Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


França alerta 2000 suspeitos de pirataria a cada dia

O mais novo órgão criado pelo governo francês para combater a pirataria na web já começou a alertar os internautas. Conhecido como Hadopi, o organismo enviou avisos a mais de 100 mil usuários suspeitos de baixar conteúdo ilegalmente.

Há cerca de um mês o Hadopi envia uma média de 2 mil e-mails recomendando o internauta a parar com os downloads ilegais. (via info.abril.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-12-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Zed (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 9:50 am

    Alien vs Predador no Brasil por R$ 99,00 e na Amazon $U 5,00 , sendo o mesmo proibido para venda no Brasil.

    Quem é o mal caráter?

    Patola (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 9:54 am

    E ainda a insistência de uso desse termo… Pra comparar as pessoas que compartilham com assassinos em massa cruéis, covardes e ladrões.

    Lembro a recomendação da Fundação do Software Livre: Palavras a evitar

    Paulo Celso (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 10:31 am

    Para um país que num dado momento histórico nos ensinou a importância de 3 palavras: liberdade, igualdade e fraternidade … a França está surpreendendo.

    Tenho certeza que se os preços fossem mais justos (e os impostos menores), haveria menos pirataria por aí.

    Preasure (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 10:41 am

    E fora que isso foi na França hein, na França, um país europeu. Imagine essa “estatística” aqui no Brasilzão… chuto uns 100k por hora…

    Marcos (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 10:45 am

    @Patola, por isso sua foto está com uma camisa sem manga, já que é um absurdo dar um nome de uma fruta para uma parte da roupa, né?

    Cada um que aparece…

    devnull (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 11:02 am

    @marcos alex, o que o Patola falou é pertinete, o documento existe e também é pertinente, o que não é pertinente é você tentar ridicularizar alguem que traz fatos concretos.
    PS.: vai babar ovo da ORACLE , cada um que aparece …

    Alguem (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 11:07 am

    Enquanto isso a Blizz mostrando como deve ser feito a venda de um produto, por causa da mesma vemos isso aqui: http://www.fnac.com.br/games/secao/pc-mac/8131.html
    Vejam o valor do jogo ao lado do SC2 isso só mostra como a Blizz sabe vender seu peixe muito bem e obrigado.
    E como todos devem saber o SC2 vendeu feito água.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 11:16 am

    O que tem a ver a Oracle com a notícia?

    Renan (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 11:24 am

    Se isso acontecesse no Brasil, ia ser uma p*ta de uma shitstorm… inclusive envolvendo universidades federais e órgãos públicos.

    Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 11:51 am

    As Universidades Federais tem brigado contra a pirataria… a RNP tem alertado através do CAIS (centro de atendimento a incidentes de segurança) as infrações relatadas e existe uma política institucional de barrar este tipo de ação.

    Compartilhar não é ruim, mas piratear sim… a briga deveria ser para baixarem os impostos abusivos, pois eles só servem para dar aumento de 62% para parlamentares que ganham pouco agora (26mil reais por mês). :D

    Cortar 70% dos impostsos e 80% do corpo de políticos, retirar benefícios dos políticos que sejam exagerados.

    Agora, com as leis de ensino obrigando aprovação de de 90% no ensino fundamental e médio e o REUNI nas IFES “dando benefícios” para quem alcançar a meta de 90%, ai sim.. vamos ter cada vez mais um povo sem cultura e que quer ajustar tudo no jeitinho. :P

    Illidan (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 12:18 pm

    @devnull
    Quando voce acha que os coments do tal de marcos alex sao absurdos, ele consegue se superar. Eu fico de cara com um negocio desse!

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 12:24 pm

    Mais escandaloso que essa “vigilância” é a forma como o estado cede e organiza todo um órgão rapidamente atropelando questões realmente importantes para o povo.

    Por essas e outras é que não se pode achar que as leis são algo intocável. No final das contas as leis são moldadas por quem tem mais poder de pressão, pressão que é feita por dinheiro.

    Patola (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 12:28 pm

    @Brivaldo Jr:
    Compartilhar não é ruim, mas piratear sim…
    Você pode explicar como é que um usuário pode compartilhar sem permissão um programa protegido por direitos autorais sem que esteja, como você diz, ‘pirateando’? Aliás, você tem mesmo que xingar o usuário que faz isso de assassino sanguinário?

