Estúdio canadense acusa Mozilla de plagiar interface
A MetaLab, empresa canadense de design de interfaces, acusou na terça-feira a Fundação Mozilla de plagiar elementos de interface de usuário para uma ferramenta de desenvolvimento do projeto Jetpack, concebida pela Mozilla para simplificar a criação de add-ons. Na quarta-feira (10/3), a Mozilla se desculpou.
Trecho do IDGNow:
A MetaLab tornou públicas suas acusações na terça-feira (9/3), quando o fundador Andrew Wilkinson comentou, em seu blog, sobre as semelhanças entre os projetos de sua empresa e os incluídos pela Mozilla no FlightDeck, um editor Jetpack.
“O que eles fizeram foi bastante ridículo”, disse Wilkinson em uma entrevista nesta quinta-feira (11/3), argumentando que há uma distinção entre ser inspirado pelo trabalho de outro e simplesmente copiá-lo. “Há uma diferença entre inspiração e fazer um decalque”, disse. “As medidas dos elementos gráficos [que a Mozilla tomou de nós] eram exatamente iguais, os mesmos números de pixel. Quando alguém vem e pega suas imagens de seu servidor, a linha foi cruzada.” (via idgnow.uol.com.br)
Que coisa feia… por isso que abandonei todos os produtos da Mozilla…
Mas é Mozilla… então tá perdoado né?
Everybody lies… *House Feelings*
era só um mockup da implementação, a versão em implementação não tem nenhuma cópia.
mas a MetaLab, exigindo pedido de desculpas em público, certamente conseguiu atrair alguma publicidade. :)
Aff, sra que esse mundo tecnologioo qualquer coisa serve como motivo para acusaçao de plagio? Bah, isso eh uma hipocrisia sem fim…
Nem da nada, ate o Opera copiou um mockupdo do ano passado do Firefox e implantou no seu novo produto.
heheehehe que coisa, uma fundação que só faz coisas livres, está sendo acusada de copiar ilegalmente. irônico. :) Mas acho que isso se resolve de maneira fácil.