Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Estagiário da Mozilla indica caminho para melhorar Firefox

Trecho inicial da nota no IDG Now:

Após realizar testes com o Firefox e com o Google Chrome, o estudante de mestrado da universidade de Indiana,  John Wayne Hill, atualmente, estagiário de design de interface na Fundação Mozilla, sugeriu algumas dicas para melhorar o desempenho da inicialização do navegador Firefox.

Hill publicou as recomendações em seu blog pessoal, que, posteriormente, também foram postadas no blog da própria Mozilla, o Planet Mozilla. 

“O Firefox é rápido, não há dúvida sobre isso. No entanto, muitas pessoas ainda sentem que ele é muito lento durante a inicialização”, disse o estudante.

Junto com Alex Faaborg, um dos designers principais do Firefox, Hill analisou a velocidade do navegador e do Chrome. Segundo ele, o navegador da Google obteve um desempenho melhor por milissegundo.

“O Chrome realiza, durante a inicialização, todas as tarefas de forma simultânea, enquanto o Firefox faz cada uma delas separadamente e seqüencialmente, por isso a velocidade entre eles é diferente”, disse Hill.

Uma outra questão abordada por ele, foi o fato do browser da Google usar um menor indicador de carregamento de página – um círculo animado do lado esquerdo de cada guia – enquanto o Firefox apresenta a palavra “Carregando”.

Outras vantagens para o Chrome inclui a prática de exibir o título da página apenas quando o site foi elaborado, enquanto o Firefox exibe o título enquanto a página está sendo carregada pelo navegador.

“Este é um truque simples que permite o Chrome parecer mais rápido, uma vez que quando o título é apresentado, a página está pronta”, destacou Hill. “No Firefox, aparece o título de uma página, mas na verdade a página não está disponível, logo, o usuário tem de “esperar mais”, analisou ele. (via idgnow.uol.com.br)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-06-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tilt (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 3:07 pm

    Sem dúvida alguma o chrome é infinitamente mais rápido que o Firefox.

    O que ele está insunando na reportagem é uma rapidez “psicológica” no chrome, oque não é verdade!

    O Firefox na minha e na de muita gente é muito mais lento.

    tobias (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 3:25 pm

    o chrome usa truques de percepção para *parecer* mais rápido, se for fazer um benchmark sério, a velocidade dele não aparece.

    marcoc2 (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 3:32 pm

    A inicialização do Chrome é muito mais rápida que a do Firefox. MUITO
    Acho que, pelo menos esse quesito, ninguém pode negar.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 3:34 pm

    Desculpinha essa pesquisa. Tanto no Linux quanto no Mac, o Chrome abre quase que instantaneamente, enquanto o Firefox chega a demorar 10 segundos em muitos casos!

    Embora eu acho que no Windows a velocidade de ambos possa ser mais parecida, pois o Firefox abre muito mais rápido no Windows do que nas demais plataformas.

    abc (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 4:01 pm

    Fácil ver a diferença. Clique no botão de iniciar o firefox e depois, calmamente, clique no botão do chrome. Você já estará digitando sua pesquisa no campo do google pelo chrome enquanto o firefox ainda nem abriu a janela… hehehe.

    Concordo que com os dois já em funcionamento, a diferença não é grande, mas daí a querer dizer que a inicialização rápida é só efeito psicológico, tenha paciência, né?

    Gabriel (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 4:21 pm

    “O Chrome realiza, durante a inicialização, todas as tarefas de forma simultânea, enquanto o Firefox faz cada uma delas separadamente e seqüencialmente, por isso a velocidade entre eles é diferente”, disse Hill.

    Ricardo (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 4:23 pm

    Mas é justamente esse o efeito psicológico. O Chrome abre a janela e, enquando você está lá digitando, ele está terminando de carregar. O Firefox carrega muita coisa antes de mostrar a janela.

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 5:00 pm

    Eu também não consegui ver essa velocidade toda do Chrome a não ser na inicialização, que é impressionante mesmo. De resto, voltei para o firefox e estou feliz.

    Tiago (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 5:15 pm

    O Chrome é MUITO mais rápido e MUITO mais leve sobre o SO, negar isso é se expor ao ridículo. O Chrome também renderiza as páginas, principalmente as que usam grande quantidade de JS, muito mais rápido, é outro ponto inegável, qualquer teste bem feito mostra. Uso a verão instável do Chrome e a última versão do Fire Fox, e mesmo esta versão é mais rápida e (irônicamente) muito mais estável do que o Fire Fox.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 5:33 pm

    é o cara é pesquisador, e vcs? acho que este tipo de post só serve para isto mesmo, gerar flamer.

