Timm:
“Por que prefiro o Meiobit ao BR-Linux em notícias que tangem o Linux e o SL em geral: Por que eu acabo conhecendo a opinião de pessoas de fora, e não o “mais do mesmo” dos componentes da comunidade”
Lá teu comportamento é o mesmo daqui ? Como reagem? Lá também classificam teus posts como “Trollagem” ou ganha Insignias e pontinhos pelo mesmo comportamento ?
@Self_liar
Eu não ia responder, por que simplesmente ignoro ataques pessoais, como você costuma fazer. Entretanto, uma coisa me chamou a atenção:
“Arranja outra desculpa para defender o site do coração.”
Você pensa que é QUEM pra me julgar, mesmo?
Não chame a atenção para este ponto somente .Estou tentando provar .Não fique somente neste comentário.
E você faz muitos destes ataques também.
Fiz este comentário porque você é irritante e tendencioso. Está fazendo um jogo.Assim como muitos dos seus colegas do meio bit ,e muitos deles são bem pagos para defender a empresa do coração.
@Weber Jr.
Sim, meu comportamento é o mesmo. Tanto que, assim como você, eu não preciso me esconder atrás de pseudônimos.