Fez besteira no /etc? Use o git para retornar tudo ao normal
O post do Pablo no DeveloperWorks explica 2 métodos gerais de usar o git para gerenciar versões e alterações nos arquivos de configuração do seu sistema. Segue trecho introdutório e o link para o texto completo:
Sistemas de controle de versão, ou VCS ou SCM (source code management), como são mais conhecidos, são ferramentas fundamentais para programadores. Com um SCM, o programador — ou toda a equipe de programadores — pode fazer alterações nos arquivos-fonte que compõem um programa e, caso o resultado não seja o desejável, retornar a qualquer uma das versões anteriores.
Contudo, o grupo dos administradores de sistemas logo percebeu que os SCMs também têm uma utilidade muito importante em seus trabalhos diários. Geralmente, nós sysadmins de sistemas GNU/Linux e outros derivados de Unix editamos frequentemente os arquivos de configuração localizados no diretório /etc/. Um princípio do Unix que nos deixa muito felizes é o uso de arquivos de texto puro para armazenar configurações.
Portanto, SCMs são perfeitos para controlar as versões dos próprios arquivos de configuração abrigados no /etc/. Genial, não? (…) (via IBM DeveloperWorks)
É uma boa, SCMs são uma mão na roda para desenvolvedores e agora (para quem “sentiu” o poder depois de ler o artigo) uma mão na roda para sysadmins (e porque não para usuários)…
Além do git temos o mercurial e o bazzar (que seguem a mesma filosofia do git).
Abraço
Já uso o git para administrar o etc e vou dizer que é a melhor coisa que fiz, fora a segurança tem a possibilidade de fazer merge entre configurações e ainda é possível analisar o histórico de alterações quando um grupo de pessoas estão administrando. Show de bola !!!!
Off-topic: Se alguém conhecer uma ferramenta que faça o mesmo para o Windows favor me avisar.
@Daniel Fonseca – o próprio Mercurial ou Bazzar para Windows?
@Felipe não, algo que faz um log e backup das configurações do windows e ainda e até quem sabe um merge.
ué, tem o git para windows.
A bronca eh o fato do windows ter arquivos binarios, o que gera bastante problemas
O próprio Windows faz backup das suas configurações.
eh q o windows naum precisa de ficar fuçando nas configuraçoes o tempo todo como no linux q vira e mexe tem nego cutucando os arquivos d sistema atraves do terminal
@loki, sim a solução do Windows é bem melhor: “usuários, o que tem aqui, embora esteja no seu computador, não é seu. Nem tente mexer senão eu paro de funcionar. E nem precisa querer saber o que tem aqui. Se quiser mexer em alguma coisa no registro, a Microsoft tem a ferramenta (visual) certa para você, por um preço bastante módico”. :-)
Git é fødástico :-)
Não entendo como tem gente que paga para ter uma ferramenta de controle de versão. Temos ferramentas muito boas e open source, tanto centralizadas como distribuídas, tais como o mercurial, darcs, baazar, subverson, cvs…
entendi.
Agora eu me pergunto “Porque eu não pensei nisso antes?”. Muito boa a dica.
Quem não é programador geralmente não pensa nisso. é natural gente relaxem!
A idéia é ótima mesmo git é bem high level!
gostaria de tirar uma dúvida. se funciona com um arquivo do Writer por exemplo, ou se tem que usar arquivo .txt apenas
gostei da dica e penso em usar para artigos que escrevo.
MUITO CUIDADO se for usar o git ou outro vcs como descrito no artigo!
Sem a devida atenção, você pode acabar com arquivos que deveriam ser somente para leitura acessíveis a todos após um checkout. Importânte também lembrar, que de nada adiantam as restrições de acesso a alguns arquivos se cópias dos mesmos podem ser lidas por todos, como seria o caso do .git se não forem tomadas medidas adicionais.
Enfim, prefira soluções como o etckeeper também mencionada pelo autor. Apesar do etckeeper em última instância usar o git, alguém já pensou os efeitos colaterais de se usar um vcs em tais circunstâncias.