FISL divulga seus números de 2010
Trecho da nota publicada no site do PSL-Brasil, que contém o detalhamento dos números divulgados:
O 11º Fórum Internacional Software Livre, o maior da América Latina, se encerrou neste sábado, no Centro de Eventos da PUCRS, com grande participação de público e empresas e muita troca de informação em tecnologias livres.
Na cerimônia de encerramento, o Embaixador da Associação Software Livre.Org, Sady Jacques, salientou o novo cliclo iniciado com a realização do 11º Fórum Internacional Software Livre. “Após uma década do evento, iniciamos uma nova fase, mais madura. Esperamos desenvolver o trabalho ainda com mais qualidade nas próximas edições e, para isso, contamos com todos vocês”. (…) (via softwarelivre.org)
Faltam apenas os números mágicos…
O engraçado é que apesar de todo esse movimento do software livre .. as coisas continuam na mesma a anos. A companho o forum a mais de 10 anos. e muito se fala fala e pouco se faz. O governo mais atrapalha que ajuda. O que vemos é o espetaculo de vendas do Windows 7.
o que está errado ?
Ou será que o software livre so está servindo apenas de plataforma politica ?
até que não. Uma thread aqui mesmo semana passada teve umas mensagens que mostraram que o software livre, na verdade, é apenas plataforma de lançamento individual/de grupo para contratação por empresas que visam o lucro. Nem linus se sustenta com o linux, quem pagou as contas dele durante mtos anos foi uma empresa que comercializa dentro de um modelo proprietário (transmeta).
O software livre pode ser comercializado, porém qdo isso acontece, é apedrejado pela “comunidade ¹” que quer tudo “grátis”. Pode ter blob no kernel, pode ter firmware proprietário, mas contanto que seja gratis, td bem, so o stallman que liga. Estou errado neste ponto?
Dai, quando uma empresa comercial lança uma distribuição visando a prestação de serviço, logo vem a “comunidade ¹” “po, MAIS UMA”. Isso desanima bastante. No fim, a pessoa percebe que ou ela desenvolve software livre por LAZER ou devidamente PATROCINADA por alguma empresa que PAGA as contas de alguma forma, VENDENDO algum produto, e que não é direcionado para a “comunidade ¹). Aliás, isso já aconteceu no passado, onde artistas e inventores (pesquisadores) viviam as custas de um mecenas, e tinham sua produção intelectual de forma FREE. Mas como sempre, ALGUEM tem que pagar as contas deste processo, seja um mecenas ou alguem de bom coração, ou investimento em marketing “solidário” de alguma empresa comercial ou de doações.
No mundo atual, para comer vc necessita vender a sua força de trabalho. Mas o desenvolvedor de software livre, pura e simplesmente, irá vender PARA QUEM? Ele irá fazer um programa genial, disponibilizar sobre a GPL2 ou GPL3, e REZAR para alguma empresa de software o contratar para aplicar as suas idéias em um projeto de CODIGO FECHADO. Ah sim, ele pode dedicar 2h por dia para continuar o programinha GPL dele. Porque logicamente a empresa precisa ganhar $$, para pagar os funcionários.
Neste caso, estou citando especificamente a debian e a slackware. Empresas e doações mantem os links no ar, os mirrors no ar, mas nenhuma empresa certifica estas duas distros. Dificil demonstrar matematicamente que estas duas distros se manteriam sozinhas sem as empresas que as suportam por doações. Pq se depender da comunidade….
Ah sim, antes que digam que eu sou o jobs ou o balmer, eu uso somente linux desde 96 e estou mto feliz com ele. So me assusta ver a “comunidade” a minha volta.
Concordo com o gusmao, pois sempre vejo críticas de pessoas que não participam em nada na criação, correção, tradução ou manutenção de software livre, mas se alguém diz que fez um produto em Linux e pretende vender é chamado de tudo quanto é nome… Linux é Livre não grátis… mas ninguém lembra disso, apenas querem que alguém faça algo para eles de graça e se esse alguém quiser valorizar o próprio trabalho é apedrejado. Empresas que vendem produtos que usam Linux, softwares em Linux precisam gerar lucro e por isso devem cobrar por seus serviços, ou alguém aqui que trabalha não gosta de receber por isso, pois se fosse assim quem trabalha com Linux deveria fazê-lo de forma “free”.
Sempre vai ser um hoby de tempo livre dos bons programadores . Pois quando um desenvolvedor quer gerar alguma renda e claro melhorar seus projetos, este é exorcizado pela comunidade. Claro, que se gerasse uma renda, os aplicativos estariam bem melhores e o Linux ia talvez ser até mais “normal” em um desktop home do que o Windows. A verdade é uma só: Com a política do software livre e os usuários que o acercam, a evolução vai ser a lentos passos. Por isso que o quilo do cérebro do usuário sempre vai ser muito mais caro que o do programador.
abçs.
@Joao, olha isto de muito se fala e pouco se faz não é verdade.
O Linux continua a crescer e muito.
Em empresas principalmente.
No Desktop, caseiro é realmente difícil. 1o por preconceito/falta de conhecimentp,
2o pela pirataria.
3o os pseudo “Experts” gamemaniacos, não usam Linux. e eles que servem de técnicos familiares e lojas.
4o Serviços de suporte, não querem Linux, pois não da 50R a cada virulencia. e estes fazem campanha FUD
5o a MS tem muitos bilhões pra pagar em propaganda, tem energia pra pressionar empresas, etc.
O Linux cresceu muito em empresas, redes de supermercados, redes de lojas, etc. E não apenas por custo de licença, mas principalmente por custo operacional. É mais rápido, mais facil de gerir em volume e customizavel.
QUER VER O LINUX NOS DESKTOPS?
INSTALEM!
PRA AMIGOS, PARENTES, ONDE TRABALHAM ETC.
TENHO FEITO ISSO. E TEM FUNCIONADO.
DEI UMA PALESTRA SOBRE O ASSUNTO NO FISL, E LHE GARANTO.
QUE ATÉ AGORA TA TUDO INDO BEM. ONTEM HOJE MESMO MIGREI UM NOTEBOOK.
E O USUÁRIO FICOU IMPRESSIONADO.
POIS APOS INSTALAR EM 15MIN, FICOU ADMIRADO POR JA TER TUDO PRONTO.
Olha, caso não tenha visto minha palestra, vai aqui um dos slides principais.
AS BASES DO SUCESSO
Coerência
———> Você só pode oferecer algo que você usa. Nada de ter boot duplo, maquina virtual.
Conhecimento
———-> Tendo coerência você aprende e será capaz de responder as dúvidas e dar soluções.
Comprometimento
—————> Apos instalar você deve se comprometer a ajudar, oferecer de maneira educada seu apoio e mostrar os caminhos pro aprendizado se necessário.
Capacitação
———–> Passando os caminhos e onde as pessoas podem fazer cursos e sanar duvidas, CDTC por ex.
Criatividade
———–> A maioria das pessoas não sabem conceitos básicos,
como fazer uma mala direta, não sabem das vantagens de usar o GoogleDocs, não sabem que existem sites que elas podem pegar modelos de apresentações prontos.
Customização
————> Deixe o Linux, simples e completo. Como o Linux mint por ex. Coloque os softwares que as pessoas usam mais na barra ou na área de trabalho. Tais como o Emesene, Firefox.
Construção
———-> Em empresas, por ex. há muita qtde de formulários mal feitos, que já passaram da hora de estarem online. Vc ganha dinheiro com isso,
Coragem
——-> Tenha coragem de fazer. A qual se adquire após todo o resto atrás.