Favoritos 2010 BR-Linux: Ambiente Gráfico
Imaginei que teríamos um equilíbrio similar ao de 2007, quando o GNOME também ganhou, mas sem maioria absoluta e só 10 pontos percentuais à frente do KDE. Mas tudo mudou profundamente no KDE desde então, e o GNOME continua incluído como default em distribuições de grande popularidade. Méritos ao vencedor, parabéns!
Categoria: Ambiente Gráfico
Venceu o GNOME, com 64.8% dos votos. Parabéns!
Favorito | Votos | Percentual |
GNOME | 970 | 64.8% |
KDE | 411 | 27.5% |
Xfce | 39 | 2.6% |
Fluxbox | 14 | 0.9% |
Openbox | 11 | 0.7% |
Outros | 51 | 3.4% |
Esta categoria teve 1496 votos.
• Publicado por Augusto Campos em
2010-11-11
Poderia colocar uma linha separando os números de votos e os de porcentagem. Fica confuso à primeira vista.
Boa!! =D
Agora ficou bem melhor, só alterar nos outros também.
Será que eu termino o dia com um HD externo ou pelo menos um abridor de garrafas? hahahhahahah
Putz… O Enlightenment nem ganhou %…. :(
@MauroMN , apesar de ser leve e bonito, o enlightenment ainda é pouco conhecido. Instalei eles esses dias. Preciso dar uma lida como configurar ele melhor. Mas ainda prefiro meu gnome, com umas modificações fica lindo, talvez muito mais que o kde, mas nem de perte consome tantos recursos quanto ele.
Os usuários do KDE se sentiram meio “abandonados” quando houve mudança pro KDE4, talvez isso tenha levado o povo a voltar (ou experimentar pela primeira vez) o gnome. Além disso vários usuários passaram a usar Ubuntu aumentando ainda mais a base de usuários do Gnome. No caso do E17, quando ele sair do “alpha/beta” e ficar mais estável deve aumentar sua base. Eu particularmente votei no GNOME :)
@Brenno Machado
Eu no meu note eu só uso o Gnome. Mas no Desktop eu só uso o Enlightenment, O Gnome bem configurado, com o Compiz fica muito show também. Mas, por qualquer motivo que seja – e eu não sei dizer qual é -, eu ainda prefiro o Enlightenment.
Realmente ele é leve, bonito, fácil de usar/configurar. Anyway…
Eu só espero que, um dia, lancem uma distro E-Ubuntu. Putz…
Eu tenho um notebook rodando KDE a +- 500MB (OpenSUSE).
Comparado ao total de RAM de 4GB, “dói” quase nada pra mim.
Aliás, o único KDE que eu vi consumindo muita RAM é o do Kubuntu (800, 900MB em média). Ainda está instalado no PC, mas se continuar assim vou instalar OpenSUSE nele também.
Comparado o consumo com os benefícios de recursos e programas, pra mim o KDE ganha de longe do Gnome. =)
@MauroMN
Conhece o OpenGEU?
http://opengeu.intilinux.com/
@Marcelo Mendes
Concordo. E, até onde conheço, os usuários do próprio Kubuntu estão muito descontentes. Um porrilhão de bibliotecas do Gnome, que são necessárias para usar muitos programas, não vem instaladas no Kubuntu, o que gera uma instalação pesada e necessidade de introdução de muitas outras bibliotecas.
Alguns amigos que tenho, KDEuser, preferem instalar o Ubuntu e, depois, compilar o KDE na mão, porque a compatibilidade fica muito melhor.
@Stiloso
Já… OpengGEU, Elive, Macpup, MoonOS, PCLinuxOS, Pentoo, OzOS.
Os que mais gostei foram o PCLinux e o OpenGEU.
Mas, obrigado pela dica!
Gnome é show, estou usando ele, mas o Kde é bom também, sempre fico dividido, na duvida pego OpenBox que é mais leve que os dois. O QT tem uma aparencia mais elegante e passa para o KDE. Beleza é um conceito muito pessoal, mas o QT por si só passa mais qualidade, não sei explicar mas é essa a impressão que tenho.(até programas como vlc , que no gnome são integrados ao tema do gtk, ficam melhores que programas gtk, lol).
ainda reflexos da veresão 4 do kde, e que sirva de lição pro gnome.
Em acordo com o cometário do @Marcelo Mendes, o número de usuários do Gnome é um reflexo do número de usuários do Ubuntu.
Sei que não era o objetivo desta pesquisa, mas seria interessante ver a razão entre votos de ambiente gráfico por distribuição. Bom, vai dar pra qualquer um fazer isto depois que sair o resultado para distribuições.
Engraçado que o LXDE nem aparece.
