Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Game over: Valve confirma não estar trabalhando em versão do Steam para Linux

Depois de muitas idas e vindas, confirmações e dúvidas, agora um vice-presidente da Valve respondeu à pergunta “O que há de verdade nos rumores de que vocês também estão trabalhando em uma versão para Linux do Steam?”

E a resposta do VP de marketing não foi evasiva, embora também não tenha acrescido detalhes: “Não há versão Linux na qual estejamos trabalhando no momento”. Ou seja: se alguém quiser usar nativamente o Steam em ambiente Unix ou Unix-like no momento, só poderá fazê-lo no Mac OS X mesmo.

Segue o texto enviado por Cleiton Lima (cleitoncflΘgmail·com):

“Depois da galera Linux ficar bem animada com a notícia de que o Steam poderia chegar ao sistema pinguim, o responsável pelo marketing da Valve Corporation – responsável pelo Steam – jogou um imenso iceberg na cabeça de todos os que acreditaram na chegada do seu software a plataforma Linux em um entrevista recente. Segundo Doug Lombardi, “Não existe versão Linux na qual estamos trabalhando agora.”

É uma pena, mas os amantes do Counter Strike e de outros joguinhos da família vão ter que continuar jogando pelo Windows ou arriscar uma emulação via Cedega (ou Wine) no Linux.” [referência: espacoliberdade.blog.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Livre1 (usuário não registrado) em 22/08/2010 às 6:41 pm

    Eu não penso em usar Steam…

    Mais com ele poderiamos ganhar mais jogos.

    Que pena mais quem sabe uma hora eles decidam fazer.

    Livre1 (usuário não registrado) em 22/08/2010 às 6:42 pm

    Mais ainda a chances.

    sombriks (usuário não registrado) em 22/08/2010 às 6:58 pm

    isso é falta de visão, pois o que dá dinheiro hoje é loja de aplicativos independente de plataforma.

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 22/08/2010 às 7:17 pm

    Sei não.
    Então como explicar uma referencia direta ao linux no beta do novo CS:Source?

    http://www.phoronix.com/forums/showthread.php?t=25509

    Heaven (usuário não registrado) em 22/08/2010 às 7:40 pm

    Ele pode estar certo de que no momento nem estejam trabalhando em uma versão para Linux, mas e se a pergunta fosse por que razão estaria trabalhando com código que tem referencias em outra plataforma?

    É meio estranho, o mesmo vale para o Taikondom tem versão para Windows e para Linux, entretanto preferem evitar lançar a versão para Linux por problemas de mais de um suporte.

    Creio que em tal posição é melhor mesmo nada dizer.

    Andre (usuário não registrado) em 22/08/2010 às 8:21 pm

    Também estava esperando isso, mas o capitalismo é cruel :X. sombriks independência de plataforma custa caro, ou no desempenho ou no caixa da empresa, além de ter que dar suporte, desenvolver duas versões, etc. Mas é uma pena!

    Vale registrar que “nada dizer” é diferente de “dizer que não”

    Com isso o Linux continua no paradoxo: não cresce porque não tem jogos ou não tem jogos porque não cresce?

    Bom, se o mercado de Mac conseguir progredir, são maiores as chances deles atentarem pro SO livre, nem que seja suportando oficialmente uma ou duas distribuições.

    Alguém sabe se portar um app de Mac pro Linux é mais fácil do que portar do Windows?

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 22/08/2010 às 11:12 pm

    Acho interessante isso.
    “There’s no Linux version that we’re working on right now.[.. there's one that we'll be working from tomorrow on.]”

    O “right now” da resposta é que é engraçado. Pois ele não afirmou que não houve trabalho da Valve em uma versão para Linux e nem afirmou que não haverá. Tecnicamente, se uma versão Linux estiver pronta mas com o lançamento suspenso temporariamente aguardando que títulos fiquem prontos para não lançá-la “vazia” a resposta dele continua 100% correta. Não falou que não há planos e nem falou que não existe. Falou que não há uma versão na qual a Valve trabalhe “neste momento”.

