Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ganhando tempo livre com software proprietário ;-)

Enviado por Rodrigo Carvalho (rcsilva83Θgmail·com):

“Aproveitando o Dia da Comunidade, resolvi enviar uma publicação antiga do meu blog que mostra, de uma forma bem humorada, como os sistemas de controle de versão livres dão um banho de produtividade numa alternativa proprietária ainda bastante utilizada nas empresas: o Clearcase.

Trecho: Qual sistema de controle de versão você usa? Subversion? Git? Você deveria usar o Clearcase – você terá muito mais tempo livre! Se você conhece a “velocíssima” ferramenta da IBM, deve estar se perguntando: “WTF?!”” [referência: rodrigocarvalho.blog.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Túlio Hoffimann (usuário não registrado) em 1/07/2010 às 8:49 am

    O título realmente está correto?

    Jonathan (usuário não registrado) em 1/07/2010 às 9:05 am

    Trabalhei por 2 anos com Clearcase em conjunto com o RAD (Eclipse modificado, integrado ao Rational) e não experimentei tantos problemas assim de lentidão. De fato, ele é muito mais lento que SVN e CVS, mas nada que não fosse compensado pela aquela ferramenta de Merge de versões. Aquilo era uma maravilha, pois você conseguia visualizar e comparar cada commit, e depois dar um merge se quiser. Não vi nada parecido e tão fácil de usar para SVN ou CVS (se existir, me falem). A ferramenta de comparar versões não era lá muito boa, sempre usávamos WinMerge para tal, mas já era bem melhor que a nativa do Eclipse (que é uma porcaria).

    “Como você deve desbloquear cada arquivo que irá modificar”

    Isto era opcional. Por padrão a ferramenta faz isto, mas é possível modificar um arquivo sem precisar bloquear ele, é só uma questão de configuração do ambiente.

    O único problema mesmo era a lentidão… e a questão de produtividade vai além disto.

    Jonathan (usuário não registrado) em 1/07/2010 às 9:07 am

    Ah, outra coisa importante que não citei. Usávamos um servidor local para o Clearcase, na rede interna. Talvez por isto não tenha experimentado tantos problemas com lentidão. No geral, passávamos mais raiva com os bugs da versão do RAD (Eclipse) do que com qualquer outra coisa.

    @Jonathan A ferramenta de merge nativa do Clearcase é a pior coisa do mundo! Consegue ser pior do que a do Eclipse (que é apenas razoável). Mas usando o WinMerge, realmente deve melhorar muito. No SVN você quase nunca precisa de merge manual (ao contrário do Clearcase) e a ferramenta de merge do TortoiseSVN é imbatível!

    Jonathan (usuário não registrado) em 1/07/2010 às 9:36 am

    “Consegue ser pior do que a do Eclipse (que é apenas razoável). Mas usando o WinMerge, realmente deve melhorar muito.”

    Eu sou obrigado a discordar. A ferramenta de merge do Eclipse é terrível para resolver conflitos, ele se perde totalmente ao tentar adivinhar que parte foram alteradas. Muitas vezes ele pega blocos inteiros de código como conflitantes, quando na verdade apenas algumas linhas no meio estão com conflito. Na ferramenta do Clearcase e no WinMerge as coisas ficavam bem mais claras para se resolver.

    “No SVN você quase nunca precisa de merge manual (ao contrário do Clearcase)”

    Não notei diferença nisto. O trabalho para mim nos 2 sempre pareceu o mesmo neste ponto.

    “e a ferramenta de merge do TortoiseSVN é imbatível”

    O problema é que não se pode usar TortoiseSVN no mesmo checkout de repositório criado pelo Eclipse no workspace da sua máquina. De alguma forma, o TortoiseSVN “quebra” a sincronização do Eclipse se você for tentar fazer isto, fazendo você ser obrigado a recriar a workspace. Não lembro bem do erro voltado pelo Eclipse, mas enfim, não adianta ter o bom TortoiseSVN para dar merge se você não consegue usar ele com os arquivos de checkout do repositório feito pelo Eclipse.

    “O problema é que não se pode usar TortoiseSVN no mesmo checkout de repositório criado pelo Eclipse no workspace da sua máquina.”

    Consegue sim, cara! É assim que eu trabalho. A única coisa que você tem que fazer para o Eclipse sincronizar os arquivos atualizados é dar um “Refresh”.

    Jonathan (usuário não registrado) em 1/07/2010 às 9:57 am

    “Consegue sim, cara! É assim que eu trabalho. A única coisa que você tem que fazer para o Eclipse sincronizar os arquivos atualizados é dar um “Refresh”.”

    Hummm… na época tentei achar uma solução para isto e não consegui. Se você diz que faz eu acredito hehehe, irei testar depois.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 1/07/2010 às 10:50 am

    Aqui na empresa onde eu trabalho, a gente usa o SVN, com o plugin Subclipse no Eclipse e pelo TortoiseSVN para os outros arquivos.

Este post é antigo (2010-07-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.