G1 analisa criticamente o N900
Marcos Dalvez enviou o link da longa matéria “Nokia N900 vale como brinquedo ‘nerd’, mas falha como telefone” que o G1 publicou na manhã de hoje.
A análise volta a mencionar o fato já abordado em outros veículos de o lançamento no Brasil ocorrer 1 ano depois, e em português europeu. Mas separei 2 trechos que tratam de outros aspectos:
Há quatro anos, a Nokia reinava soberana no mercado de telefonia celular, tanto em vendas quanto em tecnologia. Mas aí, em 2007, surgiu o iPhone, da Apple. Logo depois vieram os aparelhos com Android, sistema operacional do Google. E a Nokia começou a perder brilho. E dinheiro. A liderança continua – a companhia finlandesa ainda tem 34% do mercado mundial e o sistema operacional Symbian, também da Nokia, está em 44% dos smartphones vendidos – mas já é hora de tentar reagir.
A aposta mais recente da Nokia é o N900, lançado em setembro de 2009 e que chega ao Brasil em agosto por R$ 2 mil. O G1 analisou o N900 e constatou que o aparelho é um excelente computador portátil para geeks, mas peca na usabilidade e, principalmente, nos recursos de telefonia. Não há, por exemplo, suporte de fábrica a mensagens multimídia, também conhecidas como fototorpedos ou MMS.
(…) Baseado no Linux, o Maemo é um sistema digno de um computador desktop. O Android, que é usado em vários celulares concorrentes, como o Motorola Milestone, tem modificações que o tornam diferente “demais” e, por isso, os programas precisam ser retrabalhados antes de funcionarem no celular. No Maemo, não. No N900 é possível instalar toda a distribuição Debian ARM – o Linux desenvolvido para o tipo de processador usado em celulares. Isso significa ter acesso a programas como o OpenOffice e GIMP. Apesar de lentos, eles funcionam como em um PC comum.
Por outro lado, também significa ter um sistema que não foi pensado para um telefone celular. E isso fica bem claro com uso do N900: as funções de telefonia não são nada intuitivas e recursos básicos estão faltando. O pior é que o N900 foi o primeiro e também deve ser o último celular com Maemo a ter funções de celular. (…) (via g1.globo.com)
Uma crítica a toda review que toca sempre no mesmo assunto:
Quem diabos se importa com MMS? Quem tem um celular moderno faz isso e muito mais via e-mail!
Acho que quem se importa é mais quem receberia MMS do que quem enviaria, mesmo.
Que o N900 é massa, e que o Maemo é ainda mais massa, e que o Megoo vai ser fuderoso não é novidade, o complicado é esse vai e vem que a Nokia arrumou, ela não investe em uma direção, parece querer abraçar todas as possibilidade, cada vez que um novo comunicado oficial sai, eles dão sinal de ir em uma direção diferente.
A OVI é fraca como loja de software, e o que é pior: os SDKS são ruins e antiquados, só de precisar instalar duas ou três ferramentas diferentes para fazer ele funcionar já enche o saco, sem contar a falta de suporte a sistemas como Linux e MacOSX. Objective-c é muito chato de aprender, mais do que a gama de opções existente para Symbia, Maemo e Megoo, mas mesmo assim o número de apps para iOS4 só aumenta.
Até achei que parceria Nokia e Intel ia trazer alguma luz para Nokia, o Megoo esta se tornando uma excelente opção, eu era sético quando o projeto Moblin nasceu, mas este ultimo release surpreende, mas meu medo continua sendo a Nokia mudar de idéia do meio do caminho e ir na direção errada de novo.
Eu torço para que a Nokia sai dessa ladeira que ela entrou, gosto da empresa (aquele carisma besta que a gente tempo por marcas), mas esta complicado ver a luz no fim do túnel.
Como eu odeio as buscas de internet que vem parar nesta “bosta” de pagina é monte de copiar e colar da c@rr@io , se pelo menos as matérias , fossem completas mas nem isso . Apaga esse meu …cai na rede queremos a fonte original e não esse monte de copiar e colar !!!!
