Belisque para zoom: gestos no touchpad com o “Gesture Suite” da Synaptics
Talvez você já tenha visto, ou ao menos ouvido falar, do controle via gestos em interfaces sensíveis ao toque, como é cada vez mais comum nos celulares com touchscreen e notebooks com touchpad – beliscões para controlar o zoom, círculos com 2 dedos para rotacionar, scroll com impulso (“Momentum™”), scroll contínuo com um dedo em espiral, etc.
Algumas das implementações destes recursos são objetos de patentes lá no exterior, e até os nomes deles são marcas registradas. E muitos de nós não sentem a menor falta de nenhum deles, mas para aqueles fabricantes que desejarem incluir esta família de gestos como adicional em seus portáteis com Linux (mencionados explicitamente: Fedora, Linpus, Red Flag, SUSE (Enterprise) 11, Ubuntu e Xandros) agora a Synaptics oferecerá seu “Gesture Suite™” para permitir todos os movimentos mencionados acima, e mais alguns. (via synaptics.com)
Deixa a Apple saber dessas coisas…
Ha, meu note tem um destes daí, mas como não funconou por padrão em nenhuma distro que testei nele, nem me dei ao trabalho de tentar com que funcionasse.
O que vi é que pelo driver synaptic do Xorg dá pra fazer coisas como criar um barra de rolagem horizontal na parte de baixo do touchpad. Mas depois de um tempo percebi que não servia pra muita coisa :-)
A maioria dos movimentos que estes touchpads possuem são extremamente desconfortáveis para mim, principalmente aquele estilo iphone de dar zoom. Vc coloca dois dedos e finge que está abrindo uma… ah, deixa pra lá.
Esfiha
,,,tesoura? um compasso?
@tenchi
Você não gosta de abri uma…. Não?
@Tilt, no touchpad de um computador é meio desconfortável para mim :-)
Laranja?
“E muitos de nós não sentem a menor falta de nenhum deles”
Fale por você. O trackpad do MacBook com suporte a gestos foi o melhor upgrade nesse dispositivo de HI em décadas.
Fale por você [2]
Sim, estou *exatamente* falando em nome dos muitos de nós que não sentimos falta deste recurso. Que dúvida pode haver que este conjunto não inclui os muitos de vocês que sentiriam falta deste recurso?
Curiosamente, antes de postar, tive oportunidade de perguntar a outros usuários de MacBooks que – assim como eu, quando uso um MacBook – não usam este simpático recurso, nem sentem falta dele em outras plataformas.
Mas estes somos nós. Vocês certamente apreciam o recurso, sentiriam falta dele, e estão aptos a falar por vocês, como eu não fiz.
Pessoal… Ter, nunca é de mais… A não ser dívidas… rs…
@Augusto Campos
Deixa eu corrigir então, pra você não se ofender tanto.
Fale por vocêS
Abraço, Beijo, e Paz ;)
Pelo HAL tambem dá e é bem simples, uso muito esse recurso.
Abs!
Thales, já o fiz desde o princípio.
@Marcio Torres, dúvidas nunca são demais. É bom sempre ter uma dúvida guardada no bolso pra quando vc não tiver muito o que fazer. Eu trago sempre uma comigo. Vc não? :-)
@MarcusJabber, depois que o Xorg passou a ser configurável a partir de regras do hal, as coisas ficaram mais fáceis :-)
E entro no grupo dos que não acham este recurso indispensável.
@Augusto Campos
Reafirmou pra dar ênfase, pra gente não esquecer.
Entendi ;)
Melhoraria em usabilidade não é importante, o importante é o APT ter mais opções.
Eu uso esses recursos no MacBook e volta e meia me pego arrastando os dedos em vão no trackpad do Linux :-) O recurso que mais uso é navegar nas páginas dos aplicativos arrastando-as com 2 dedos. Realmente é muito prático. Não importa se estou no editor de texto, em um arquivo pdf ou no browser, o recurso funciona em todos.
Outra coisa que tentei fazer esses dias foi iniciar um aplicativo no telefone celular da minha esposa pela tela como faço no Android, mas o detalhe é que o dela não tinha tela sensível ao toque :-) O resultado foi a gargalhada geral da família :-)
Para mim, esses recursos são bem-vindos :-)
“E muitos de nós não sentem a menor falta de nenhum deles” [2]
Por nunca ter disponível, e por nunca funcionar no Xorg. Muitas vezes até mesmo o recurso mais básico de scroll vertical na lateral do trackpad não era suportado no Xorg.
Não precisa esnobar o recurso agora que ele chegou aos pobres mortais, como algo pouco importante. É um grande avanço, o desktop livre entrou em 2008. Com mais interesse dos “muitos usuários”, eles poderiam certamente estar inovando na área. Difícil é tentar fazer um produto quando sua base de usuários sabota a você mesmo (né Canonical?).
Também não acho que seja necessário tentar provar o contrário com tanta agressividade. Ninguém que você conhece usa os gestos do MacBook… ok, acredito. Ou melhor, acreditAMOS ;)
Henrique, concordo que não precisa esnobar o recurso agora, nem nunca. O fato de eu e outras pessoas não sentirmos falta não quer dizer que esnobamos. No meu caso específico, confirmo que não é esnobar – não sinto falta, apenas. Troco qualquer trackpad por um mouse convencional e menus para rotacionar e zoom, sem piscar – mesmo no Macbook.
E o fato de só agora o recurso estar sendo trazido ao Linux pela Synaptics (e chegando a alguns dos “pobres mortais”) também não é razão – eu tenho acesso a ambientes com suporte muito bem implementado a este tipo de interface, e mesmo neles eu prefiro o mouse até mesmo na hora de ativar zoom, rotacionar, etc.
E não estou tentando provar nada, nem poderia e muito menos precisaria – estou apenas confirmando que não estou falando em nome de quem prefere este moderno recurso, como me pediram.
Mas note que eu nem cheguei perto de dizer que ninguém que eu conheço usa gestos em Macbooks, o que eu disse é que há pessoas, entre os que conheço, que não sentem falta destes recursos. Eu e eles – nós – não sentimos falta destes recursos quando estamos em um ambiente que não os oferece.