Gizmodo: “Samsung mostra novo sistema Bada no Wave. Pra quê?”
A Samsung anunciou o seu sistema operacional Bada (baseado em Linux) no final do ano passado, e agora apresentou um celular que de fato o roda.
Será que a reação do Gizmodo após mexer no aparelho (“parece o Android, só que pior em basicamente todos os aspectos”) serve como termômetro do que consumidores – e desenvolvedores de aplicativos! – pensarão sobre a existência de mais um sistema operacional diferente tentando caber neste mercado?
Do Gizmodo:
(…) não sei onde estava a Samsung com a cabeça ao pensar, lançar e batizar um novo sistema operacional que parece o Android, só que pior em basicamente todos os aspectos – quando ela mesmo pode lançar aparelhos com Android bacanas como o Galaxy. Mas ok, ela quis provar que poderia fazer seu próprio sistema e o Bada, um Linux mobile anunciado em novembro é sim real e está em um celular bastante sexy chamado Wave, lançamento da Samsung aqui em Barcelona. Não fosse pelo Bada, ele seria um celular até bom. (via gizmodo.com.br)
Acredito que esse mercado é gigantesco, porém o que vai determinar o sucesso, é simplesmente: qualidade, preço e respeito aos usuários. Vale lembrar que todos tem a oportunidade de tentar inovar, e a Samsung está nesse caminho, e sendo esse o primeiro da safra é claro que virá cheios de bicinhos do windows… digo… bugs e outros….
Síndrome do “Não Inventado Aqui“.
” síndrome do “Não Inventado Aqui”
Faz sentido…. porém acredito no ”
rs….
Deve ter algo a mais nessa história.
Dei uma olhada no Bada e gostei muito do que vi. Tudo bem, concordo com o @Marcio Torres que disse que essa primeira versão deve vir horrível. Todavia, a primeira versão (e a segunda também) do Android foi uma porcaria.
A idéia do Bada, pelo que entendi, é ligeiramente diferente. Eles criaram uma camada acima do S.O. que permite que as aplicações possam ser rodadas, por exemplo, sobre o Windows Mobile, ou seja, mudar a base do sistema. No momento, essa base é Linux.
Isso foi feito utilizando a EFL (as bibliotecas do Enlightenment), que possuem uma ótima qualidade e performance.
Vou esperar pelo que vem por ai. O android é interessante, mas quem já programou para ele sabe de suas limitações. Gostaria muito de ver essas iniciativas decolando, até porque, em minha opinião, ainda há espaço para S.O.s no celular. Ainda estamos engatinhando nisso e ainda temos muitas coisas para melhorar/ajustar/inventar.
“Parece” que o Bada será mais aberto que o Android e não haverá mudança no código do Linux que não possa ser levada acima, como o Google anda fazendo.
Isso é que deu a entender o responsavel pelo Enlightenment, Rasterman.
Ele tambem deu a entender que a Samsung vai lançar um aparelho totalmente livre com o Bada.
Vide lista OM-Comunity.
[]s
Lewis
O problema é que quando Google lança algo muita gente lambe, outra empresa que nem precisa ser a Microsoft lança algo pra competir já enchem de criticas e mesmo sabendo que é uma versão inicial.
Simples … A licença do software permite isso.
O sistema foi criticado como quase tudo na versão inicial, sem drama e sem vilões nesse caso.
““Parece” que o Bada será mais aberto que o Android e não haverá mudança no código do Linux que não possa ser levada acima, como o Google anda fazendo.”
Vidente?
Números da mega-sena por favor :)
@ale
Quem disse isso foi o Rastemann, procure na lista de discussão Openmoko Community antes de comentar!
Vc não deve ter lido, mas A Samsung está pagando o rapaz para ele desenvolver mais partes do EFL. Por isso ele possui informações privilegiadas.
Pode chamar como quiser, mas pra mim Vindência não existe!
@Lewis,
Essa é a vantagem em cima do Android. Mas o Maemo também é um Linux sem modificações no Kernel. Não poderia a Samsung ter usado esse sistema?
E o tal de Meego que vão lançar? Vamos ter várias opções de SOs para smartphones, heim…
porque bada?
http://www.rasterman.com/files/android-slow.mp4
e o EFL roda em ARM faz tempo, e faz muuito bonito, acho que a galera do gizmodo “god bribed”, haha.
se o rasterman tiver bala na agulha pra manter a língua dele o bada poderá ser renomeado pra “bala”, :)