Eu sempre tive Nokia e sempre fui feliz. Não me importo de comprar um N900 para me divertir e usar meu Nokia de 110 reais para fazer ligações. E não é pela marca e sim porque dura muito, tanto o aparelho como a bateria. Difícil é pagar 2000 reais só por pura diversão. Dá para comprar o belo de um notbook…
Mas um notebook não é tão portátil, não tem duas cameras (uma de 5 Mpixels), não tem acelerômetro, GPS, sensor de luminosidade, proximidade e tantos outros sensores. Um smartphone de hoje é um verdadeiro tricorder, de tanta coisa que acumula. Por isso em determinadas ocasiões é muito mais útil que um notebook ou netbook.
E quanto ao problema do português de Portugal, se for verdade mesmo, não tem problema. Já tem solução comunitária pra isso, fresquinha: http://n900.aguilarj.com/?p=1461 — o mesmo acontece com toques diferentes pra contatos e grupos de contatos (MyContacts), MMS (fMMS) e tantas outras coisas.
Desculpe, 2000 reais num smartphone c/ uma distro Linux, é brincadeira de mau gosto. Realmente, vale mais como brinquedo NERD.
@ bebeto_maya
Concordo. Vale mais trazer dos esteites um HTC Nexus One por 650 doletas. Só estou segurando a onda porque não tem ainda teclado virtual em cirílico nativo no Froyo (e eu não quero saber de fazer gambiarra com programa externo).
A OVI é fraca como loja de software, e o que é pior: os SDKS são ruins e antiquados, só de precisar instalar duas ou três ferramentas diferentes para fazer ele funcionar já enche o saco, sem contar a falta de suporte a sistemas como Linux e MacOSX
Hã? SDK ruim e antiquado? Tá doidão? O SDK da Nokia 1.0 acabou de sair, vem com uma excelente IDE (Qt Creator) com editor de formulários, recursos, ajuda integrada, simulador de Maemo e Symbian e sei lá mais que recursos… Ainda estou descobrindo, mas ele é um dos IDEs mais avançados e completos que já vi. E muito fácil de usar (considerando a dificuldade natural do C++).
Bom, para quem reclamou do ponto de vista de tradução – Está havendo melhorias.
O Moblin da Intel já vinha usando sua própria instância do Transifex. Agora o MeeGo (Maemo+Moblin) tem seu próprio hub para receber traduções de forma colaborativa em http://meego.transifex.net/.
A migração foi feita esse mês.
Bremm,
se for pra falar em trazer de fora, comprei o meu N900 por US$ 500 nos EUA e estou muito satisfeita!
Quanto ao problema do MMS, o fMMS já resolveu a questão. Hj recebo MMS sem qualquer dificuldade no meu N900.
Desculpe, 2000 reais num smartphone c/ uma distro Linux, é brincadeira de mau gosto. Realmente, vale mais como brinquedo NERD.
Não tem nada de mau gosto se a “distribuição” (na verdade o conjunto, software + hardware) for útil. Para mim é e valeu cada centavo. Para outras pessoas, inclusive pessoas nem um pouco geeks, também, segundo os testemunhos de blog que eu já postei aqui em outras notícias.
E como eu disse… Um desktop, laptop ou netbook não tem a portabilidade e os vários sensores e dispositivos que um celular tem. Com o N900, você tem um computador de verdade num espaço diminuto, além de quase todas as capacidades de celular que deseja. Nenhum Android ou iPhone chega perto. Qual celular atual tem, por exemplo, videoconferência nativa de Skype e Google Talk e de MSN por software de terceiros (aMSN)?
Excelente artigo! Tenho um N900 e concordo com tudo.
Ele já me salvou várias vezes, por ser um gadget poderoso com software livre, mas realmente é uma tragédia para usuários comuns. Parece que a Nokia o construiu e abandonou.