    Seguinte vou embora, me da a bola, que minha mãe não deixa eu emprestar.

    Diego (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 5:41 pm

    Cada um tem sua opinião, só que até hoje o tanto que testei chrome e firefox, percebi que o chrome abre sim uns 3 ou 4 segundos mais rápido, mas usa mais memória, muito mais que o firefox, exceto se abrir umas 50 abas aí o firefox nao aguenta. Isso no linux. No windows o firefox tá pau a pau na velocidade.

    O cara é estagiário, gente. Dá um desconto. hheehe

    Na minha máquina em casa e no serviço também não tem nem comparação o quanto o Chrome é mais rápido pra abrir. Embora se existe esses truquezinhos, o FF também poderia usar pra melhorar a sensação de velocidade, mas é óbvio que o problema não se resume a esse.

    É mole falar que o o Chrome é só psicologicamente mais rápido que o Firefox??!!
    Hehehe. Tem cada uma.

    O Firefox não é a coisa mais lenta do mundo, mas o Chrome é mais raṕido sim. Ele aproveita muito melhor recursos modernos de computadores com mais de 1 núcleo e com RAM de 1 GB pra cima.

    Nessas máquinas o Firefox apanha dele sim. Não tem como defender tecnicamente que um programa com uma unica thread (Firefox) seja mais rápido que um multi-thread (Chrome) em máquinas com mais de 1 core e mais do que 1 GB de RAM.

    O resto é papo de estagiário querendo defender o futuro emprego.

    mAD (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 8:53 pm

    Parei no estagiário…..

    shpnft (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 9:21 pm

    Como meu /home vive em dois pendrive em modo raid 0, a diferença de inicialização entre o Chrome e o Firefox é infinita. E durante o uso o Chrome “engasga” muito menos que o Firefox. Esses são meus dois centavos na conversa…

    Gente, em máquinas novas e com RAM de sobra o Google Chrome vôa.
    Não é apenas performance, em páginas da internet, quanto mais Web2.0 for (leia-se js, html5,…) mais rápido é.
    Além disso, eu não perco todas minhas abas quando uma página mal comportada trava.
    Outros aspecto é quando se usa proxy, o Firefox/Linux (não vejo isso acontecer no Windows) dá umas paradinhas que as vezes até o gnome gosta de dizer que o Firefox parou de responder…muito irritante e só quando se usa proxy no Firefox com linux.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 9:51 pm

    Uma coisa tão simples e útil no Chrome como a seta para baixo,na barra de endereços para mostrar as páginas visitadas não tem.enquanto isso uso ele as vezes e com frequência o seamonkey.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 10:22 pm

    Certo, mesmo sendo estagiário, eu já fui enquanto realizava meu curso superior, ele deve ter tido que fundamentar a sua tese, para isto que servem os estágios durante a faculdade, para fundamentar sua tese com certeza ele deve ter tido que descrever qual foi a metodologia utilizada para obter os resultados apresentados.

    Tipo eu não fico abrindo e fechando meu navegador, geralmente faço isto uma vez por semana, ligo o meu computador na segunda e sempre que preciso me afastar utilizo ‘Suspender para memória RAM’ deixando todos os meus programas que estão sendo usados então não posso ser tomado como base.

    A galera que fica abrindo e fechando o navegador ai poderia elaborar um artigo, mas com fundamentação, descrevendo o método utilizado e como foi montado o laboratório, tenho certeza que o Augusto vai ter o prazer de publicar o artigo neste site, além disso vai convencer quem precisa ficar abrindo e fechando o navegador de que a melhor escolha é o Chrome.

    Eu particularmente sou um simple Webdeveloper (desde 1999) em testes de performance meus aplicativos rodam redondos tanto no Greko, KHtml, WebKit e as vezes na MSIE, básicamente meus aplicativos são desenvolvidos utilizando Python + Django + ExtJS (http://app.goware.com.br/webparts) não consigo perceber a diferença de velocidade entre estes motores de renderização. Quanto a maquina de execução de JS existem benchmark que comprovam que a maquina JS da webkit é mais veloz que as outras utilizadas, em caso de 10000 instruções o motor da webkit consegue ~3 segundos mais velocidade que as demais, bem meus aplicativos levam em torno de 10 a 20 minutos para executar tantas instruções o que me leva a crê que ~3 segundos (0,25% do tempo de utilização) de economia não faz tanta diferença.