    Além disso, ter o Steam em uma plataforma não significa que os jogos rodem nela. No Mac OS apenas 10% dos jogos do universo Steam rodam, o resto é para Windows e não funciona. Ter o Steam para Linux sem jogos para Linux não adiantaria nada. Então a Valve pode ter uma versão pronta e estar em negociação com empresas interessadas, ou fazer essa negociação para depois trabalhar em um Steam for Linux.

    Em tempo, um CS:Source poderia sair para Linux sem Steam, mas não acredito, pois o jogo depende muito do Steam hoje. Se houver uma versão de CS:Source sendo portada para Linux ela não vai sair sem que o Steam também saia.

    Antes que alguém pergunte, eu não uso Steam no Windows, pois não uso Windows. E ele não é tão ruim quanto se pensa. Todos os jogos de PC estão trazendo DRM, portanto isso não é exclusividade do Steam. Ele apenas facilita o processo de organizar, iniciar e manter jogos que já viriam com DRM e apenas estão sem mídia de instalação. Nada mais que isso. Ter isso no Linux seria um avanço, em minha opinião.

    Antes que alguém se confunda, destaco que a parte entre colchetes no comentário acima foi escrita e conjecturada pelo falcon_dark, e não pelo entrevistado.

    E a quem mais for procurar interpretações alternativas do que o vice-presidente de marketing da empresa falou, sugiro que leve em conta qual a pergunta que ele estava respondendo.

    Pra mim parece que estão ocorrendo há meses interpretações exageradamente otimistas por parte de tantas pessoas que gostariam de ver o Steam suportado oficialmente no Linux, a ponto de rejeitarem até mesmo aceitar que a resposta negativa dada pelo executivo significa mesmo que não há verdade (pelo menos no sentido de vir a existir na forma de produto) nos boatos mencionados na pergunta feita pelo interpretador, nem que para isso seja necessário criar contextos alternativos para a pergunta, ou elipses na resposta.

    Adoraria ver os fatos (ou seja: um anúncio oficial em breve de suporte da empresa ao Steam no Linux) me provarem errado, mas do jeito que a coisa vai, se demorar mais um pouco e mais algumas profecias do Phoronix não se cumprirem, vão acabar fundando uma Associação Adventista do Steam!

    @marcosalex, depende que tipo de aplicação. A maior parte das chamadas de sistema do Mac são as mesmas do Linux (e de qualquer outro Unix). Diferentemente do Windows, que tem suas (milhares) de chamadas diferentes.

    A maior parte dos softwares para Linux (em linha de comando, principalmente) funcionam quase sem modificação no Mac (como em qualquer outro Unix).

    Creio que a maior diferença de dá na linguagem de programação dominante nos ambientes, que é C no Linux e Obj-C no Mac.

    Há também a questão dos frameworks ou toolkits utilizados. No Mac se não me engano é o carbon, enquanto que no Linux é Qt e Gtk. Aplicativos para Linux que usam Gtk ou Qt (sem dependÇencias específicas do SO) normalmente funcionam com pouca ou nenhuma modificação no Mac. Como a camada gráfica do Mac é proprietária e fechada, logicamente que não funciona no Linux. Mas não creio que, caso fosse aberta, seria facilmente portada para o Linux.

    Já aplicações do tipo jogos são mais engraçados, pois o port do DirectX para o wine é bastante completo até, e muitos grandes títulos rodam bem, mas não existe um equivalente ao Wine (e à camada do Mac que faz esta parte gráfica) relacionado ao Wine.

    Creio que hoje em dia é mais fácil, na maioria dos casos, produzir uma aplicação multiplataforma (sem recorrer à java!) do que presa à uma só plataforma.

    Qt mesmo abstrai várias coisas relacionadas ao SO, como semáforos, threads e a maioria dos mecanismos de IPC.

    O problema mesmo é código legado :-(

    Bem, talvez eu esteja errado em alguns pontos, mas no geral creio que seja isso.

    lulaz (usuário não registrado) em 23/08/2010 às 1:50 am

    Pode não estar trabalhando no momento, ou não ter planos para lançar no momento, mas que o cliente existe a isso existe, pois eu vi com meus proprios olhos, apesar de incompleto ainda, anyway bad news =

    É…
    então, se olharmos o outro lado, eles já estão tendo o trabalho de portar e manter as duas plataformas. Nessa situação, eu também esperaria um tmepo pra analisar como está sendo o retorno em cima do Mac antes de considerar qualquer outro SO.

