Firefox e Chrome perdem mercado em julho
Saíram os números de julho da pesquisa mensal de evolução do mercado de navegadores que acompanhamos por aqui, e dessa vez há uma surpresa indesejada para o navegador do Google: pela primeira vez nos últimos 12 meses o Chrome retrocedeu (a perda foi de 0,08pp). O Firefox também teve mais uma de suas quedas (e não foi das menores: 0,90pp).
E como estamos tratando de fatias de mercado, quando alguém perde, outro alguém ganha. E no mês corrente, quem ganhou foi o Internet Explorer, que parece estar mesmo revertendo a queda contínua de 10 meses (no mês passado já havia tido um ganho, e agora ganhou mais 0,42pp) – e ele não está sozinho no resultado favorável: Safari cresceu 0,24pp e Opera também ganhou seus 0.18pp.
É difícil procurar tendências analisando apenas os números de um único mês, mas a tabela dos últimos 12 meses também está à disposição dos interessados.
Vai ver que apareceu, no último mês, algum virus que fez com que milhares de computadores com Windows tivessem que ser formatados e aí, para baixar o Firefox, o Iexplorer teve que ser usado, causando um pico de uso.
Nem sempre se ganha!
Vocês não acham que este folego do IE vem das espectativas em torno do IE9 que parece que vai ser um produto muito bom bem diferênte do IE7 e IE8
Uma velha máxima que aprendi no mercado financeiro, em especial olhando gráficos de ações em bolsas de valores:
Nada sobe em linha reta e nada cai em linha reta, indefinidamente.
Uma analogia: para o jogador de vôlei enterrar a bola na quadra adversária, alguém tem de levantar a bola antes.
Voltando ao navegadores e interpretando seus gráficos: o IE está em tendência de queda de longo prazo. No mês passado ele teve uma leve correção na tendência, correção essa que não descaracterizou a tendência (não foi capaz de mudar a direção geral da tendência).
Ou seja, o IE tende a continuar caindo no longo prazo ainda.
Obs: É opinião minha. O investimento em renda variável é arriscado por natureza. Use esta análise com cuidado e moderação :)
Interessante a ordem das notícias sobre o Firefox aqui no br-linux.
Recomendo a leitura de ambas!
>>Firefox e Chrome perdem mercado em julho
>>Firefox quase ultrapassando IE na Europa
Não sei se lá fora acontece o mesmo mas eu percebi que no Brasil a Microsoft está investindo em publicidade para o Internet Explorer fortemente.
“>>Firefox e Chrome perdem mercado em julho
>>Firefox quase ultrapassando IE na Europa”
Todas essas são legais, mas o importante é que o FF sempre foi melhor (mesmo que não maior) que o IE.
Se preocupar muito com popularidade faz nerds ficarem parecendo tão inteligentes quanto cheerleaders…
Esse mês eu contribui para o crescimento do Opera. Adquiri um E71 da Nokia, e o único navegador que eu achei bom para uso é o Opera Mobile 10.
Em computadores ainda utilizo FF e Chrome.
O IE deu uma recuperada mesmo, o IE6 está cada vez menos usado e quem usa o IE8 tem menos motivos pra mudar de navegador.
Espero que o FF e o Chrome consigam reverter essa tendência…
“>>Firefox e Chrome perdem mercado em julho
>>Firefox quase ultrapassando IE na Europa”
É, também achei engraçado, mas acho que a mais recente refere-se a um cenário global e o outro a um específico.
Guerra, guerra, go go go!
uma leve tendência, não diz nada afinal!
galera meu pc do trabalho travou com o ubuntu 10.04!
digitava login e senha parecia que tudo ia bem, daí voltava pra tela de loging novamente, tentei varias soluções, sem sucesso, não pude fazer nada tive que formatar.
minha primeira decepção com Ubuntu GNU/Linux, mas não vou desistir continuarei firme e forte.
Qual a margem de erro dessa “pesquisa”?
Firefox 4, Firefox 4 ! Onde você está quando nós mais precisamos de você :D ?!
@Erik c, a Mozilla prometeu coisas demais para o Firefox 4. E, pelo tempo que tem, não vai conseguir cumprir. Já é um beta e nem implementou tudo que deveria. E tecnicamente um beta é uma versão já com todos os recursos, mas que precisam ser melhorados para se estabilizarem.
Eu chamaria o firefox4 de alpha, pois novos recursos ainda estão sendo implementados.
O ff4 tem planos para implementar renderização via hardware, coisa que o IE9 fará, mas no primeiro por enquanto só existe para Windows. Provavelmente não sairá a tempo no Mac ou Linux, não com todos os recursos previstos.
Os próprios mockups do FF4 para linux foram modificados no site da mozilla, pois recursos tais como o botão global (igual o do opera) não será implementado no ff do Linux e do Mac.
Ah sim, e testei o firefox4 no wine, e está bem melhor que o firefox nativo do Linux, principalmente no visual. Estranho isso… :-)
O que é de arrancar os cabelos é o fato que quase 17% ainda utilizam o IE 6.