Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Full HD – Alta definição de vídeos e jogos no Ubuntu

Enviado por Cicero Miguel Soares (ciceromiguelsoaresΘgmail·com):

“Apresentação de equipamentos que podem ser utilizados com o Ubuntu para exibição de vídeos e jogos em alta definição. Os aparelhos apresentados aqui são: Monitor Full HD 1920×1080 Samsung P2470HN, Placa de Vídeo Nvidia Gforce GT240 XFX 1G DDR5, Cabos HDMI/DVI/VGA, Fonte de 400W reais, lembrando que o processador usado foi um Core 2 duo, 2 gigas de memória ram e placa mãe ECS. Também fiz uma breve apresentação do Media Center XBMC, o sistema operacional usado foi o Ubuntu 10.04 e a edição de vídeo foi no kdenlive, semana que vem vou disponibilizar a segunda parte do vídeo como transformar o seu computador em um HTPC (Home Theather Personal Computer).” [referência: treinalinux.com.br]

• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    jose (usuário não registrado) em 28/08/2010 às 7:43 pm

    isso é um video sobre os produtos, não explica nada de mais.
    podia resumir o video dizendo pra usar o xbmc. tosco.

    Cícero Miguel Soares (usuário não registrado) em 28/08/2010 às 7:56 pm

    Compreendo seu comentário, tem muita gente atualmente que não tem a possibilidade de adquirir estes aparelhos e muito menos saber quais dispositivos utilizar com o Linux.
    Fiz este resumo simples, pois na internet são só exibidos vídeos do poder dos equipamentos, sendo utilizados para rodar jogos e efeitos visuais, mas não quais equipamentos utilizar. A sua opinião é muito importante, se tiver uma configuração razoável e queira disponibilizar para a comunidade aprender um pouco mais poste aqui, que será muito bem vinda. Meu intuito é ajudar, pois como você não sabia nada de Linux e estou aprendendo como usá-lo de forma correta no meu dia a dia.

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 29/08/2010 às 8:36 am

    Daqui não muito tempo vou ter que aprender é usar Windows!!! O que é Windows mesmo? (Janelas?), e quando for holografia? Três Desktops e um NoteBook, todos com Linux, fazer o quê? E como não poderia ser diferente, estou contagiando meu vizinhos, amigos e colegas de trabalho que passaram a usar o Ubuntu e estão super felizes. A dificuldade estava em ter alguém paciente para mostrar a muitas das vantagens do Ubuntu e não de Linuxs embutidos no pcs de lojas que não sabem o que é nem computador… E voltando ao assunto da matéria, Ubuntu para tudo que é hardware.

    atiuser (usuário não registrado) em 29/08/2010 às 10:12 am

    full hd no ubuntu?
    se 720p jah eh um sacrificio d processador imagina full hd,tudo pq o ubuntu roda videos atraves do processador e naum pela placa d video,mas dah pra acelerar usando a placa de video mas ai vc faz gambiarras do tipo entra no terminal,baixa uns pacotes,altera uns arquivos,compila uns programas e se vc tiver sorte sua placa d video (q roda DXVA numa boa no windows)passara a fazer boa parte do trablho d exibir resolusoes naum soh altas mas tb aliviando com a resoluçoes baixas,se o ubuntu oferecer nativamente o chamado XVBA ai sim eu nao troco o ubuntumas ateh lah fico com meu DXVA q estah a anos-luz na frente d qualquer distro linux

    barba (usuário não registrado) em 29/08/2010 às 10:45 am

    Olá atiuser, não sei quanto a você, mas uso linux ligado a minha tv full hd e não precisei fazer nada a não ser instalar o driver de video… alias nem instalar, apenas ativa-lo…

    atiuser, hoje em dia, qualquer Ubuntu (e qualquer distro recente e decente) habilita aceleração de vídeo por hardware se o driver permitir automaticamente. Dependendo do hardware, um driver proprietário pode ser necessário mas é só.
    Aqui emcasa tenho um media player que montei baseado no chipset NVidia ION que roda vídeos full hd sem problema deixando o processador (um ATOM N450) funcionando na faixa de 15% de carga.

    Alex Monteiro (usuário não registrado) em 29/08/2010 às 11:18 am

    Eu assisto TV Digital Full HD no ubuntu pelo VLC, e um conversor usb.
    Não tive que fazer nenhuma configuração avançada, só plugar e assitir.