    Tiago (usuário não registrado) em 23/08/2010 às 8:55 am

    @tenchi, todas as aplicações para linux que não dependem de pacotes exclusivos de distros, rodam nativamente no Mac. Inclusive as Gráficas. O Mac possui as bibliotecas GTK (a Qt eu não sei, nunca pequei um programa escrito em Qt) e os programas rodam numa instância do X11, que temabém é mantido no Mac. Lógico, a interface Aqua não roda em X11.

    Quanto aos jogos, no Mac utiliza-se OpenGL. Inclusive, no XCode, ferramenta oficial de desenvolvimento Apple, existe inúmeras ferramentas para utilizar o OpenGL. Um exemplo disso é o Starcraft 2, que no mesmo cd possui o instalador para windows e Mac, mas o jogo é o mesmo.

    Quanto ao fato de não ter jogos para linux, eu tenho 2 teorias:

    1) O número de usuários não é grande o suficiente – Bom, nesse caso, o que tem que crescer é base instalada, depois os jogos. É ingenuidade achar que o linux terá grandes produtos sem antes ter o mercado consumidor. Mesmo sendo quase insignificante perto do Widnows, o Mac é muito maior que o linux. E tem um detalhe muito importante que costuma ser negligenciado: empresas. O Windows é muito utilizado em empresas, grande responsável por parte significante dos seus 95% de participação no mercado. O Mac é direcionado para usuários domesticos. Nesse grupo, ano passado só nos EUA, o Mac representava 22% dos computadores vendidos. Como não se querem vender jogos para empresas, 22% de usuários americanos é um número a se considerar. Sem contar ainda que a maioria dos usuários linux possui um Windows em outra partição do computador.

    2) Falta de padronização – Sim, a falta de padronização no linux é seu calcanhar de aquiles. É uma liberdade libertinada. A padronização não uma amarra. Peguem por exemplo o caso do C. Ninguém fala que o C é engessado por ser padronizado. Funciona assim para ser chamado de linux, deve atender a alguns requisitos mínimos. Como aoontece com a linguagem C. Se quiser adicionar, você é livre, mas no padrão não pode mexer. Já acontece assim com o POSIX, porém apenas o POSIX não garante compatibilidade. Se existisse essa padrão, as empresas homologaria seus softwares para esse padrão e eles rodariam em TODAS as ditros existentes. Isso facilitaria muito o trabalho, e ainda derrubava os custos. Por exemplo, o DB2, banco de dados da IBM, é homologado no Red Hat e no Suse Enterprise. Lógico que teve grana da Red Hat e da Novell nisso. Mas era realmente preciso? Não! Bastava o linux ser homologado. Vai instalar o DB2 no Debian! Não é tão fácil. Instala, mas não é fácil e ainda perde o suporte da IBM por não ser um sistema homologado. Teve uma empresa, infelizmente não lembro o nome (acho que foi a Blizzard), disse que não poderia lançar um produto sem ter certeza que irar funcionar perfeitamente. Traduzindo: se foi lançado para linux, tem que rodar em linux independente da distribuição. Vai fazer um jogo que rode só no Ubuntu? Não dá.

    Fabio Luiz (Falcon_Dark) (usuário não registrado) em 23/08/2010 às 11:19 am

    @Augusto Campos
    Salve! Eu deveria ter ressaltado que o texto entre [colchetes] era meu para evitar confusão, obrigado por isso. Eu estava tentando salientar o quanto a pergunta foi mal formulada e o quanto a resposta do VP de Marketing da Valve foi evasiva.

    Lembrei do Maluf dizendo que quem encontrasse uma conta no exterior em seu nome poderia ficar com o dinheiro. Na verdade havia contas em nome da esposa e do filho de Maluf, mas não em nome dele ;-). Qualquer pessoa que já tenha trabalhado em uma grande empresa sabe que as respostas do marketing sempre dizem pouco ou nada sobre o que é perguntado. E ele fez questão de deixar o “right now”. Uma pergunta melhor formulada ou uma resposta menos dúbia não dariam margem a interpretações.

