GNU: GRUB incorpora código da Oracle para suporte ao ZFS
Os desenvolvedores do GNU responsáveis pelo GRUB anunciaram que importaram para o projeto o código de suporte ao sistema de arquivos ZFS que foi originalmente distribuído pela Oracle no Solaris – oferecendo assim suporte ao ZFS nas demais plataformas em que o GRUB opera.
Os responsáveis pelo ato explicam sua opinião sobre este código distribuído originalmente pela Oracle estar necessariamente coberto pela GPL e isento de riscos de ações relacionadas a patentes da Oracle contra seus usuários, com base em sua conclusão (mesmo na ausência dos requisitos que o projeto usualmente exige para isso) de que oa Oracle se colocou sob as condições da GPL quanto ao uso de patentes que cubram as funcionalidades deste mesmo código.
O anúncio não menciona qualquer confirmação da Oracle sobre a propriedade do código em questão, as patentes relacionadas ou mesmo a incorporação do código ao GRUB mainline. (via lwn.net)
Brincando com fogo…
Aleluia !
Cadê o Lilo nessas horas? =D
Round one, fight!
Cadê o Lilo nessas horas? =D
Fazendo tratamento para deixar o vício das drogas. Espero que Lilo retorne às telonas o mais breve possível.
Depois toma tiro na asa e vai ficar mancando gemendo que tá dodói. Brincar com o capiroto queima as mãos.
“Oracle estar necessariamente coberto pela GPL e isento de riscos de ações relacionadas a patentes da Oracle contra seus usuários,”
Ah tá!!! Papai Noel e Colhinho da Pascoa mandam lembranças!!! :P
esse uma passo perigoso que mais a frente pode trazer problemas para o grub, é bom termos sempre um pe atras em relação a oracle.
Ué, se a Oracle licenciou pela GPL é porque não se importa com que os outros usem desde que não violem os termos da licença.
Quem fica de mimimi também não pode usar o Eclipse, o PHP nem o kernel Linux, porque eles também tem contribuição da Oracle.
Fora os projetos citados por marcosalex a Oracle também tem contribuido a muito tempo em projetos da Apache.