    Brivaldo, a sério, você já acompanhou as discussões aqui que contestam o modelo de direitos autorais (copyright) atual pra ver como eles são injustos, opressivos? E não é por causa do preço, isso é argumento espantalho. O problema é mais complexo e abrangente do que você faz parecer. Vou dar uma relembrada com esse artigo.

    Copiar software limitado pelos direitos autorais como ato de desobediência civil é perfeitamente genuíno inclusive para bens virtuais tidos como “dispensáveis”, como jogos de computador. É até uma forma de pelo protesto você mostrar que ainda pode participar da cadeia de produção e consumo.

    @marcosalex moderado:
    Não, minha foto está sem manga porque estamos no Verão e está quente.

    tenchi (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 12:36 pm

    Como eu li uma vez num site: “Pirataria é crime. Pare de atacar navios em alto-mar”. hauahuah

    Esta questão dos nomes é interessante. O termo pirataria para indicar infração de direitos autorais (que não está relacionado somente à software) foi intencional, na tentativa de colocar as pessoas que praticam esta ação (crime, em muitos lugares) no mesmo nível de pessoas que atacam navios.

    self_liar (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 1:15 pm

    Sarkozy demonstra de novo a velha má pratica de atacar o problema com opressão do que ver as causas do problema.Para Sarkozy é melhor oprimir e atacar a população do que parar de beijar o pé do copyright opressivo.

    De novo ,leis que remediam o problema (e pior ,remediam com punições) em vez de olhar as causas são perda de tempo.

    Vidente Digital em 29/12/2010 às 1:18 pm

    @Brivaldo Jr:

    Universidade Federal combatendo pirataria é “Estória pra boi dormir”. Não venha com esse papo de que tem órgãos/entidades controlando, etc, que isso não cola. Pirataria sempre rolou solta nas Universidades Públicas há anos e nunca parou. Apenas diminuiu com os programas da Microsoft, comendo rios de dinheiro das Universidades Federais com seu “contrato” para liberar alguns software para uso interno.

    E com isso o software livre sai perdendo feio, além de nossos bolsos, já que esse dinheiro para permitir o uso “irrestrito” de software proprietário da Microsoft dentro das Universidades, sai de nossos impostos… quando as Universidades poderiam estar usando SL/CA em mais de 90 por cento de sua infraestrutura, e com ganhos consideráveies….

    Deprimente

    Renan (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 1:20 pm

    “As Universidades Federais tem brigado contra a pirataria… a RNP tem alertado através do CAIS (centro de atendimento a incidentes de segurança) as infrações relatadas e existe uma política institucional de barrar este tipo de ação.”

    Nesse aspecto sim (já vi isso acontecer numa rede wireless da UF onde estudo, o sysadmin achou que WEP era segurança, foi quebrada e usada pra pirataria), eu me refiro ao uso e “recomendação” de software pirata dentro delas (já vi alguns casos na UF onde estudo).

    O Leão do Norte (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 3:33 pm

    Concordo com o Patola(boa argumentação).

    Quem não é inocente(nem lobista) sabe que alguns DRM’s aplicados a softwares como jogos podem diminuir a vida útil do hardware(leitores óticos, discos, etc) e também trazem inconvenientes quando lhe impõem restrições de quantidade de máquinas(muita gente sadia tem o costume de vender ou trocar jogos isso se torna quase inviável; pessoas que trocam muito de máquinas ou possuem muitas máquinas e alterna o uso do software constantemente entre elas é penalizado) e por fim você também perde o controle sobre a posse(a qualquer momento podem lhe tirar o direito de utilizar algo que você pagou).

    Eu deixei de financiar esses desgraçados, financiar DRM’s é financiar sua própria prisão digital. Só existem três caminhos para vencer: ignorar o produto que faz uso de DRM, substituir por outros sem ou:

    “…Esse é o dia que vocês sempre lembrarão como o dia em que vocês quase pegaram o Capitão Jack Sparrow…”

    :-D

    Pirata_do_software (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 4:02 pm

    Todos deveriam refletir bem nisso…

    “Editoras freqüentemente se referem às cópias proibidas como `pirataria’. Deste modo, eles querem dizer que produzir cópias ilegais é eticamente equivalente a atacar navios no alto mar, seqüestrar e assassinar seus passageiros.