    Entretanto, como eu disse em seguida, ter o Steam portado não significa nada pois o Steam é só uma plataforma de venda de jogos. Nenhum jogo roda sobre o Steam, ele não serve para isso. O Steam é mais uma App Store de jogos, portanto a Valve pode ter um cliente Steam pronto para Linux e não liberá-lo apenas porque não existem jogos para a plataforma. De que adianta uma App Store que não tem o que vender?

    A Valve pode estar aguardando que alguns títulos fiquem disponíveis para Linux antes de lançar uma iniciativa nesse sentido, o que pode ocorrer, pois já que o cliente chegou ao Mac OS a pior parte já foi feita. Não estou afirmando que isso vá acontecer. Apenas acho que tomar a reposta dele como um “não” é tão fantasioso como tomá-la como um “sim”. A resposta dele não leva à conclusão declarada no título da matéria, que foi tirada por alguém que interpretou a resposta dele como eu fiz.

    @tenchi
    A linguagem e os frameworks não importam. O Steam usa widgets próprios e não um framework do sistema. Se os jogos usam OpenGL ou DirectX não importa para o Steam pois ele apenas vende, organiza e inicializa os jogos. Um jogo compilado para Windows que usa OpenGL vai precisar de uma nova compilação para rodar em MacOS com OpenGL e de uma terceira para Linux, mesmo que o Steam esteja nesses sistemas. Não importa.

    O Steam for Mac está repleto de jogos que só rodam em Windows, os jogos de Mac são cerca de 10% do total. Porque a empresa responsável pelo jogo (EA, Sony, Rockstar, etc) tem que portar o jogo para Linux afim de que ele rode mesmo que o Steam tenha versão para Linux.

    Resumindo:
    Steam for Linux sem jogos = nada;
    Jogos para Linux sem Steam = funcionam;

    A Valve pode ter uma versão de Steam pronta para Linux na geladeira (e a resposta do VP estaria 100% correta!) e deixar isso de lado por achar que não vale a pena. Se não houver jogos para Linux que a Valve possa vender vai Steam não faz sentido uma versão Linux da plataforma. Mas, novamente, acho que ter a plataforma no Linux seria bom para incentivar o mercado.

    Fabio Luiz (Falcon_Dark) (usuário não registrado) em 23/08/2010 às 11:26 am

    Em tempo, no post anterior quando eu falei da conclusão tirada no título da matéria eu me referi ao texto original da Digitizor e não ao BR-Linux!

    O título do texto original é “Valve Puts An End To The Steam On Linux Rumors” mas concluir isso é uma grande forçada na barra, porque não foi isso que o Mr. Lombardi disse.

    Falcon_dark, data vênia, acho que a resposta dele (“There’s no Linux version that we’re working on right now”) conduz de forma bem direta ao que está afirmado no título da matéria: que a Valve confirma não estar trabalhando em versão do Steam para Linux. Game over para quem acreditava que eles estivessem.

    Para mim está bem claro, aliás: o VP de marketing, tendo a oportunidade de fazer clientes potenciais ficarem aguardando indefinidamente pelos seus produtos com uma resposta minimamente dúbia, do tipo “não posso confirmar no momento”, preferiu dar uma negativa.

    Interpretações repletas de “wishful thinking” sempre abundaram nessa história de Steam suportado oficialmente no Linux, e certamente vai ser o caso agora, mais uma vez, nem que para isso seja necessário imaginar que o “não” do VP não significa “não”, ou defender que agir para que houvessem jogos disponíveis para a versão Linux no Steam não contaria como “estamos trabalhando no Steam para Linux”, ou ainda achar que quem entendeu que hoje não estão trabalhando no Steam para Linux quer na verdade dizer que entendeu que nunca trabalharam nem pretendem jamais voltar a trabalhar em um Steam para Linux.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 23/08/2010 às 12:01 pm

    O caso do Taikodom é um dos mais bizarros possíveis.

    Desenvolveram em Java, daí amarram todo no windows com DirectX.