Em tempo, a própria Nokia não coloca o N900 na categoria de Smatphone e sim “internet tablet” (como o N800 e o N810 lançados no Brasil).
Ele peca sim na parte de telefonia, pelo menos no que é chamado de “nativo”, mas as soluções da comunidade já estão aparecendo, como o Patola já disse.
Pra mim o que ainda incomoda é que, na maioria dos aplicativos não há opção portrait/retrato. Justamente por ser um internet tablet e não um telefone.
Por esse preço compro um iPhone ou algo com Android… até mesmo um blackberry… por que pagar a mais por algo se tenho uma opção que resolve meu problema gastando menos ?
Possuo um há alguns meses e estou bastante satisfeito. Talvez para o cidadão comum não seja a melhor opção, mas é sem dúvida um brinquedo fantástico para geeks. Relembrando: ele não é um celular, ele é um computador.
Português de Portugal? Está de brincadeira! Muita falta de respeito.
Comprei meu N900 por 600 Euros em Londres no mês de Janeiro… e não foi dinheiro fácil não… muito suor na testa. Após esses meses de uso o que posso dizer é: Pagaria muito mais. O telefone apresentava problemas sim, o principal deles a partição de sistema que muito facilmente atingia seu limite de armazenamento.
Desde o último firmware (1.2), e exetuando o Maps que ainda deixa a desejar, ele está absolutamente perfeito. Nunca intalei ou tive intenção de instalar o fMMS, uso telefones compatíveis com MMS desde 2005 e nunca usei… vou reclamar pq o N900 não tem MMS de fábrica? MMS é como Disco Laser ou MD, nasceu fadada a ser um atraso.
Sobre a Ovi Store, tem poucos aplicativos sim… E quem disse que só tem aplicativos na Ovi Store. Você instala facilmente aplicativos diretamente pelo gerenciador ou via apt. É só cadastrar os repositórios da comunidade Maemo e você vai encontrar de controle remoto até os mais diversificados aplicativos.
Não preciso de MMS… preciso de acesso a internet, skype, twitter, facebook, blog, maps, flickr, picasa etc…
“No N900 é possível instalar toda a distribuição Debian ARM ” assim como também é possivel fazer isso no Nexus One e outros …
“No N900 é possível instalar toda a distribuição Debian ARM ” assim como também é possivel fazer isso no Nexus One e outros …,
Não, o N900 tem o easy debian, o debian em chroot no Maemo. Assim, ele utiliza toda a infra-estrutura e os drivers do Maemo – o X acelerado, os sensores, o GPS, etc. – e todo o resto funciona, incluindo o GIMP e Openoffice sem precisar rebootar seu celular. De fato, com o easy-debian chrootado, você pode incluir um atalho no menu pra chamar diretamente o openoffice de dentro do chroot, ou o GIMp, ou qualquer outro. É muito mais prático que particionar e rebootar seu celular e não evita que você use a parte de telefonia.
Acredito que a maior falha da Nokia seja de marketing mesmo.
Ela esta para lancar o Meego, que aparentemente esta bem robusto, mas mal vejo noticias sobre ele. O N900 a nokia o marketeou muito mal. E agora temos um hype negativo, e a nokia nao esta fazendo nada.
Em contra partida, por exemplo, a Apple sempre cria hype em seus lancamentos. Se ela lancasse um iCrap, iria vender como a coisa mais revolucionaria do mundo. Um bom exemplo foi o iPad, mesmo nao passando de um ipod touch tamanho familia, foi vendido como revolucionario, e comprado como tal.
E o que a nokia precisa. Vender o Megoo como o melhor SO para cel e tablets. Que o mundo sera dividido entre antes e depois do Megoo. Se ele vai realmente ser? Ninguem liga, o que vale e o hype.
Se for comprar um celular para esperar a comunidade melhorar fica dificil.
O Android arrasou a Nokia, muito mais do que o estrago que o iPhone e o iOS tinha feito.
A Nokia parece empresa do século passado, não sabe para onde vai. Vejo uma nova Novell ou uma Kodak da vida.