    Se você não acredita que produzir cópias ilegais é semelhante a seqüestrar e assassinar, você talvez prefira não usar a palavra `pirataria’ para descrever isso. Termos neutros como `cópia proibida’ ou `cópia não autorizada’ podem ser usadas ao invés. Alguns de nós ainda irão preferir usar termos positivos como `compartilhar informação com seu vizinho’.”

    Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 4:15 pm

    @Patola

    Eu sei cara.. não estou discutindo o modelo.. também acredito no modelo que o SL tem adotado e no Copyleft… talvez essa “rebeldia” seja interessante para mostrar outros pontos de vista. Não falei em compartilhar coisas que não deveriam ser.. embora esse “deveriam” pode ser entendido de forma equivocada, uma vez que a propriedade intelectual na sua atual concepção parece ser mais um problema do que um apoio ao desenvolvimento.

    O que quero dizer é que se você olhar pelo lado de quem desenvolve, nem sempre é legal.. por exemplo o RHEL é pago, mas o software é livre.. free software não é cerveja de graça, foi isso que quis dizer.

    Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 4:16 pm

    @Vidente Digital

    Não é história não. Fui aluno de Universidade Federal e hoje sou Analista de TI na área de redes, e aqui na IFE que trabalho temos regras aprovadas por conselho e todo PC que for pego cometendo infrações são sancionados (retirados da rede até que o programa/filme/música pirata seja deletado). Então isso não é história, seja de aluno, professor, analista, técnico ou visitante. Nosso pool de servidores usa Linux e como a Universidade Federal do Ceará, apoiamos e usamos SL, apenas por questões de cunho técnico não temos estações de trabalho ainda com Linux, mas fomentamos isso dentro da instituição com eventos (como os promovidos pelo GUD Debian do Estado e apoiado pelas empresas locais e Universidades Públicas e Privadas).

    Se na IFE que você estudou ou conhece, não existe essa prática, não posso afirmar nada meu nobre colega, mas na nossa, estamos buscando fazer o dever de casa. :D

    E sim, apoiamos tecnologias livres e hoje já somos mirror de 2 grandes projetos livres, partindo para o 3.

    Agora uma coisa deve ficar clara, não da pra ser xiita no mundo Corporativo, buscamos sempre usar o melhor de todos os mundos, então se o usuário usa Windows XP a muito tempo e não temos como dar suporte agora, mantém o XP, mas os servidores web, proxy, firewall, banco de dados e por ai vai, são todos livres e no geral, todos Debian ou FreeBSD. ;)

    É melhor se informar mais antes de atirar pedras em buracos que você desconhece. :D

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 8:55 pm

    O buraco é mais embaixo. A bem pouco tempo atrás a indústria de Softwares, filmes e CDs superfaturava muito em cima de propriedade intelectual. Hoje encontramos, mesmo entre marjories como a Microsoft, pacotes promocionais com múltiplas licenças a preços reduzidos.

    Mas se a indústria do Software aprendeu alguma coisa, a do audio-visual preferiu sangrar até o fim, praticando preços abusivos em Filmes e CDs, e o resultado com o surgimento da Web 2 e o barateamento dos métodos de reprodução, foi a explosão da cópia ilegal, que custa uma fração do produto final que, no fim, só tem papel e plástico a mais, embalando a mídia.

    Vários são os problemas da cópia ilegal: O desestimulo a produção, pode levar ao fim da inovação, filmes cada dia mais pífios, artistas mal pagos e fuga das grandes produtoras dos países em desenvolvimento.

    Mas se a indústria continuar comercializando seus produtos com o mesmo modelo de 20 anos atrás, não tem do que reclamar: é pra falir mesmo. Uma EULA como a da Apple, além de inconstitucional, é uma piada.

    Vidente Digital em 29/12/2010 às 9:03 pm

    @Brivaldo Jr.

    Eu atiro pedras somente aonde conheço :-D, por isso não se preocupe; tenho boa pontaria. E você só citou a sua IFE. No meu caso conheço “algumas” :-P eu não falei especificamente da IFE que cursei :-P, mas sim de forma geral, pois conheço muitas que usam e abusam de software pirata, em vários cursos. É oba-oba sim!