    Mas o estagiário foi muito forte no comentário, conforto pscicologico. Particularmente utilizamos muito isto onde trabalho, fazer o usuário se sentir bem enquanto utiliza um aplicativo, é primordial num deixa de ser uma falha da Mozilla. O que eles precisam é reconhecer esta deficiência e tomar providencias.

    Tux (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 10:28 pm

    O chrome carrega mais rápido, em compensação consome mais memória.

    []´s

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 10:38 pm

    Um par de pente de memoria de 4G custa em torno de R$ 150, isto nao é um argumento válido.

    Denis (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 10:45 pm

    Acho melhor esperar o Firefox 4 sair, pra começar toda a discussão de novo. Tudo é fotografia do momento, e o Firefox 4 promete. Assim como o Chrome… e isso é o que importa, não o quanto um é melhor do que o outro em um determinado momento, mas o que cada um está fazendo para melhorar. Por isso, achei o post válido.
    []‘s

    Gustavo (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 11:04 pm

    Usuário velocidade = abrir rápido

    evandrofisico (usuário não registrado) em 18/06/2010 às 11:38 pm

    o estudante de mestrado da universidade de Indiana

    Certo, o cara é estudante de mestrado em design de interfaces e é intern na mozilla foundation. O termo original em inglês tem um sentido diferente do em portuges, e costuma denotar também trabalho temporário.

    Desconsiderar o trabalho com base no titulo da pessoa é um simples ataque pessoal, ignorando as informações apresentadas e sua validade porque foram feitas pelo “estagiário”.

    Outro detalhe a ser notado, aos que dizem que “o navegador x é mais rápido aqui na minha máquina do que o y” é que essa informação não é mensurável, ou seja, apenas benchmarks de uso real das aplicações (preferencialmente apresentando o método utilizado) considerando questões como cache em disco da página sendo aberta, bibliotecas nativas do sistema pré-carregadas na RAM e extensões instaladas podem ter uso prático para estudos quanto a melhorias nos navegadores.

    Considerando as informações constantes no blog quanto a método e considerando o foco do trabalho (melhorias na interface do firefox) as sugestões apresentadas parecem sim válidas, e este tipo de truque é relativamente comum em interfaces gráficas (vide algumas das animações usadas no iPhone, por exemplo).

    carlos gomes (usuário não registrado) em 19/06/2010 às 1:03 am

    Eu realmente experimentei o que a maioria comprovou na prática, o Firefox é mais lento que o Chrome no Linux, mas no Windows os dois são bem similares.

    Livre1 (usuário não registrado) em 19/06/2010 às 5:52 pm

    Par de pente de memoria ram de 4 GB por 150 reais deve ser uma *****.

    alberto (usuário não registrado) em 19/06/2010 às 6:18 pm

    Parece que nem todos leram antes de comentar. Em nenhum momento o cidadão disse que o Firefox é mais rápido que o Chrome (pelo contrário!). Apenas deu alguns macetes que podem ser usados para fazer o Firefox parecer mais rápido do que atualmente é.

    Iuri Gules (usuário não registrado) em 19/06/2010 às 6:41 pm

    evandrofisico e Rodrigo Pinheiro Matias gostei dos seus argumentos

    carlao (usuário não registrado) em 19/06/2010 às 8:51 pm

    abrir sequencialmente, quer dizer que eles nao usam multithread?

    Paul (usuário não registrado) em 19/06/2010 às 11:52 pm

    Gente, nunca li tanta besteira. Quer dizer sue agora o chrome ao invés de usar processos por aba, é “multithread”? Favor aprender a diferença.

    Limao (usuário não registrado) em 20/06/2010 às 5:40 pm

    @Paul
    Você conhece a diferença de Multiprocesso e Multithread? Sem ofensas, mas acho que vc está equivocado.
    Só pq o Chrome utiliza um processo por aba não significa que ele não pode distribuir esse trabalho em várias threads.

    william (usuário não registrado) em 20/06/2010 às 8:23 pm

    eu nao sei mais aqui para down o firefox 3.6.3 130 kb/ e chrome 70 no máximo isso no w7!

    Gustavo (usuário não registrado) em 21/06/2010 às 3:15 am

    O nome do cara é John Wayne mesmo ou é arriada tua Augusto ?

    É esse o nome divulgado sim!

Este post é antigo (2010-06-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.