Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Global Menu: menu estilo Mac OS X

Enviado por Chavão (contatoΘchavao·net):

“Esse artigo ensina de uma forma simples e com imagens como instalar o Global Menu no Ubuntu. Global Menu é um menu ao estilo do Mac OS, onde é removido o menu da aplicação e colocado no gnome panel, bastante interessante para quem quer criar uma interface Mac OS-like.” [referência: chavao.net]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    AdrianoJBR (usuário não registrado) em 4/03/2010 às 12:57 am

    “(…) bastante interessante para quem quer criar uma interface Mac OS-like.”

    Mas também é muito interessante para quem quer simplesmente ter esse ótimo recurso do Mac OS X no Gnome. Já estou usando esse miniaplicativo há algum tempo e estou gostante bastante. Pena que ele não se comunica com alguns aplicativos importantes que eu usava, tais como: Firefox, OpenOffice e aMSN. Usava porque substituí-los por: Epiphany, Symphony e Pidgin.

    Lauro César (usuário não registrado) em 4/03/2010 às 1:04 pm

    Pois é, eu tb só não gostei desta falta de integração com alguns programas (o que mais uso é o Firefox). Por isso desisti dele (global menu).

    Renan Fernandes (usuário não registrado) em 7/03/2010 às 3:06 pm

    Para o KDE da pra usar o plasmoid XBar, ele é compativel com os sistemas de widgets Bespin e QtCurve, mas acho que só funciona em apps em QT(95% do que eu uso, e não, eu não uso o XBar)

    @Renan Fernandes, muito bom o xbar. Este recurso de menus no topo são uma ótima para quem precisa economizar espaço em tela: só colocá-lo num painel que se oculta automaticamente.

    Pena que alguns programas tem alguns problemas com o xbar, tais como o kaffeine e o kdevelop.

    Se tem uma coisa que as toolkits do Linux deveriam “copiar” é o menu global. O estilo Windows de fazer as coisas ocupa um espaço extremamente desnecessário, além de ter um aspecto “inferior” em relação ao Mac.

    Não, não quero ter um Mac. Mas não posso deixar de admirar este sistema (SO + hardware).

    Eu gosto muito do Cairo-Dock.
    Uso o mesmo com OpenGL.
    É muito legal! :-)

    Richard Van Dehrer (usuário não registrado) em 8/03/2010 às 1:36 am

    O único “porém” do menu global é o uso em telas grandes (27″+), ter de arrastar o mouse por meio metro pra alcançar o menu é… desconfortável. Fora isso, a idéia é boa, e fará ainda mais sentido quando todo mundo usar uma só rotina pra criar os menus, daí todos os aplicativos poderão funcionar alegremente com o XBar/GlobalMenu. (can I dream?)

Este post é antigo (2010-03-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.