    E não estou falando somente dos labs destinados aos alunos não. Nem somente dos cursos de info ou correlatos, mas sim de toda a infra das IFEs. Resumindo: onde tem computador, tem software pirata :-P

    Por isso, não fique preso ao “seu mundo” e ache que ele é suficiente pra se dizer que todos seguem o mesmo “miudinho”. E não ponha palavras na boca dos outros, please.

    E quanto ao SL/CA, apoiar somente não é suficiente. Minha sugestão para você é que se construa um verdadeio projeto (principalmente por escrito e garantindo pessoas-chave para lhe ajudar a implementar se o mesmo se, por algum “milagre”, for aprovado). Tem de ter uma política de implementação bem projetada, e não somente aifrmar que se “está apoiando”.

    Por isso, enquanto vocês não entrarem de sola com um projeto pronto (e não ficar somente apoiando) nunca conseguirão migrar as estações de trabalho (maioria esmagadora das máquinas numa universidade) para Linux, e tudo continuará como sempre esteve (pirataria Windows) :-P

    Faça seu dever de casa e fique pronto para decepções, pois não importa o quão bem formulado seja seu projeto de migração. Se os “chefões” continuarem insistindo que “tá bom do jeito que tá”, já era! E nada vai pra frente (já vi e sofri muito disso).

    Outro ponto a se considerar é que em IFEs, somente professores, por questões de regras/normas/etc, é que podem estar em cargos de comando, o que acho um absurdo. Então, não quer dizer que o fulano que esteja num cargo de decisão, seja o melhor (profissionalmente falando) para o mesmo. Mesmo sem proficiência para determinada área, eles são obrigados a preencher as vagas de liderança, e na maioria das vezes é uma decepção e tempo perdido.

    E nesse país onde todo mundo acha que é médico e técnico de futebol, só porque nasceu com um computador Windows em casa, acha que também é técnico de informática, e assim tomam decisões arbitrárias baseadas em suas preferências, limitações e falta de conhecimento, para assim “gerir” uma IFE…

    Se o inferno existe…

    Ozzy (usuário não registrado) em 29/12/2010 às 10:22 pm

    Quer dizer então que se eu for baixar uns filmes de sacanagem com a Carla Bruni o Sarkozy vai mandar o Torquemada me pegar ?? Que meda…

    Em retaliação não vou mais beber champagne no revel – ops, quase uso uma palavra francesa – na virada do ano. Pronto.

    Feliz 2011 a todos !!!

    O.O.

    Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 30/12/2010 às 2:05 am

    @Vidente Digital

    É, tem que começar de algum lugar e o melhor começo é começar em casa.. não da pra arrumar a casa do vizinho se a sua está um lixo, não é?

    Digo o mesmo, não coloque palavras na minha boca, não falei que todos seguem, disse que nós buscamos seguir. :D

    “E quanto ao SL/CA, apoiar somente não é suficiente.”, mas é um começo, conheço muita gente de outras IFEs que reclamam não ter nem apoio para ajudar projetos que já existam, então não é demérito ajudar… demérito é não fazer nada, mas concordo contigo que somente isso não é suficiente, mas veja.. como é engraçado, publicamos recentemente 2 plugins livres para o Roundcube para integração com o Postfixadmin e estamos desenvolvendo outra ferramenta também livre… então para o meu “mundo”, as coisas parecem estar caminhando a passos mais largos que esperava. Se a realidade que você conhece das outras IFEs é do jeito que você falou, sinceramente? tenho medo… mas demos sorte dos últimos diretores de Informática serem professores da área. ;)

    Temos projetos usando softwares como Packetfence, Análise forense de dados, filtragem com Snort/Suricata… o processo é bruto, já publicamos traduções de ferramentas livres (packetfence enviamos o .pot), cara… o negócio é animar e continuar caminhando… essa é a solução. E os eventos tem um fator agregador, install fests, FLISOL, tudo isso vem pra mostrar o SL pras pessoas e mudar a cultura.. é por ai que tem que ser.