    Hercules Filho (usuário não registrado) em 29/08/2010 às 12:37 pm

    Bacana! Resta agora fazerem os jogos que exijam que o usuário do ubuntu disponha desse material citado…. Oo

    Bremm (usuário não registrado) em 29/08/2010 às 1:13 pm

    Aqui eu rodo o Speed-Dreams em 1920×1080, com uma 8500GT (placa antiga). Se desse uns 50fps eu já iria ficar satisfeito, mas às vezes a coisa dá o triplo… lol

    Obviamente não estou com toda complexidade dos gráficos ativada, mas já é possível ter-se uma ideia.

    Não tem uma versão do video em ogg/webm ou em um player em html? Não tenho flash aqui e por isso não consegui assistir o video.

    erico (usuário não registrado) em 29/08/2010 às 5:26 pm

    o vieo é bom, eu já enviei para algumas pessoas pra que possam se inteirar melhor, claro que não éum videos para iniciados, o bom é que cumpre o que promete.

    só uma coisa me chamu a atenção é o monitor não er vindo com o cabo dvi, essa deve ser uma prática recente da samsung, porque me parece que antes isso não ocorria.

    endosso a recomendação do tenchi, em um site sobre linux exigir a instalação do flash não recomendável.

    atiuser (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 4:32 am

    bom pessoal naum me entendam mal,eu adoro o ubuntu mas quando eu rodo videos hd ou fullhd meu processador fika em 50% isso usando o ubuntu 10.04 num core2duo,e4300@3Ghz,2GB de ram e placa ati radeon hd4670,eu ativo o driver proprietario e o resultado eh q sempr o uso do processador fika entre 30% e 45%,sendo q quando eu faço umas adiçoes d pacotes q ouvi dizer serem necessarios(xvba,etc) o uso d processador cai pra uns 20% em media,mas ai tive q recorrer ao terminal,jah no windows meu processador num passa d 3% raramente chega a 5%,pra mim mudar definitivamente pro ubuntu soh falta melhorar a aceleraçao d videos e recorrer meonos ao terminal,qualquer coisinha,vc procura uma soluçao sempre falam ”abra o terminal e digite sudo su”como se isso fosse natural pra todos usuarios,poxa eu ateh consigo me virar com o terminal mas foi pq toda vez q acontece um probleminha sou obrigado a usar ele e aprender a mexer no terminal,imagina uma dona d casa q naum tem conhecimento?ateh hj me pergunto o ubuntu eh pra todos usarem ou soh os “geeks” e “nerds” eh q podem?
    quero unbuntu mais acessivel q suporte todos os recursos do meu pc,afinal naum comprei uma radeon pra usar processador na hora d ver videos
    bom eh isso ai,o ubuntu eh melhor q o windows sem duvida mas naum eh perfeito e estah bem atras quando o assunto eh usar gpu pra alguma coisa

    @atiuser, tbm tenho uma ati, e não culpe o Linux pelos problemas q vc tem com ela. O problema é quase que unicamente com a AMD/ATI, que desenvolve seu driver de forma fechada. Empresas que apoiam o Linux, como por exemplo a concorrente da AMD, a Intel, desenvolvem drivers open source de qualidade que se integram muito bem ao linux sem este “tela preta”.

    Talvez o tipo de software mais difícil de desenvolver sejam os drivers, pela sua dependência do hardware.

    Renan (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 9:50 am

    ” Empresas que apoiam o Linux, como por exemplo a concorrente da AMD, a Intel, desenvolvem drivers open source de qualidade que se integram muito bem ao linux sem este “tela preta”.”

    É uma pena que os drivers Intel não funcionem bem, o desempenho passa lonjão do que a placa/chip é capaz.

    Xinuo (usuário não registrado) em 30/08/2010 às 5:35 pm

    @atiuser, cara eu dava suporte de windows para muitos usuários e mandava os caras abrirem o terminal do windows (para fazer operações com ping, tracert, nslookup e, inclusive, copy). É bem mais rápido e fácil de descrever por telefone, do que pedir para o cara abrir e clicar em um monte de janelas e opções de menu. Mandar o cara abrir Windows Explorer, é um risco: nas operações de arrastar e colar viviam arrastando (movendo) coisas que não deviam para onde não deviam.

    Já no GNU/Linux, muitas coisas se faz pelo modo gráfico. Mas nos tutoriais quanto tempo e espaço seria perdido para colocar telas para mostrar como se instala um pacote usando, por exemplo, o Synaptic? É muito mais rápido, prático e fácil pedir para abrir o terminal e digitar:

    sudo apt-get install pacote

    E o cara ainda ganha de brinde a opção de copiar e colar o comando, sem precisar digitar nada (além da senha). Vc deve rever seus conceitos, “abrir terminal”, não necessariamente significa “ser difícil”.

Este post é antigo (2010-08-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.