@Renyer
Também votei no LXDE, bonito e velox…
Eita! KDE+GNOME estão em mais de 90% dos desktops linux e afins…
Nunca imaginei que fosse tanto. :(
Refletindo no comentário do @Fellype, que comentou o comentário do @Marcelo Mendes, penso que o Mac OS X sendo tão bonito, com uma interface maravilhosa, uma usabilidade muito boa, nem entrou na lista. O Mac OS X é extremamente reconhecido pela interface Aqua/Quartz, então como ele sequer entrou na lista? Entendo com isso que aqui ninguém conhece o Mac OS X e por isso não opinaram de forma ampla, reconhecendo e compreendendo todos os sistemas operacionais e suas interfaces. Daqueles que opinaram, todos usam o (k)Ubuntu, Windows 7 e Mac OS X?
Houve sim votos para o Aqua e o Aero, mas estão na categoria “Outros”. Foram poucos.
Eu so uso KDE, porque pesado por pesado, o gnome tambem é e não tem os recursos do KDE. Agora em se tratando de linux, tem uma porcentagem da galera que sempre é reacionária a novidades, esses vão viver e morrer com o que ja estão acostumados.
É meu kde perdeu essa, mas veremos ano que vem acredito que ele vai se fortificar com as mudanças que o gnome vai passar nos próximos meses!
Será que no próximo teremos o Unity?
O pessoal está votando no Openbox mesmo ou no lxde que o usa? Quer dizer que estão rodando o openbox puro mesmo?
Pela quantidade de KDEmaníacos que escreve aqui pichando o Gnome, foi uma enorme surpresa prá mim esse resultado.
Acho que os usuários do Gnome podem ser enquadrados, mineiramente, na categoria “come-quieto”.
KDE ROCKS
Tanto no meu desktop DEBIAN Squeeze quanto no meu note na partição do Fedora.
Nem sinto falta daquela outra versão winxp style,
Mas Gnome também tem lugar, quando estou usando Ubuntu, tentei o Kubuntu, mas não deu, Ubuntu combina com GNOME.
Migrei do Mandriva+KDE pra Ubuntu com Gnome recentemente. Por causa disso, votei no KDE com mais convicção, prefiro muito mais ele.
Mas é questão de gosto e de perfil, o Gnome de fato é mais simples enquanto o KDE é mais configurável.
E os dois são pesados.
Pra dizer a verdade sempre utilizei openSUSE + KDE (essas são as meninas dos meus olhos), mas, sempre tem um mas, meu computador (Athlon XP 512MB Geforce 5200) sinceramente não guenta o tranco, roda legalzinho mas não do jeito que gostaria. :(
Odeio mesmo distros derivadas do debian… Fedora é piorzinho que o openSUSE, pelo menos pra mim. Então minhas preferências sempre foram distros derivadas do Slackware. Até que conheci o Arch Linux e me apaixonei pela segunda vez xD
É uma pena que o consumo de memória do Arch com KDE não seja legal também, então parti para um ambiente mais leve, já usei praticamente todos, mas o que mais gostei e uso até hoje é o fluxbox. Posso rodar qualquer programa QT/GTK sem precisar instalar o ambiente inteiro junto, não consome memória nenhuma e com alguns ajustes fica perfeito.
Se comparr com o KDE é a água para o vinho, mas quano comprar um note(quepretendo investir em um até terminar o ano) vou colocar nele o kde de volta e meu openSUSE tão querido(Acho que nem sei mais mexer no YaST, é ruim hein :)) e claro vou continuar com meu Arch até o computador não responder mais ou minha esposa jogar ele no meio da rua!
@Eden, Eu rodo openbox puro.Agora estou no gnome, mas já passei 4 meses só de openbox. :-)
Eu rodo openbox puro.Agora estou no gnome, mas já passei 4 meses só de openbox. :-) [2]
Aliás, já passei bem mais tempo de Openbox puro.
Alguém sabe dizer se o Blackbox ainda vive? eu usava ele em 2002 ou 2003, ele rodava redondo no slack num pentium 200 mhz, tinha um tema matrix!! muito legal. As pessoas costumam dizer que o Gnome/KDE são muito pesados, mas na verdade o peso deles esta mais ligado ao X do que aos recursos de cada um ou GTK/QT(Exceção dos plasmoids que tem melhorar muito o desempenho ainda), tanto que o Xubuntu(usa GTK) roda engasgando nalgumas máquinas. O X teve que evoluir para explorar recursos de novos hardwares.
meu ambiente gráfico favorito é a web.
Tenho saudades do IceWM, na época em que eu usava Conectiva. Gosto também do XFCE, apesar de eu usar agora Gnome no Linux Mint. Preciso experimentar LXDE.
NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOO!!!
kdeeeee :~~~~~
maldito ubuntu!