    Tá, eu sei existem excelentes ferramentas que ajudam a desenvolver pro DX. Mas po.. também não é o fim do mundo.

    Outra que o instalador deles era(não testei mais) MUITO ruim. Acho que não se planejaram bem para o Vista, era bem chato.

    Fabio Luiz (Falcon_Dark) (usuário não registrado) em 23/08/2010 às 12:41 pm

    @Augusto Campos
    A nota que enviei anteriormente desfaz a confusão do meu texto. Não me referia ao título de sua notícia.

    Sem “wishful thinking”, ok?
    1- O script que lança no Steam no Mac faz clara referência ao Linux:
    elif [ "$UNAME" == "Linux" ]; then
    PLATFORM=linux32
    # prepend our lib path to LD_LIBRARY_PATH
    export LD_LIBRARY_PATH="${STEAMROOT}"/${PLATFORM}:$LD_LIBRARY_PATH
    fi

    O Steam checa a plataforma onde está rodando para carregar as variáveis de ambiente corretas;

    2- A Valve contrata, desde 2007, engenheiros de software para portar jogos para Linux;

    3- O endereço de download de um suposto cliente Linux no site da Valve retorna 403-Forbidden e não 404-Não Encontrado;

    4- Usando o comando strings para buscar por caracteres imprimíveis nos binários do Steam beta for Mac no nome “linux” aparece juntamente com “macos” e “windows”;

    5- Um artigo da PCWorld de 17 de Maio de 2010 afirma que o cliente Steam para Linux está em um beta fechado;

    Tudo isso é fato de demonstra que (sim o VP de marketing da Valve pode estar sendo 100% sincero) a Valve pode não estar trabalhando em um Steam for Linux “right now” mas já trabalhou muito nele. Também não indica que ele será lançado ou quando seria. Novamente, como eu disse antes, uma pergunta melhor formulada seria muito mais útil. Uma resposta menos dúbia, também.

    Analisando tudo que coloquei aqui, alguém concorda com o título do artigo da Digitizor: “Valve coloca um fim nos rumores do Steam para Linux”? É o fim dos rumores? Discordo.

    saddan (usuário não registrado) em 23/08/2010 às 12:51 pm

    Falaram sobre a falta de jogos para um possível steam para linux. Mas a valve é dona de alguns jogos, que já rodam no mac.

    Será que não valeria mesmo a pena para a valve lançar um steam para linux com esses jogos? Não acredito que eles teriam muito mais trabalho, já que os jogos usam opengl e já funcionam no mac.

    Com certeza teria muita gente interessada e eu , particularmente, não me importaria em pagar mais um pouco por jogos que já tenho na versão windows.

    Isso ajudaria a convencer outras empresas a portarem seus jogos, pois já daria uma ideia da base instalada de linux que realmente se interessa por jogos.

    falcon_dark, de fato você desfez a tempo o equívoco sobre qual o título que se referia ;-)

    Pelo jeito discordamos sobre menos do que eu pensava. Quero deixar claro, entretanto, que considero “wishful thinking” concluir, a partir dos fatos listados, como muitos fizeram nos meses anteriores (e não sei se é o teu caso) que a Valve tem a intenção de lançar em breve o suporte oficial do Steam para Linux.

    Não tenho a menor dúvida de que ela passou pelo momento de desenvolver o Steam para Linux (até qual estágio de maturidade eu não sei). E claro que se não fixarmos um prazo definido, é sempre verdade dizer que no futuro ela pode voltar a considerar lançar no mercado isso como um produto. A parte que eu vejo como um “ato de fé” dos Adventistas do Steam no Linux é concluir que, somando as evidências existentes, a Valve estaria prestes a fazer este lançamento. Nem toda Pesquisa & Desenvolvimento conduz a produtos lançados…

    Aliás, considerando a natureza e intensidade da fé que parece motivar algumas das defesas dessas teses adventistas do Steam que tenho visto, me parece que o título da matéria em inglês trata de uma impossibilidade prática: nenhum diretor da Valve seria capaz de acabar com os rumores do lançamento iminente do Steam para Linux, nem mesmo se praticasse atos de mau gosto com a efígie de um pinguim e publicasse outdoors em 50 capitais dizendo que não lançarão jamais este software – não faltaria quem dissesse que é uma elaborada campanha de divulgação.

