Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


FirebirdSQL 2.5

Enviado por Jackson Laskoski (jackson_laskoskiΘyahoo·com·br):

“O FirebirdSQL é um excelente e poderoso SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) – um banco de dados completo, com recursos dignos dos melhores e maiores RDBMS do mercado, suportado por diversos engines/linguagens de programação e com uma vantagem expressiva… trata-se de um Software Livre!

Nesta última segunda-feira, dia 04/10, a equipe responsável pelo projeto divulgou o lançamento da versão final do FirebirdSQL 2.5. De acordo com Carlos Cantu, depois de um longo período de desenvolvimento e testes, a versão 2.5 finalmente está pronta para ser lançada. Apesar disso, pesquisas indicam que 20% dos usuários já estão usando o FB 2.5 (versões Beta ou RC) em produção, o que nos leva a crer que a versão está bastante estável.

Entre as principais novidades do FB 2.5, podemos destacar a nova arquitetura SuperClassic, unindo características do SuperServer com o Classic, fazendo com que o Firebird tire total proveito de máquinas SMP ou multi-core. Apesar disso, a SuperClassic ainda não compartilha o cache de dados entre as conexões, recurso previsto para o Firebird 3.

A TraceAPI, incluída nessa versão, permite acompanhar, em tempo real, tudo que está acontecendo no servidor. Outro recurso muito aguardado, e implementado no FB 2.5, é a possibilidade de acessar outras bases de dados Firebird, de dentro de triggers e/ou stored procedures.

Apesar de não trazer tantas novidades (em quantidade de novos recursos) como o Firebird 2.1, a versão 2.5 é de extrema importância, pois contém inúmeras mudanças internas que possibilitarão chegar ao tão aguardado Firebird 3 (que por sinal, já está em desenvolvimento).” [referência: jack.eti.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    devnull (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 7:49 am

    Ótimo que o Firebird continue bem vivo, agora que o MySQL foi vítima de seqüestro (talvez seguido de morte).

    Challado (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 8:52 am

    Eu digo e repito: o Firebird é um dos SGBD mais poderosos que existem. Os recursos e a velocidade que ele oferecem são um diferencial a parte deste banco. Há mais de 10 anos trabalho com ele e jamais tive um problema de crash ou perca de dados. Os backups sempre funcionaram a contento quando precisei e a manutenção do banco é relativamente rápida e descomplicada. As triggers, store procedures e UDF’s são também um caso a parte. Parabéns e que o Firebird continue evoluindo!

    Curioso (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 8:57 am

    O que impressiona no Firebird é a sua facilidade de instalação e uso, muito leve, além de ter recursos de gente grande. Sua documentação e o seu site é que ficam devendo.

    Ele é meio discriminado no meio dos desenvolvedores, exceto quem desenvolve com Delphi. É um ótimo banco de dados, leve e com muitos recursos.

    Em relação ao MySQL a tempos fomos alertados que isso poderia acontecer… O Firebird é completamente livre, um projeto que nasceu do fork do Interbase da Borland.

    O Firebird é um grande case de sucesso no software livre, mas como muitos pouco usado e comentado.

    Limão (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 9:12 am

    Bem, a minha experiência com o FireBird é terrível.
    Num projeto que eu participei, eu deveria ler de uma base FireBird aproximadamente 20 mil registros, de forma sequencial.
    Era terrivelmente lento.
    Mas isso era nos idos FireBird 1.5. Muito provavelmente hoje ele se encontra bem melhor. Na época, eu migrei para o Postgre e fui uma pessoa com vida social e bem feliz.

    Conan (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 9:39 am

    A uns 10 anos atrás parecia bem promissor, más a roda da história girou.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 9:55 am

    Sempre que posso escolher, uso Postgres.

    Mas gosto do Firebird, acho que ocupa um nicho muito importante.

    O Postgres não tem versão “embutida” e nem se pretende isso. Quando usado assim o Firebird se destaca por permitir o uso do arquivo de dados em bancos embutidos ou cliente/server normal. Bem útil quando se tem banco local para os clientes.

    Preciso testar, última vez que usei também foi a 1.5, era legal, mas quando o Throughput era alto ou o arquivo de dados estava muito grande… baleiava e feio.

    Challado (usuário não registrado) em 6/10/2010 às 10:25 am

    Houve uma evolução bem significativa do FB 1.5 para a 2.x. Realmente, vários problemas com índices e principalmente aquele famigerado bug dos 2 GB foi resolvido!

    Claro, o bug dos 2GB era problema não do firebird, mas da compilação feita, mas, enfim… Também serviu para dar um monte de problemas e dores de cabeça pra galera.

Este post é antigo (2010-10-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.