    Migrar a cultura dos usuários não vai somente de um bom projeto e da “força política das chefias”, veja o exército, está enfiando goela abaixo Linux nas estações e está gerando muita frustação.. infelizmente o maior problema é sempre o “amigo entendido”, o cara não sabe e pergunta pro “amigo entendido” que vai lá e soca um Windows pirata… dai o resto da história você já deve conhecer.

    Brivaldo Jr (usuário não registrado) em 30/12/2010 às 2:14 am

    @Vidente Digital

    Detalhe, só para incrementar, nossa equipe não cuida da infra de um laboratório, mas da conexão direta com o POP da RNP no nosso estado (ou seja, todos os campus do interior e da capital passam pela nossa infraestrutura). Então não tem nada a ver com um micro ambiente. Estamos levando muita “paulada”, tirando softwares piratas da rede, controlando administrador, inserindo domínios, políticas de acesso, mas é tudo um processo e com apoio da administração, e claro, documentado.

    Não é fácil, não mesmo.. o que você falou é em muito verdade… mas o que importa é caminhar.. devagar e sempre! :D e viva o SL e feliz ano novo a todos!

    Marcos (usuário não registrado) em 30/12/2010 às 11:04 am

    @Patola e @devnull, não tem nada a ver colocar o mesmo nome pra duas coisas, ninguém é idiota de associar as duas coisas só pelo nome ou achar que é proposital (exceto o Stallman).

    É o mesmo caso da manga, que já citei e o @devnull se sentiu ofendido, coitado.

    Ficar mudando o nome de um termo não ajuda a resolver nada, é a mesma coisa do governo mudar o nome de favela pra comunidade. Ou o governo paulista mudar o nome da Febem pra Fundação Casa.

    self_liar (usuário não registrado) em 30/12/2010 às 12:43 pm

    Engraçado ,começou os ataques de novo .Espero que o Augusto veja isso.

    tenchi (usuário não registrado) em 30/12/2010 às 1:53 pm

    @bebeto_maya, cada vez mais as produções hollywoodianas arrecadam mais e mais dinheiro, sendo que não é incomum que filmes arrecadem nos primeiros dias o que foi gasto com a produção em si. E isso só com exibições no cinema!

    Frequentemente arrecadam duas a três vezes o que foi gasto, e ainda reclamam que estão tendo prejuízo? Vc já viu o cache dos atores mais famosos? Coisas na faixa das dezenas de milhões por produção. Isto é ficar mais pobre?

    Aí vc “pirateia” um filme e é chamado de criminoso que está falindo hollywood. Se eu assisto um filme e ele é bom, eu me torno veículo de propaganda, promovendo o filme às pessoas próximas. E assim vai.

    Música? Quem quer viver de vender cds não consegue mais, infelizmente. Se o camarada não fizer shows, nem pensar em arrecadar dinheiro. O problema para se fazer show é que o artista deve ser talentoso. E isto está cada vez mais raro, em tempos de Luan Santana e Justin Bieber.

    Porque muitos artistas – talentosos – estão conseguindo viver comercializando suas músicas de maneira independente, muitas vezes distribuindo de graça ou a preços baixos, de forma que o fã consiga adquirir com prazer? Lembram do In Rainbows, do Radiohead?

    Renan (usuário não registrado) em 30/12/2010 às 2:00 pm

    “, cada vez mais as produções hollywoodianas arrecadam mais e mais dinheiro, sendo que não é incomum que filmes arrecadem nos primeiros dias o que foi gasto com a produção em si. E isso só com exibições no cinema!”

    É exatamente isso que eu vejo… apesar da pirataria, o cinema continua arrecadando horrores.

    A música idem, a ponto de sobrar grana pra promover e fabricar sucessos de qualidade questionável.

    Quem está perdendo dinheiro começa cortando as futilidades, e não é isso que vemos na indústria da arte.

    self_liar (usuário não registrado) em 30/12/2010 às 2:39 pm

    Tenchi

    Concordo contigo e tenho falada isso há tempos. A industria do conhecimento aproveitou extrapoladamente do copyright para gerar lucros elevadíssimo ,chegando a pagar fortunas até mesmo para seus atores. Infelizmente a vida fácil deles acabou e agora começam a pior que não ganham mais margens de lucro abusivas.

    Outro pecado deles também era que deveriam investir na industria para baratear a produção de filmes e conhecimento.Não fizeram isso.

Este post é antigo (2010-12-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.