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 23/08/2010 às 7:42 pm

    @Augusto Campos.

    Tenha um pouco de calma ao levar muito a serio as palavras do diretor de marketing da Valve.

    É extremamente comum no mercado de jogos um diretor afirmar algo e isso ser negado meses depois. Principalmente quando essa afirmativa é alguma negativa.

    Estou completamente calmo e paciente, Márcio. Mas no momento o que temos de posicionamento da empresa é o que ele afirmou.

    A referência a Linux pode muito bem vir de bibliotecas de terceiros que são portáveis, o que não significa que o cliente pretenda ser.
    Usar OpenGL no Mac só vai ajudar se eles utilizarem diretamente, porque se usarem o SDK da Apple (mais provável, pela produtividade) vai ter a mesma dificuldade em portar pra outra plataforma.

    Também prefiro acompanhar como está sendo o desempenho no Mac antes de ter qualquer esperança.

    mal (usuário não registrado) em 23/08/2010 às 9:27 pm

    “A referência a Linux pode muito bem vir de bibliotecas de terceiros que são portáveis, o que não significa que o cliente pretenda ser.”
    acho que você não viu o cliente entao, aka executável compilado para linux e que “roda”… :~

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 23/08/2010 às 9:44 pm

    Pessoal, um detalhe.

    Posso estar falando bobagem. Mas alguns jogos do Steam tem servidores dedicados que rodam oficialmente em Linux.

    O servidor, não o jogo em si(cliente).

    Pode ser então que o mesmo script seja responsável por iniciar e lançar o steam para rodar e iniciar esses servidores.

    Também gostaria muito do steam para linux, principalmente para incentivar mais esse uso do OS. Mas calma com a empolgação.

    mal (usuário não registrado) em 23/08/2010 às 11:19 pm

    Weber Jr o cliente existe, o analizei, varios analizaram o mesmo, e as screens foram tiradas dele rodando, elf linux nativo, não tinha NADA a ver com servidor.

    Windows7win (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 9:41 am

    Hahahah… é, parece que vocês linuxeiros terão que permanecer com seus respectivos Dual-boots com Windows por um bom tempo hah?!

    Lembraram do Windows, lembraram do Mac, mas esqueceram do Linux… eheheh

    :D

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 24/08/2010 às 10:57 am

    @Augusto Campos
    De fato, concordarmos em muito mais do que pareceu no começo. Entendo que a Valve possa ter intenção de lançar o Steam para Linux. Quando? Depende menos dela do que das outras empresas que usam a plataforma como canal de distribuição. Para o Mac apenas 10% dos jogos estão disponíveis, quanto seria para o Linux? Lançar o Steam for Linux envolve custos para a Valve que precisam ser pagos e ainda render uma boa grana. Como qualquer empresa pensaria, se der pra ganhar algum com isso, vai acontecer, se não der, nada feito.

    Não acho que isso vai ser em breve. Não há Steam para Linux no curto prazo, é o que penso. O VP disse que não existe uma versão sobre a qual a Valve trabalhe “neste momento” o que não dilui os boatos e os rumores, especialmente para aqueles que sabem que existem vários indícios de que pode estar rolando um beta fechado “neste momento”. A reposta dele torna-se, risível. E eu ri dela no meu primeiro comentário ;-)

    Prestes a fazer o lançamento, não acredito. Precisaria haver massa crítica de jogos portados para Linux e poucas empresas fizeram algo neste sentido. Exceto pelo Quake e seu engine não há um grande jogo para a plataforma. Precisaríamos de mais que isso.

    Os rumores poderiam ser apaziguados com um “Realmente trabalhamos muito em uma versão para Linux, mas percebemos que não haverá mercado e rentabilidade, portando o projeto está paralizado agora e não temos previsão”. Esse tipo de resposta seria melhor do que a que ele deu.

    Raunchy.91 (usuário não registrado) em 26/08/2010 às 8:49 pm

    hum…é?
    aonde esta a pagina aonde eles confirma isso? :X ¬¬

Este post é antigo (2010-08-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.